Treasy
Treasy
May 9, 2016 · 6 min read

Você sabia que o número de empresas que promovem seus profissionais de controladoria para CFOs (Chief Financial Officer: chefe do setor financeiro) tem diminuído nos últimos anos?

Isso se explica principalmente pelo fato do papel do CFO estar se expandido para além de apenas números e do conhecimento econômico/financeiro dos negócios.

O CFO atual deve ser capaz de articular as estratégias da empresa frente a investidores, traduzir informações financeiras complexas em termos claros ao conselho e diretoria e ter um profundo conhecimento das operações da empresa. Muitos desses profissionais agora estão à frente da supervisão de recursos humanos, tecnologia da informação e até mesmo da operação em si (tornando-se a mão direita do CEO). Algumas empresas estão até mesmo eliminando o cargo de COO (Chief Operating Officer: diretor de operações) e delegando suas responsabilidades para o CFO.

Assim, o papel da área de planejamento e controladoria acabou ficando defasado para uma promoção direta. Profissionais que buscam ou estão se preparando para alcançar o cargo de CFO precisam ir além de fazer apenas seu trabalho cotidiano. É preciso aperfeiçoar seus processos para que sobre tempo para mergulhar no entendimento da operação, dos negócios e conhecer as demais óticas da empresa. Na trajetória de Controller a CFO também é necessário desenvolver habilidades como liderança, colaboração e comunicação. Se estivermos falando de uma empresa com capital aberto, será necessário ainda entender sobe investimentos e relacionamento com o pessoal deste meio.

Em resumo, controllers que querem virar CFO precisam olhar além do “período de fechamento” e relatórios financeiros e entenderem a história por traz dos números.

Foi pensando neste cenário que resolvemos compilar uma série de dicas para quem tem curiosidade em conhecer ou irá trilhar este caminho “arenoso” de Controller a CFO. Confira!

#01 — Melhore sua comunicação

De Controller a CFO 02
De Controller a CFO 02

Sem dúvida a boa comunicação é uma característica fundamental para um CFO. Quem almeja orquestrar o departamento de finanças deve ter uma forte comunicação, precisa transmitir informações estratégicas a todo tempo e traduzi-las para outros profissionais com os mais diversos níveis de conhecimento do economês.

A gente sabe que muitas vezes, para quem vem do mundo dos números a comunicação não é o ponto mais forte, mas se você pretende saltar de Controller a CFO, esta é uma habilidade que pode sim ser desenvolvida.

Para melhorar neste quesito você pode começar simples, aumentando a aproximação com outros departamentos da empresa (também irá lhe auxiliar no “big picture” da empresa), participando de associações e fóruns.

Achou complicado? Os grupos de Linkedin estão por aí para você fazer networking, comunicar-se e ainda se atualizar sobre as tendências. Para te ajudar, separamos aqui os principais grupos sobre Controladoria e CFO do Brasil:

#02 — Ganhe experiência na operação

Outra característica fundamental para CFOs em potencial é ter experiência no negócio e operação da empresa. Assim, você pode dar um “up” na sua habilidade de comunicação que citamos antes aproveitando para conhecer melhor os gestores e o funcionamento do comercial, do departamento de marketing, RH, suprimentos etc. e entenda o papel do financeiro para cada departamento.

Para ter uma dimensão da importância e da tendência desta necessidade de conhecimento da operação para o cargo de CFO, a revista Fortune 500 já publicou pesquisas que no mercado americano esta crescendo o número de profissionais que saem do cargo de Diretor de Operações diretamente para ocupar o cargo de CFO, apenas desenvolvendo características financeiras, enquanto a promoção de Controllers para CFO esta diminuindo.

#03 — Não deixe sua carreira estagnar

De Controller a CFO 03
De Controller a CFO 03

Atualização constante, conhecer outras línguas e principalmente outras áreas vai deixar você muito mais apto aos desafios do novo CFO. Você precisa abrir um pouco o leque e tornar-se mais “generalista” e menos “especialista”. Alguém que só conhece a controladoria, financeiro e a contabilidade, será menos atraente como profissional.

