Relações com investidores: Quem realmente investe em nós?

Adriano Santos
Nov 19, 2020 · 6 min read
Image for post
Image for post

Entenda como o RI faz a gestão de expectativas do mercado e como contrói a credibilidade da sua startup

Relações com investidores (RI) é um departamento presente em empresas de capital aberto — aquelas com ações negociadas na B3, bolsa de valores brasileira. A atividade do profissional de RI busca gerenciar adequadamente as expectativas do mercado e construir a credibilidade da companhia.

É um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Jurídica, Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais integrando a comunidade financeira nacional ou internacional.

A grande questão é: Quem são nossos reais investidores?

Gostou da descrição sobre o que é RI acima? Mas, vem cá. Você realmente entende o que é uma RI e como ela pode ser importantíssima para sua startup?

Não. Ou não tem certeza? Vem comigo então.

Fui educado em uma família simples, de pouco estudo, mas com muita vontade de trabalhar e crescer. Aprendi desde cedo que: não podemos depender de ninguém para construir nossos próprios sonhos. Ou seja, o primeiro passo deve ser seu. Ninguém embarca no barco com você, se você não provar ser um bom navegador. Portanto, inicie com seu próprio capital e prove que realmente sabe fazer acontecer.

A Treeunfe Tecnologia nasceu como uma spin-off dentro da Empari Global Innovation. Usando capital próprio, criamos nosso MVP — Produto Mínimo Viável — validamos rapidamente nossa proposta de valor e iniciamos a captação de investimentos.

Mas quem investe na sua startup? Tá óbvio, não tá? É claro que é o CLIENTE.

Não apenas o cliente, mas todo o ecossistema que ajuda sua startup crescer.

Tudo começa pelos colaboradores, que investem tempo, parte de suas vidas, para fazer com que o sonho do fundador se transforme em realidade, e passe a ser uma realidade na vida deles também.

A família, que suporta os dias difíceis, as frustrações do empreendedor, e está sempre lá, sendo o ombro amigo nos dias das adversidades.

Os amigos, mentores e consultores, que te acompanham e te dão instrução para continuar tendo resiliência.

E o cliente, que investe com os insumos que sua startup precisa para crescer:

  • Capital em dinheiro, quando assina ou compra seu produto ou serviço;
  • Capital em inteligência, quando reclama, critica e sugere.

Tenho como premissa empreendedora que: antes de pensar em Investidor Anjo, Seed, Série A,B,C e IPO. Antes de tudo, precisa pensar no Investidor Cliente. Aquele persona ou perfil, ou como bem chamado “Early Adopter”, que será seu promotor, seu grande vendedor, que vai pagar por seus produtos ou serviços e com esse capital fazer sua startup crescer.

O mundo RI dentro de sua startup

Seu objetivo, como o próprio nome indica, é promover a comunicação da empresa com seus investidores, assegurando que as informações relevantes cheguem até eles. Portanto, dê valor e dedique tempo para seus principais investidores.

Como manter sadia a relação com seus investidores

Sabendo que seus primeiros investidores são seus colaboradores, família, amigos e clientes. Foque em mante-los informados sobre o resultado de sua startup. Não tenha medo de ser transparente, e busque com eles o Capital em Inteligência que pode dar o diferencial e inovação para sua startup realmente se destacar no mercado.

Seguindo essa premissa, compartilho com você algumas ações e dicas que tomamos em nossa startup.

Colete depoimentos

Cliente gostou do seu atendimento? Gostou do seu produto? Quer usar novamente seu serviço? Não pense duas vezes, registre porque ele esta voltando a fazer negócio com você, pergunte o que mais gostou no atendimento. Coletar tais informações, além de valorizar quem realmente esta investindo em você, também gera conhecimento para melhorar sua argumentação frente a aquisição de um novo cliente.

Aqui usamos a metodologia NPS — Net Promoter Score — e usamos nossas próprias plataformas para fazer tal pesquisa, contudo sugiro uma ferramenta chamada Wootric, que pode te ajudar neste processo.

Ouça críticas e reclamações

Não tenha medo do Reclame Aqui. Conheço empreendedores que morrem de medo em ter reclamações. Mas esquecem que algo importante para sua empresa ser bem vista no mercado, é ela ser genuína e transparente. Empresas são constituidas por pessoas, e pessoas erram. Ter uma reclamação, ajuda sua empresa a corrigir esses erros e manter o rumo correto do seu crescimento.

Quando um futuro cliente, pesquisa sobre sua empresa, e só encontra elogios, algo o deixa inquieto — não pode ser verdade — ele pensa. Agora quando pesquisa, encontra bons depoimentos, mas também encontra reclamações e vê que essas reclamações são ouvidas, e acima de tudo atendidas, gera maior credibilidade e mostra que realmente existem pessoas do outro lado atendendo, gerando empatia e aumentando a vontade de se manter próxima a ela.

Gosto de dizer que: Elogios são bons e massageia o ego, mas o que realmente faz uma empresa crescer são as reclamações e críticas. Buscar melhorar sempre deve ser foco principal para quem realmente quer crescer.

Colete dados

O mundo moderno e o cliente de hoje, valoriza cada vez mais a personalização e customização dos produtos e serviços que consomem. E para isso, o empreendedor, precisa entender seus hábitos, gostos e rotina.

Já ouviu falar que aumenta as chances de venda, quando você decora e chama o cliente sempre pelo nome?

Nome é um dado, assim como endereço, email, telefone também são. Mas esses são dados básicos, e avançar na coleta de dados é muito importante, por exemplo, gostamos na Treeunfe de entender e mensurar a jornada de compra do cliente, e depois de realizado a venda, entender e mensurar a jornada de sucesso do mesmo com nossas soluções — garantir retenção e diminuir churn.

Com isso conseguimos buscar melhorias, e antever as necessidades do cliente. Surpreendendo-o muitas vezes, compartilhando tendências, dicas, notícias e conteúdo relevantes que fazem parte do seu dia-a-dia.

Seja transparente

Coletou dados? Calcule, avalie, tome decisões e compartilhe suas informações.

Nós da Treeunfe Tecnologia, criamos um portal exclusivo e público para compartilhar nossos principais indicadores — KPIs. Com isso ensinamos o ecossistema e empreendedores como os indicadores funcionam e como são importante para nossa empresa, e também para nossos clientes, que acompanham a saúde da empresa em que eles estão confiando seus dados e seu tempo, e claro, também incluo todas as pessoas que, seja para investir ou seja simplesmente para conhecer, buscam informações relevantes sobre nós.

Neste portal, explicamos o que é e como usamos cada indicador. E exibimos em tempo real os dados coletados.

Image for post
Image for post
Photo by Markus Winkler on Unsplash

Próximos passos

Mesmo assim, sabemos, o quanto um investidor — Venture Capital e outros — podem ser importante para que sua ideia realmente se transforme em uma grande corporação. Mas saiba que:

Investidor é o cara que entra no navio já com a passagem comprada rumo ao sucesso. Ele sabe que corre o risco do navio afundar, mas mede os riscos para garantir que realmente irá chegar no destino certo, ou seja, seu lucro.

Image for post
Image for post
Photo by Peter Hansen on Unsplash

Valorizando seus primeiros investidores — Clientes —e mantendo a transparência de seus números, não será difícil para você encontrar este importante recurso sonhado chamado “Smart Money”.

Nós aqui, buscamos investimento Seed e Série A, um investidor ou grupo de investimentos que possam nos alavancar para um crescimento ainda mais expressivo — exponencial. Se você é um investidor e quer se aliar a uma startup que cresce rapidamente no mercado SMB B2B, entre no nosso portal RI e veja como podemos iniciar um relacionamento juntos.

Treeunfe

Tecnologia

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store