Visita a cervejaria Carlsberg em Copenhagen

Uma visita que mistura história e tradição cervejeira em Copenhagen

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
6 min readJan 17, 2017

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura por Copenhagen desde o começo

Quando se pensa em cerveja na Dinamarca é quase impossível não lembrar da Carslberg. A marca foi fundada em 1847 e se destacou por oferecer uma cerveja de qualidade superior a grande maioria da época e por continuar produzindo cervejas de qualidade até hoje. Embora sua produção seja focada em cervejas para massas (ou seja, lager e pilsen), o Grupo Carlsberg também produz cervejas artesanais sob a marca Jacobsen, por exemplo.

A primeira cervejaria da Carlsberg fica exatamente em Copenhagen e hoje é um grande museu aberto para visitas guiadas, com restaurantes e uma loja. Aqui ainda são produzidas as cervejas da marca Jacobsen, as quais pude degustar no final da visita guiada.

O prédio da cervejaria é lindo e muito bem conservado!

A cervejaria

Apesar das cervejas da Carlsberg estarem pouco presentes em terras brasileiras, sua marca é mundialmente conhecida e respeitada. O que eu não imaginava é que tinha tanta história interessante por trás dessa marca: em 1847, quando o J.C. Jacobsen fundou a cervejaria, a intenção era homenagear seu filho Carl. Como a Dinamarca é uma terra muito plana, uma pequena elevação já pode ser considerada um monte (berg, em dinamarquês) e assim originando o nome Carlsberg, ou seja, o Monte de Carl.

Jacobsen sempre foi vidrado em produzir uma cerveja com a melhor qualidade de seu país e também do mundo e, com o passar do tempo, fundou o Laboratório Carlsberg para garantir que seu sonho fosse realidade. Ele conseguiu fazer com que seu filho também se apaixonasse por cervejas, porém nunca conseguiu evitar as brigas, que eram muitas. Por muito tempo discordaram sobre muitas coisas, principalmente sobre os processos de produção de cerveja. As pequenas brigas foram desgastando tanto o relacionamento dos dois, até que pai e filho se transformaram em grandes inimigos. Isso fez com que, em 1882, Carl abrisse uma cervejaria rival em frente a cervejaria de seu pai e a batizasse de "New Carlsberg".

A situação estava bem feia, nosso guia contou que Carl e seu pai mal podiam cruzar olhares. Para que isso não acontecesse, eles nunca entravam ou saiam de suas cervejarias no mesmo horário. Apesar disso, a ideia inicial não era concorrerem diretamente com seu pai, já que a cervejaria de Carl produziria apenas cervejas Ale e Porter enquanto a de seu pai continuaria focada em Lagers. Porém, a demanda crescente por Lagers mudou este curso e a cervejaria de Carl passou a produzir Lagers também.

As vezes não é fácil até para o Jacobsen

É interessante que a parte das brigas entre pai e filho está bastante romantizada ou oculta em outros sites, mas ela foi bem evidenciada na visita. Em 1886 pai e filho se reconciliam, porém em menos de dois anos depois Jacobsen morreu, em 1887. As duas cervejarias continuaram existindo por um tempo e se fundiram apenas em 1906, quando passaram finalmente a serem dirigidas por Carl.

Carl morre em 1914, porém o legado deixado por sua família, a cervejaria, sabedoria e a benevolência de seu pai permaneceram. O laboratório fundado por Jacobsen ajudou a resolver problemas químicos relacionados a produção de cerveja durante muito tempo e sua Fundação ajudou muitas pessoas da Dinamarca e também projetos científicos do país.

A visita

Como deu pra perceber, a visita é baseada em muita história da cervejaria! Ela tem duração de mais ou menos 1 hora e a pessoa que me guiou pela cervejaria contava a história do local com tanto entusiasmo que aprender tudo aquilo foi realmente prazeroso.

