Glitter, unicórnios e aliens?

Gabriella Voigt
Trend-In
Published in
3 min readJun 19, 2017

Todos nós em alguma fase da vida sentimos uma grande necessidade de pertencer a um mundo apenas nosso, onde a realidade é totalmente outra, pura e delicada. Como nos contos de fada, a maioria das pessoas já quis ser um personagem da Disney e vivenciar histórias únicas e surreais para nosso mundo. Esperava-se que esse mergulho em universos nórdicos e mitológicos que remetem a infância permanecessem lá, mas atualmente percebemos características lúdicas no universo adulto. E o resultado disso é visível na sociedade, na alegria de vestir-se com desprendimento e sem medo de ser ou parecer estranho para os outros e grande parte disso deve-se ao público LGBT e afins.

Fonte: Quem Acontece, 2017.

As principais características desse universo mitológico e mágico têm se aplicado sobre produtos e roupas, como bolsas de concha, jaquetas com desenhos e pets coloridos, muito glitter na maquiagem e claro, os cabelos coloridos. Tudo isso se aplica às pessoas de qualquer idade, o que torna tudo muito mais divertido, pois ninguém precisa se prender a nenhum paradigma da sociedade para se libertar. Segundo João Braga, professor de história da moda, essa tendência do lúdico não é recente, ela teria começado no fim dos anos 90 com a chegada da música eletrônica e as tribos exóticas, é uma moda que não veio das passarelas, mas da rua para elas.

Para donos de marcas e afins, essa infantilização dos produtos existe e alguns não a percebem de forma negativa. Segundo eles é uma forma de entender o que o cliente quer e resgatar elementos da infância, que pode ser entendida como uma forma de fugir dos problemas reais e ir para um mundo mágico. Na moda, esse universo pode se resumir em holografia, unicórnios, aliens, sereias e muito brilho, sem falar nas identidades únicas de cada um nesse universo lúdico.

Fonte: Fashion Trends, 2017.

Então o jeito mais fácil é descobrir o seu “eu interior” e se encontrar com ele nessa nova realidade. Talvez você se encaixe numa dessas tendências ou talvez você possa criar uma que seja só sua. Cabe a você se desprender e viver sem medo de ser feliz!

Fonte: Trend By Oceans, 2017.
Fonte: Rebel Circus, 2017.

--

--