Estude outras áreas e dentro da empresa, busque oportunidade de passar por demais setores, ir a campo e ver no tático e operacional como os planos da empresa se desenvolvem. Vá além do fechamento de contas, olhe para frente e identifique cursos e especializações que podem lhe aperfeiçoar no setor da empresa e ainda agregar seu network.

Um bom candidato que deseja ir de Controller a CFO deve ter experiências variadas, não apenas no financeiro, mas também em gestão de processos, gestão de pessoas, relação com investidores etc. Garanta que você manda bem em habilidades e conhecimentos complementares ao seu negócio.

#04 — Mostre que você esta no jogo

A gente sabe que a rotina da controladoria muitas vezes é uma loucura e os profissionais mergulham de cabeça no operacional, esquecendo, por exemplo, de se posicionar para uma promoção, participar de um coaching do CFO atual ou simplesmente manter olhos e ouvidos abertos para criar uma visão holística do negócio.

Entenda o papel atual do CFO na empresa e expresse com clareza e com resultados que você esta disposto a aprender e desenvolver as habilidades necessárias para quando a oportunidade surgir.

#05 — Aprenda a deixar de lado

De Controller a CFO
De Controller a CFO

CFOs que vieram do cargo de controladoria muitas vezes tem dificuldade de deixar de lado o nível de detalhamento do seu trabalho antigo. É necessário esquecer um pouco dos pormenores do financeiro e focar em uma visão mais ampla da empresa. Portanto, você precisa aprender a delegar e confiar que o Controller atual fará um trabalho excelente, como você fazia.

Confie no seu time. Pense nos problemas que o seu CEO esta pensando, e não no que seu Controller esta fazendo. Um CEO, por exemplo, dificilmente irá ouvir falar sobre as planilhas ou sobre o processo orçamentário. Ele apenas saberá quando isso parou de funcionar e atrasou sua tomada de decisão. O CEO confia que as tarefas delegadas aos seus VPs e gestores serão cumpridas com excelência, e você deve criar essa relação de confiança com o seu time para não estar envolvido demais nos detalhes da operação.

#06 — Lidere um projeto externo

Liderar um projeto de implantação de um sistema, por exemplo, é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento fora da zona de conforto, além de ajudar na criação de relacionamento. Faça muitas perguntas, esteja engajado com todas as reuniões, você não apenas ganhará conhecimento como irá conquistar seus pares e demais pessoas do time.

Procure por maneiras de melhorar e otimizar o trabalho da sua equipe. Lembre-se que no mundo dos negócios tudo gira em torno de ROI, então procure soluções para fazer mais com menos.

Implantar uma solução de Gestão Orçamentária é um exemplo de como você pode economizar seu tempo na controladoria e empoderar a diretoria com melhores relatórios, mais precisos e entregues na data. Você não apenas encanta os demais como também poupa seu tempo que estaria quebrando a cabeça em planilhas para investir tempo no que realmente importa: analisando os resultados da empresa.

Na caminhada de Controller a CFO é essencial manter-se atualizado

Esta última dica não chega nem a ser um diferencial, afinal, manter-se atualizado é obrigação de qualquer profissional. Mas para quem desejar acelerar a trajetória de Controller a CFO, além das formas convencionais de adquirir conhecimento, como MBA´s e livros, aproveite também o que a internet tem a oferecer.

Citamos acima a participação de Grupos do Linkedin, mas uma outra forma muito bacana de obter informações sempre atualizadas é acompanhando blogs especializados em gestão, como o Blog da Treasy. Além dos posts e artigos, você pode aproveitar também diversos outros materiais gratuitos, como e-books, webinars, infográficos e white-papers.

Para conhecer e baixar os materiais gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Materiais de Gestão Gratuitos
Materiais de Gestão Gratuitos

E depois de consumir os materiais, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e também compartilhar com seus colegas utilizando os botões que ficam logo abaixo.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.

Treasy

Conteúdo relevante e atualizado para auxiliar no Planejamento, Orçamento e Acompanhamento econômico-financeiro de sua empresa.

Treasy

Written by

Treasy

Tudo sobre Planejamento, Controladoria e Finanças!

Treasy

Treasy

Conteúdo relevante e atualizado para auxiliar no Planejamento, Orçamento e Acompanhamento econômico-financeiro de sua empresa.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade