Treino na Terça

Encontro casual de malabaristas curitibanos amadores e profissionais, o Treino na Terça ou TNT, acontece na praça Afonso Botelho às terças-feiras a partir das 18h

Texto original publicado em Vida de Circo | Respeitável Trupe.

Esta história começa com uma ideia simples, nascida de uma conversa dentro de uma convenção de malabarismo e circo. Encontros ao ar livre, sem barreiras de instituições ou agremiações, com fácil acesso, onde as pessoas pudessem ir de forma voluntária e gratuita para praticar a arte do malabarismo e aprender novas vertentes circenses. Nasceu assim, de forma despretensiosa o Treino na Terça (TNT), espaço para troca e articulação entre amadores e profissionais do malabarismo e circo em Curitiba.

O ano era 2004, quando diversos malabaristas ocuparam a praça Oswaldo Cruz nas tardes de terça-feira. Começou com um pequeno grupo, nomes perdidos na própria linha do tempo, mas que se mesclam a atuais produtores culturais e profissionais do circo na cidade curitibana. O horário foi mudando na medida que muitos participantes tiveram o tempo comprometido com a rotina de trabalho, assim como a própria dinâmica da praça, reformada, ganhou um posto de policiamento bem no espaço antes ocupado pelas atividades do TNT.

Mais de treze anos depois, a vontade de continuar treinando, não permitiu que o grupo se dissipasse, pelo contrário. Com uma nova praça ocupada, uma lista de Facebook para ajudar a divulgar as atividades e muita força de vontade, o TNT segue firme no seu propósito de reunir mentes e habilidades envolta do universo circense.

Foram Diogos, Rafaeis, Patrícias, Felipes, Limas, Iaras, Fábios, Larissas, Aires, Nilos, Matias, Lauros, Ricardos, Alexandres, Tiagos, Thayses, Kellys, Gustavos e tantos outros que cedem seu tempo e disposição para estar em grupo e colocar em prática tudo o que sabem sobre a arte circense. Pessoas comuns, com objetivos diversos de vida, mas que encontram no circo uma vontade maior de fazer parte de algo além de suas caixinhas. Assim, nasce o Coletivo TNT, um grupo cujo objetivo é tornar a prática circense acessível e disponível para todos. E não é porque é grupo que se pretende ser fechado. A ideia do coletivo é agregar e trazer cada vez mais pessoas para a arte circense.

E destas amizades e parcerias, entrelaçadas à história do TNT, há dois anos sentiram a necessidade de se criar algo maior, um Mega Evento, hoje encaminhando para sua quinta edição. O Mega TNT acontece sazonalmente com o principal objetivo de difundir e divulgar amplamente o circo curitibano e suas vertentes, mapeando e identificando os espaços, artistas e produtores que trabalham com esta linguagem, promovendo o diálogo entre a classe e aproximando seus agentes, por meio de oficinas, palestras, jogos circenses, espetáculos, feira de troca e espaço de treino livre.

O próximo já tem data marcada, escolhida para celebrar o Dia do Circo. O domingo 26 de março de 10 às 19h pretende transformar a praça Afonso Botelho com muitas atividades, como a 1º Feira de Trocas do Coletivo TNT, Oficinas diversas de práticas circenses (quatro em cada turno), Jogos Circenses, espaço para Treino livre e o encerramento com um Espetáculo. Todas as atividades estão dispostas de forma aberta e livre à comunidade curitibana, passando o chapéu, tipo de conscientização do trabalho voluntário, onde o público diz quanto vale a arte que consome.

Treino na Terça — TNT
 Data e Hora: às terças a partir das 18h.
 Local: Praça Afonso Botelho (perto do anfiteatro).

Like what you read? Give Yoko Teles a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.