A autoestima não mais reprimida.

A importância de uma personalidade para a representatividade.

Elisa Esmanhotto
Trend-In
2 min readNov 11, 2019

--

Algo que vem sendo discutido com mais força nesses últimos anos tendo mais abertura popular (quebrando o tabu) são as questões femininas empoderadoras: liberdade de expressão, vestuário, autonomia, autoestima e principalmente de que ela não tem a obrigatoriedade de agradar, servir e acatar mandamentos do próximo.

O mercado musical como um todo influencia muito a sociedade, como os hippies nos anos 70 e os punks dos anos 90/2000, por exemplo. Este ano, uma das grandes apostas da MTV é a cantora e compositora americana Lizzo. No mês de maio, ela foi o talento escolhido na MTV PUSH, uma plataforma de lançamentos dos próximos hits dentro da MTV, que proporciona shows, entrevistas, clipes e campanhas exclusivos com amplitude mundial.

Performance de Lizzo em Nova York City Music Hall em setembro de 2019, Theo Wargo/Getty Images.

As letras de suas músicas são de muita importância para o público feminino, LGBTQ+ e principalmente negro e plus size. Nos versos de “Juice” ela exalta sua beleza e ‘suculência’, como o refrão diz:

“Não é minha culpa que eu estou aqui me divertindo

Ponha a culpa na bebida

Ponha a culpa na minha suculência, querido

Não é minha culpa que eu estou aqui chamando atenção

Na fila do pão eu sou o sonho

Ponha a culpa na minha suculência”

A presença de uma personalidade forte, que exalta o oposto do padrão de beleza que vem sendo enraizado há anos, faz com que o preconceito e a visão negativa dessa forma de corpo sejam discutidos para o fim dos mesmos. Esse caminho já quebrou muitos paradigmas em marcas como: Calvin Klein, em sua campanha de lingerie plus size de verdade (do número 46 ao 54);

Créditos: dominiquetaegon

A Natura, como marca cosmética, colocando modelos em suas campanhas publicitárias;

Frame da propaganda ‘Natura Tododia — lima e flor de laranjeira’

Dolce & Gabbana, ainda muito restrita, adicionou o tamanho GG apenas em junho deste ano, mesmo não sendo o plus size esperado, é a primeira grife a se pronunciar nessa linguagem.

A modelo Ashley Graham no desfile de primavera/verão 2019 da Dolce & Gabbana (Foto: Jacopo Raule/Getty Images)

--

--