A reinvenção dos brechós na era da internet

Mariana Macagnan
Trend-In
Published in
2 min readNov 11, 2018

Nos últimos anos, os brechós tornaram-se uma nova alternativa para muitas pessoas na questão do consumo de moda. Seja pelo preço, pelo consumo consciente ou pela busca de peças vintage ou de marcas renomadas, essas lojas de roupas usadas ganharam muita popularidade recentemente.

Interior de um brechó Fonte: https://la.racked.com/maps/los-angeles-vintage-shops

Com a popularização de produtos de moda através do fast-fashion, o consumo de roupas e acessórios cresceu muito nas últimas décadas, facilitando o acesso às tendências e tornando-as cada vez mais passageiras. Dessa maneira, também aumenta consideravelmente o descarte dessas peças. Por esse motivo, os brechós se tornam tão efetivos no pós-consumo de moda, já que “redirecionam” peças que seriam descartadas, prolongando sua vida útil.

“Reutilizar as coisas é uma tendência mundial, e com as roupas não é diferente. Estas lojas já são bastante comuns na Europa, e aqui no Brasil também deve popularizar cada vez mais”, explica Wilsa Sette, coordenadora de varejo da moda do Sebrae Nacional.

Com esse ganho de popularidade, muitos brechós começaram a ter sites e páginas em redes sociais para divulgar suas peças e oferecer promoções. Assim surgiram brechós online, que são aqueles que vendem somente online, sem ter uma loja física.

Margs Brechó, vende através do Instagram e faz entregas em Curitiba FONTE: Instagram @margsbrecho

Esse tipo de brechó geralmente faz negócios através do Facebook e do Instagram, onde postam fotos das peças, juntamente com informações de tamanho e preço. As pessoas interessadas podem comentar na foto ou mandar uma mensagem para, então, efetuar uma compra.

Os brechós online possuem uma curadoria de peças muito mais cuidadosa do que a maioria dos brechós físicos, já que precisam de peças que vendam e não fiquem paradas, criando volume no estoque. As peças são sempre lavadas e passadas antes de serem vendidas. Muitos ainda consertam pequenas imperfeições que a peça possa ter, ou customizam como o cliente preferir. São esses serviços que trazem um diferencial para essas lojas e que facilitam suas vendas mesmo quando o cliente não pode provar as peças.

A internet se tornou indispensável na vida de muitas pessoas, pela praticidade e facilidade de acesso a quase qualquer coisa; com isso, as marcas podem ter acesso a um público maior e mais diverso, o que é um facilitador para os brechós que podem vender qualquer estilo de roupas. Mesmo não podendo tocar as roupas e prová-las antes da compra, o consumidor recorre a esse tipo de lojas em busca de peças com estilos que não são tão facilmente encontradas em lojas populares, como roupas vintage, mom jeans, etc.

--

--