Ei psiu, já ouviu falar de Upcycle ?

carolina cruz
Trend-In
Published in
3 min readNov 10, 2018
Produção do LAB Quem Ama Renova no espaço Coletiza. (Imagem Instagram)

Ei, você! Sim, você mesmo! Esse post é pra você, que mesmo com o armário cheio vive falando que está sem roupa. Como assim?! Está cheio de peças novas ou antiguinhas mas sente que falta aquele tcham?! Pois é, foi com o intuito de tentar te mostrar que no seu guarda roupa há mais alternativas do que você imagina e ao mesmo tempo amenizar os resíduos produzidos pelo consumo excessivo da área da moda que o LAB Quem Ama Renova surgiu. Nascendo da vontade de dois jovens em levar informações ocultas pela indústria e tornar sua arte mais acessível em uma “nova” maneira de expressão, o LAB procura alternativas saudáveis e acessíveis para transformar peças antigas em novinhas, agregando ainda mais valor àquela matéria prima.

LAB Quem Ama Renova no espaço Coletiza. (Imagem Instagram)

Leonardo Valentim e Ceres Yohana são os dois idealizadores do LAB, que contam com colaboradores externos para concretizar esse projeto, que busca valorizar e coletizar ações sustentáveis na indústria da moda, ou seja, mais que uma marca ou um Colab, o intuito principal dessa dupla é levar informação e conscientização tanto à consumidores como produtores.

O upcycle tem sido um assunto muito comentado, pra quem trabalha ou está envolvido com a área da moda, sempre tem um momento que se é falado sobre essa nova técnica/tendência. A economia circular é um reflexo do grande consumo dos últimos anos, o fast fashion se tornou algo banal, e as pessoas têm buscado cada dia mais individualidade para se destacarem tanto socialmente como profissionalmente. O sustentável está na moda, mas não se engane, não é só do reciclável que estamos falando. A transformação vai muito mais além do “reaproveitar”, estamos falando de design, muito design e tecnologia envolvidos, trabalhando juntos com a criatividade para fornecer aos consumidores essa individualidade tão almejada. Fazendo assim que pequenos negócios/designs obtenham espaço na área e sejam valorizados.

A fundadora Ceres produzindo no espaço Coletiza. (Imagem Instagram)

O principal intuito do Lab é incluir você nessa construção. Aquelas ideias que você teve, mas sempre achou impossível, agora pode ser colocada em prática e você ainda sai ganhando, pois todo aprendizado é válido mesmo que você não tenha aptidão para certas atividades manuais. Pois além de aprender na prática tem toda uma carga teórica que o Lab faz questão de incluir em seus workshops mais completos, pois agregar valores não tem nada a ver com preço não é mesmo?!

--

--