Três dias de carro pela Toscana

Nosso giro por Volterra, Montepulciano, Pienza, San Quirico D'orcia, Cortona e Arezzo!

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
10 min readJul 12, 2018

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura pela Itália desde o começo

Logo após alugar um carro em La Spezia, começamos nosso tão aguardado passeio pela Toscana. Quem está acompanhando nossos posts percebeu que a região não era novidade para nós, afinal já havíamos passado um dia em Siena, além de três dias em Florença. A diferença, é que estávamos muito empolgados para ver as cidadezinhas menores e finalmente materializar a "Toscana das colinas com rolo de feno" que tínhamos na cabeça.

Nosso roteiro foi baseado nas dicas do Ricardo Freire sobre a região, que funcionaram muito bem! Três dias podem parecer pouco, mas foram suficientes para ter um gostinho de cada cidadezinha. Tentamos dividir o passeio da seguinte forma:

  • Primeiro dia: um gostinho do Vale do Elsa;
  • Segundo dia: toda a beleza do Val d’Orcia;
  • Terceiro dia: conhecer Cortona e Arezzo.

Durante os três dias, ficamos hospedados em um excelente hotel agriturismo, localizado na minúscula comuna de Trequanda, estrategicamente próximo a tudo que gostaríamos de visitar. O hotel Abbadia Sicille foi um verdadeiro paraíso na Terra e nós vamos dar todos os detalhes em um próximo post!

Volterra: nossa primeira cidadezinha da Toscana

Primeiro dia: Volterra

A idéia inicial era ter um dia super produtivo: sair de La Spezia bem cedo, visitar Volterra já no começo da manhã e passar o fim de tarde em San Gimignano. Assim poderíamos ter uma boa noção do Vale do Elsa. Porém, como perdemos um bom tempo tentando resolver a burocracia da falta de carros em La Spezia, nossos planos foram prejudicados e sobrou tempo apenas para uma cidade: Volterra.

A escolha não poderia ter sido melhor. Encontramos uma cidadezinha extremamente charmosa, organizada, limpa, sem multidões de turistas e com vistas de tirar o fôlego. Volterra foi uma grande surpresa para nós e uma grande boa-vinda na região!

Volterra nos recebeu assim!

A cidade fica no topo da colina, então por este motivo é preciso ser esperto na hora de estacionar para não precisar andar muito. Nós recomendamos este estacionamento, que tem a localização ideal mas que lota rapidamente.

A charmosa arquitetura de Volterra

Como chegamos já no final da tarde, grande parte dos restaurantes já estava fechada e acabamos comendo uma pizza nada memorável, mas passear nas ruazinhas e apreciar a vista com certeza compensou este fato. Uma coisa que nunca vamos esquecer é o perfume especial dessa cidade: o cheiro tartufo das lojas que invade as ruas!

Uma das muitas lojas de Tartufo em Volterra

Como ainda precisávamos fazer check-in no hotel, decidimos não demorar muito para pegar estrada. O tempo que passamos em Volterra foi relativamente curto, mas foi ótimo para relaxar dos estresses da manhã e finalmente conseguir entrar no clima da região.

Não cansamos de admirar a beleza da Toscana, até mais Volterra!

Segundo dia: Montepulciano, Pienza, San Quirico D'orcia e Montalcino

O segundo dia pela Toscana estava cheio de programação: pretendíamos visitar quatro cidadezinhas no Val D'Orcia, conhecido por ser uma das áreas mais bonitas da Toscana. Embora quatro cidades em um dia pudesse parecer muito, nos convencemos que eram pequenas e próximas o suficiente para serem visitadas sem ter a sensação de pressa. Se achássemos que exageramos, cortaríamos uma delas do roteiro e estava tudo certo.

Montepulciano

A primeira cidadezinha que visitamos, logo pela manhã, foi Montepulciano. Assim como muitas das cidades da região, ela fica bem no alto da colina em um borgo medieval repleto de subidas, um verdadeiro desafio para quem acabou de acordar.

Gostamos da cidade, mas confesso que não foi nenhuma paixão arrasadora. As ruazinhas eram simpáticas, as vistas eram legais, mas por algum motivo não foi a cidade mais marcante. Nossa visita durou em torno de 1h30 e basicamente se resumiu a tirar muitas fotos, entrar em lojinhas, ver a Duomo da cidade e curtir as vistas. Atividades que fizemos questão de repetir em todas as outras cidadezinhas!

Montepulciano, uma boa pedida para começar o dia

Pienza

O encantamento pelo Val D'Orcia começou de vez em Pienza: a cidade do queijo pecorino. A local esbanja charme e nos cativou desde o primeiro contato. Adoramos passear pelas lojinhas de queijo, provar ótimos produtos e conhecer suas ruazinhas extremamente bem cuidadas.

Pienza: amor a primeira vista.

Como já estava perto do meio-dia, escolhemos almoçar na Trattoria La Buca delle Fate. Descobrimos uma verdadeira pérola da cidade, com atendimento impecável (com direito a um italiano que falava português), comida excelente e bom preço. A nossa recomendação é comer a massa conhecida como “pici”, típica da região, se parece com uma espécie de espaguete só que feito e enrolado a mão. É realmente delicioso! Ah, não perca também a entrada com queijos pecorino produzidos na cidade, são fantásticos.

Pici e queijo pecorino: duas coisas que você precisa provar, se possível juntas.

Apesar de ser um comune bem pequeno, Pienza vai além do centro histórico, e parece ser um local agradável e extremamente tranquilo para se viver. Muito interessante!

Pienza: a pérola do Val D'Orcia!

