Terceiro dia em Florença: bate-volta de Siena

Nosso roteiro de 3 dias pela capital da Toscana e o berço do renascimento

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
6 min readMay 13, 2018

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura pela Itália desde o começo

Um bate-volta muito cômodo pra quem está em Florença (e quase obrigatório) é visitar a cidade de Siena. Mesmo para quem, como nós, pretende visitar as demais cidadezinhas da Toscana de carro, visitar Siena a partir de Florença pode ser muito interessante. Veja por que!

A incrível Piazza del Campo, em Siena

Um bate-volta fácil e barato

Plataforma de ônibus bem sinalizada, sem erro!

Para visitar Siena é muito fácil: basta comprar as passagens diretamente na rodoviária chamada "Busitalia SITA Nord Autostazione", localizada bem ao lado da estação de trens Santa Maria Novella. Cada bilhete custa aproximadamente 8 euros (no momento que escrevemos esse artigo, em 2018), sendo possível escolher entre as linhas 131R (rápida e sem paradas) e 131O (ordinária, com paradas).

Se você escolheu a linha 131R, ótimo! Siena estará a pouco mais de 1h de distância de você. A estrada é bonita, mas confesso que dá muito sono. E ah, não de bobeira: os ônibus costumam lotar e você pode acabar ficando sem lugar! Então, assim que comprar a passagem já procure se o ônibus está na plataforma para garantir o conforto da viagem.

E o trem? Bem, não vale a pena: a estação de trem fica longe do centro histórico de Siena, a viagem é mais longa e a frequência não é boa. Ônibus é a melhor solução, nós comprovamos!

Mesmo estando prestes a pegar o carro alugado, preferimos o bate-volta de ônibus por alguns motivos:

  • Otimização do tempo extra que tínhamos em Florença;
  • Passear sem se preocupar com estacionamentos caros e multas;
  • Poder beber um bom vinho sem se preocupar com dirigir.

Primeiras impressões

Nós descemos do ônibus no ponto ao lado da Basilica Cateriniana San Domenico, uma bonita igreja que ajudou a nos dar ótimas primeiras impressões sobre a cidade. De lá já era possível avistar a Duomo de Siena, um ícone da cidade.

Primeiro contato com Siena não poderia ter sido melhor

Logo em seguida já começam as ruazinhas do centro histórico. Elas são exatamente do jeitinho que a gente imagina, com aquela cara medieval e um detalhe importante: janelas verdes predominantes, afinal estamos na Toscana!

Janelas verdes, ruazinhas e muito charme: essa é Siena, essa é a Toscana!

As ruazinhas são extremamente pitorescas, e as altas construções fazem uma deliciosa sombra em quase todo o centro histórico. É realmente prazeroso caminhar por lá!

Todos os caminhos levam a Piazza

Uma vez no centro histórico, você pode esquecer dos mapas. Relaxe e curta a paisagem, tendo certeza de uma coisa: todos os caminhos irão te levar a Piazza del Campo!

A Juliana Albuquerque e minha mãe caminhando pelas ruazinhas de Siena!

São muitas placas indicando o caminho da praça principal da cidade, e mesmo que não houvessem seria muito fácil acabar chegando lá mesmo que "sem querer". A praça é sem dúvida um grande ponto alto da cidade, impressionando pelo tamanho e beleza.

A Piazza del Campo, uma das mais bonitas e impressionantes da Toscana

Almoço com bom custo-benefício: Taverna San Giuseppe

Entre tantas dicas e recomendações que anotamos, estava um restaurante bem interessante: a Taverna San Giuseppe. O local é famoso e vive cheio, sendo altamente recomendado realizar reserva.

Como decidimos comer por lá quase que de última hora, não fizemos reserva. A sorte foi que o restaurante tinha acabado de abrir e assim aceitaram nossa entrada. Se fazer reserva é uma dica importante, chegar cedo é uma mais valiosa ainda: conseguimos lugar em vários restaurantes famosos dessa forma, sem se preocupar com reservas.

Taverna San Giuseppe: bom custo benefício em Siena

A decoração do local é rústica e o ambiente é muito acolhedor, nos sentimos realmente em uma "taverna". Os pratos são requintados, mas os preços são muito acessíveis: cada primo piato custou 12 euros, um preço justíssimo para qualidade que foi entregue. Nossas escolhas foram gnocchi de batata com espinafre e risotto de linguiça toscana, que surpreendeu e estava delicioso.

Bom vinho, boa comida e preços justos: tudo que gostamos!

Gostamos muito da experiência e recomendamos a todos de passeio por Siena. A educação e bom atendimento dos garçons também foi um ponto alto. Saímos muito satisfeitos!

Uma pausa para um sorvete

É claro que guardaríamos lugar para provar mais um gelato: dessa vez escolhemos a La Vecchia Latteria, uma gelateria de produção artesanal tradicional na cidade. O sorvete estava simplesmente maravilhoso e o mai surpreendente foi que encontramos o local por acaso, mas pesquisando depois descobrimos que é considerado um dos melhores gelatos da cidade, e até um dos melhores da Itália por alguns.

Gelato delicioso em Siena!

Conhecendo a Duomo

Para finalizar nosso passeio em Siena, finalmente chegamos na famosa Duomo. Nem preciso dizer que a beleza do local é impressionante, não é mesmo? O problema foi que a enorme fila para comprar o ingresso, mais o alto preço do ingresso (16 euros por pessoa) nos fez desanimar de visita-la por dentro.

Chega um ponto da viagem que a gente já visitou tantos locais por dentro que vai dando uma certa preguiça de pegar fila e gastar dinheiro com atrações turísticas quando a gente pode investir esse tempo e dinheiro em coisas mais interessantes como… comer.

Brincadeiras a parte, sugerimos agendar a visita online para evitar os desânimos. É importante notar que o preço do ingresso varia de 9 a 16 euros de acordo com a época do ano, sendo agosto e setembro os meses mais caros.

A maravilhosa Duomo de Siena

Hora de voltar

Após visitar o básico de Siena e ter certeza que já estávamos exaustos de tanto caminhar pelas ruazinhas e subidas (bota subida nisso, algumas ruas são bem íngremes), decidimos que era hora de voltar. O nosso ticket da volta já estava comprado, então bastou voltar ao ponto inicial e pegar o ônibus de retorno a Florença.

A visita em Siena foi light: existem muitas atrações para visitar, mas estávamos mais interessados em passear, comer e curtir o local. Foi o que fizemos e sinceramente, não nos arrependemos!

Imagens de Siena: para sempre em nossa mente.

Este post faz parte de uma série de posts!
👉🏻 Continue lendo: Pit-stop em Pisa: vale a pena?

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!