O guia era realmente apaixonado pela cervejaria e sua história :)

Durante a visita é mostrado o local onde os operários dormiam, onde era o escritório de Carl, onde as cervejas eram produzidas, uma espécie de caverna onde a cerveja era maturada e armazenada na temperatura ideal e também um estábulo, afinal Carl era apaixonado por cavalos!

Os cavalos da Carlsberg são uma atração a parte e são usados para passeios turísticos nos recintos da cervejaria

Enfim, dá pra ver tudo isso sem um guia, pagando apenas o preço da entrada, mas como se trata mais de um museu do que propriamente uma cervejaria, o guia faz (e fez) toda a diferença!

A “Old Brewhouse” é a entrada para o atual museu

Além da parte guiada, existe também uma parte para se fazer por conta própria, que é a parte interna desse grande "museu". Aqui é possível ver uma linha do tempo detalhada com todos os acontecimentos importantes da cervejaria, o laboratório de Jacobsen e as diferentes salas usada em cada processo de produção de cerveja.

Linha do tempo na parte interna da cervejaria

Comer e beber

A cervejaria conta com dois bares/restaurantes: um interno com menu mais elaborado e um externo para refeições mais rápidas. O ambiente de ambos é muito legal e é praticamente impossível não comer e beber algo por aqui após a visita.

Eu comi um cachorro quente aberto com salsicha artesanal e muita mostarda, estava delicioso e custou menos de 10 euros. Como a cerveja já está inclusa na entrada, esse pode ser um bom momento para tomá-la ;)

A esquerda, restaurante interno e a direita restaurante externo.

Conforme já mencionei, a cervejaria ainda é funcional e essas cervejas foram produzidas aqui mesmo. É possível ver o local que elas são envazadas no caminho para o restaurante superior, além de alguns lindos tonéis.

É possível ver um pouquinho da cervejaria Jacobsen ao subir para o restaurante/bar

Degustação

A degustação após a visita era uma das partes que eu mais estava esperando. Apesar de já ter tomado várias Carlsberg por Copenhagen, essa era uma ocasião especial: eu ia finalmente experimentar uma Jacobsen.

Foram 4 tipos no total: uma Lager, uma Dark Lager, uma Weiss e uma IPA — todas de ótima qualidade. Me chamou atenção que a IPA deles é bastante saborosa e equilibrada, lembrando mais uma Session IPA embora isso não esteja especificado no rótulo. Já as demais são igualmente boas, mas não se destacaram tanto assim.

A degustação é feita em uma sala da parte museu da cervejaria, com um sommelier da própria Carlsberg que explica os detalhes de cada cerveja e como degustá-las. Infelizmente, todas as cervejas foram provadas em copo de plástico, o que acaba estragando um pouco a experiência.

A linha de cervejas Jacobsen completa, produzidas aqui mesmo no Visit Carlsberg

Preços

Os preços tanto da visita quanto da degustação são bastante justos, fazendo daqui um atrativo imperdível por uma passada em Copenhagen. E nem precisa amar cerveja para gostar da visita: a história é legal, os prédios são lindos, o restaurante é ótimo e dá até pra andar de cavalo!

Minha visita foi uma cortesia do pessoal do Visit Carlsberg, mas é possível consultar os preços e comprar tickets online aqui. No momento que escrevo este post, o ticket de entrada custa aproximadamente 13 euros e dá direito a entrada, uma cerveja ou soft drink, um passeio de carruagem de cavalo. Já a degustação de cerveja custa em torno de 6 euros e a visita guiada mais 6 euros.

Essas estátuas fofoqueiras estão em todo lugar em Copenhagen, até na cervejaria!

Fontes

Além de me basear na história contada pelo guia durante a visita, confirmei os fatos aqui, aqui e aqui. Cheers! ;)

Nós agradecemos o apoio do pessoal do Visit Carlsberg por nos suportar com as entradas, visita guiada e degustação — foi simplesmente demais!

Este post faz parte de uma série de posts!
👉🏻 Continue lendo: Dica de hostel em Copenhagen: Urban House

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!