San Quirico D'Orcia

Após a excelente experiência em Pienza, fomos novamente surpreendidos por uma cidade linda e ignorada pelos turistas (ao menos naquele momento): San Quirico D'Orcia! Quando chegamos a cidade estava completamente vazia, e pudemos caminhar pelas ruazinhas como se a cidade fosse só nossa. A cidade rapidamente ficou entre as nossas favoritas, concentrando praticamente tudo que gostamos nas cidades anteriores em um lugar só.

A belíssima San Quirico D'Orcia!

Além de tanta coisa boa, não podemos esquecer que San Quirico tem uma cervejaria excelente: o Birrificio San Quirico! A idéia de encontrar uma cervejaria em um local mundialmente conhecido por produzir vinhos nos encantou. A cerveja produzida lá leva ingredientes locais e tem uma excelente qualidade, vale muito a pena parar aqui se você curte uma cerveja artesanal como nós!

Além da cerveja ter ótima qualidade, olha a originalidade dessa garrafa!

Se despedir de San Quirico não foi fácil, mas queríamos muito conhecer Montalcino. Era hora de partir!

San Quirico D'Orcia nos encantou!

Montalcino

Com um pouco de tempo sobrando antes do sol se por, resolvemos honrar o roteiro inicial e esticar a viagem para Montalcino. A cidade é muito famosa pelo vinho Brunello, mas com o pouco tempo que tivemos por lá só deu pra ver uma igreja e algumas ruas mesmo.

As cores suaves do por do sol em Montalcino marcaram nossa memória

A verdade é que talvez tenhamos exagerado ao visitar uma quarta cidade. Digo isso pois ao sair de Montalcino erramos o caminho para o hotel e enfrentamos um verdadeiro pesadelo Toscano: enquanto dirigir pelas colinas durante o dia é uma atividade prazeirosa, a noite pode isso pode virar um verdadeiro inferno.

O caminho que o Waze nos mandou parecia infinito, além de ter muitas curvas e animais atravessando a pista. Chegamos no hotel bem mais tarde que planejamos e acabados pelo estresse da volta, algo que poderia ter sido evitado facilmente se tivéssemos deixado Montalcino para lá. No fim valeu a pena, virou história pra contar, mas que foi cansativo, foi!

Terceiro dia: Cortona e Arezzo

Com a lição aprendida do dia anterior, decidimos pegar leve no último dia pela região e não inventar nada além das duas cidades planejadas incialmente. Na verdade, chegamos a cogitar visitar apenas uma, mas no fim percebemos que realmente seria tranquilo visitar as duas.

A simpática piazza de Cortona

Cortona

Cortona é certamente uma das cidades mais famosas da Toscana, graças ao filme "Sob o Sol da Toscana". Foi essa cidade que a Frances escolheu para morar e encantar os seus milhões de fãs. Eu confesso que estava um pouco cético em conhecer a cidade, uma vez que imaginava que o filme a teria tornado famosa demais.

O primeiro contato com Cortona é assim: muitas subidas e esforço nenhum para te conquistar

A surpresa, porém, foi que encontramos um local autêntico e muito simpático, com os melhores preços da região. Para melhorar ainda mais a experiência, descobrimos (mais uma vez) que a cidade oferecia essas lindas vistas para os turistas. Cortona é assim, ela te conquista aos poucos!

Cada cantinho de Cortona é surpreendente!

Mas foi na hora do almoço que nosso amor pela cidade aumentou ainda mais: encontramos o Birrificio Cortonese, uma pequena cervejaria da cidade que além de produzir excelentes cervejas, também serve ótimos pratos por preços muito camaradas. Os pratos que comemos, por exemplo, custaram apenas 6 euros.

Experiencia incrível no Birrificio Cortonese!

Arezzo

Terminado nosso passeio em Cortona, seguimos para a vizinha Arezzo. Uma cidade bem maior, mas com um centro histórico que nos cativou. As atrações principais da cidade são sua Duomo, a Pizza Grande e a Basílica de San Francisco.

Explorando as principais atrações de Arezzo

Apesar do centro histórico simpático, Arezzo é uma daquelas cidades que faz você pensar: "eu poderia viver muito bem aqui!". Adoramos conhece-la e acreditamos realmente ser um bom lugar para viver, ou somente se hospedar.

Uma vista de uma rua "comum" em Arezzo: é ou não é um lugar atraente para viver?

Os três dias passaram rápido e nós nem acreditávamos que já estava na hora de dizer tchau a este sonho, mas a viagem precisava continuar e ainda haviam muitas surpresas nos aguardando.

Viajar pelas cidadezinhas da Toscana é um tipo de turismo bem diferente das cidades grandes, é preciso entender que não existe aquela sensação de seguir uma "lista de coisas imperdíveis para fazer". Apesar de existir uma infinidade de cidadezinhas para conhecer, é preciso entender que o passeio o por elas segue um certo padrão: se perder pelas ruas medievais, entrar nas lojas de produtos típicos, provar algo aqui e ali e sempre que possível apreciar a bela paisagem. E isso é ótimo! Depois de dias seguindo um ritmo puxado, poder relaxar é mais que necessário.

E você, já visitou ou planeja visitar a Toscana? Tem dicas para dar? Conta pra gente nos comentários!

Este post faz parte de uma série de posts!
👉🏻 Continue lendo: Onde se hospedar na Toscana: Abbadia Sicille

--

--

Published in Travel2Beer

Viajar e beber cerveja. Quem não gosta? Reviews de cervejarias, degustação de cervejas e dicas de viagem. Siga nosso Instagram @travel2beer

Written by Paulo Paraluppi

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!