Cultura DIY para homens

Marina Luiza
Trend-In
Published in
2 min readJun 18, 2017

Os homens estão se tornando cada vez mais criativos com seus acessórios e roupas, é o que aponta o portal de tendências Fashion Snoops. Nas próximas temporadas, o DIY (sigla para do-it-yourself)estará cada vez mais presente no universo masculino, passando a incluir técnicas consideradas como “femininas”, como crochê, tricô, costura, bordado e patchworking.

Fonte: Fashion Odor

Técnicas como essas têm sido, por muitas décadas, consideradas femininas. Mas é possível observar um considerável aumento de homens que praticam essas atividades e compartilham suas experiências na internet, incentivando outros homens a fazê-lo também.

Um bom exemplo é a youtuber April, do canal Coolirpa, um dos canais de tutoriais de costura, diy e upcycling com mais inscritos na plataforma, atualmente, com quase 1,5 milhão. Recentemente a garota iniciou uma nova série de vídeos com a participação de seu namorado Erik, na qual ela o ensina a costurar, começando por conhecimentos e técnicas simples. Os vídeos mostram o menino aprendendo a preparar a máquina de costura e fazendo patches bordados, por exemplo.

Existem inclusive canais no youtube feito por homens e para homens com tutoriais de costura. Um exemplo é o canal Men Sewing (Homens Costurando, em português), feito pelo americano Rob Apell, que toda semana traz novos tutoriais de costura para homens. O canal já conta com quase 100 mil inscritos.

Peças e acessórios remetendo a essas técnicas artesanais de “faça você mesmo” tem aparecido cada vez mais nas passarelas masculinas, incentivando os rapazes a adotarem essas atividades como hobbies. Nas imagens abaixo, por exemplo, podemos ver bolsas, cachecóis e sapatos com técnicas de crochê presentes nos desfiles da última temporada.

Crochê presente em desfiles das marcas JW Anderson e Moschino.

--

--