Design da Atenção

Jessica Hayama
Trend-In
Published in
2 min readNov 9, 2018

Com dados do Instituto Paulista de déficit de atenção, o cérebro está constantemente aberto a várias informações e recebendo-as constantemente. De fato, muitas informações que recebemos nosso cérebro não é capaz de processar, e são filtradas ou bloqueadas. O cérebro difere as informações por órgãos sensoriais e também por sistemas internos de regulação orgânica — como sistemas de controle de postura do corpo ou metabolismo. A tecnologia no século XXI tem aumentado significativamente e se encontra em um patamar avançado, por isso, somos bombardeados vinte e quatro horas do dia a dia com tecnologia e assim com bilhões de informações.

De acordo com o médico Lee Hadlington, da Universidade de Montfort, com base das suas pesquisas ele constatou que usuários frenéticos do mundo “cibernético” estavam mais suscetíveis a falta de concentração e rendimento no dia a dia. Por exemplo, o indivíduo está em uma conversa e não consegue prestar atenção ou até mesmo se esquecer o porquê de estar no local. Podemos citar a nossa sociedade como “sociedade da distração”, aumentando consequentemente a capacidade de concentração, principalmente em ambientes escolares e de trabalho.

Em consequência disso, uma novo segmento de produtos cogitado como “design da atenção” vem ganhando o mercado — segundo o site Observatório de Sinais. Como é o caso da viseira concebida pela empresa Panasonic Future Fabric para ajudar na concentração, deixando-o focado, para quem trabalha em escritórios abertos ou espaços barulhentos.

Foto: Panasonic, divulgação do produto.

Um produto intrigante, pois foi utilizado o mesmo objeto em uma publicidade da Eletrolux, no ano de 1950, mas no sentido de criticar a consumidora preservada a inovações.

No mesmo segmento, o projeto do designer Masahiko Ito, é uma cadeira escolar que pretende melhorar, simultaneamente, a concentração e a postura das crianças em sala de aula.

Foto: Projeto Masahiko Ito.

Com esses produtos, percebe-se o aumento da preocupação com essas falhas cognitivas e é estranho parar para observar cada um deles pelo objetivo final, que deveria ser óbvio. Mas, é necessário sim discorrer sobre e ter auxilio desse segmento de mercado. O questionamento que gera é se estes produtos terão sucesso e se realmente nos ajudarão.

Referências

FALTA DE CONCENTRAÇÃO. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/comportamento/falta-de-concentracao-causa-pode-ser-uso-do-smartphone,7eaf176eb0a4b8be7d4121521ca8a3f2ys5fRCRD.html>. Acesso em Novembro. 2018.

CONCENTRAÇÃO. Disponível em: <https://dda-deficitdeatencao.com.br/tdah/distracao-desatencao-concentracao.html>. Acesso em Novembro. 2018.

DESIGN DA ATENÇÃO. Disponível em: <http://observatoriodesinais.com.br/odesblog/design-da-atencao-onda-space-e-mais-sinais-de-outubro/>. Acesso em Novembro. 2018.

--

--