Entenda sobre o Ioncell: a tecnologia finlandesa de reciclagem têxtil
Você sabia que 80 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos?
Além disso, as fibras de algodão e poliéster são as mais utilizadas no mundo, o que causa danos consideráveis ao meio ambiente. A produção e o descarte de substâncias e materiais tóxicos ao ecossistema bem como o consumo exacerbado de água relacionado aos processos de fabricação destas fibras tem preocupado ambientalistas do mundo todo.
Estudos científicos mostram que estamos nos aproximando de um colapso ambiental — mas, ao mesmo tempo, estas são novas oportunidades de se estudar produções mais sustentáveis.
O que é o Ioncell?
A patente Ioncell, inicialmente estudada em 2013 nas Universidades Aalto e Helsinque na Finlândia e com investimento da União Europeia previsto até 2025, busca atingir o conceito zero waste (“lixo zero” na tradução literal) produzindo fibras de algodão a partir de materiais recicláveis — sejam blends de algodão e poliéster, ou qualquer biomassa que possua celulose em sua composição.
Como o Ioncell funciona?
A tecnologia funciona a partir da mistura dos materiais recicláveis e um líquido iônico (LI). Basicamente, a dissolução de celulose em LI promove a separação das outras substâncias, como por exemplo o poliéster.
Dentre as vantagens de utilizar o LI no processo têxtil são a redução considerável de água e o fato de ser 100% reciclável — logo, são as características mais importantes para indústrias que buscam ser sustentáveis.
O método está em fase de testes e de acordo com pesquisas recentes, tem se mostrado eficaz, econômico e ambientalmente amigável.
E aí o que achou do ioncell? Comenta o que pensa em relação à moda depois de ler este artigo!