Coletiza: espaço colaborativo

Laura Wolf
Trend-In
Published in
2 min readNov 29, 2018

Localizada em uma antiga fábrica de chocolates na rua do Design de Curitiba (Saldanha Marinho), a Coletiza abriga marcas de moda, design e decoração, além de um espaço gastronômico e para eventos. Uma localização nova, descolada, democrática e — principalmente — o desejo da sociedade atual: mutável, evolutiva, adepta a novidades. As sócias, Patricia Backes e Claudia Guimarães da Costa, têm suas próprias marcas, âncoras no espaço, e araras disponíveis para pop-ups.

Um pouquinho do ambiente | Fonte: Instagram (@coletiza)

Cada vez mais os consumidores procuram viver experiências com a compra, quesitos intangíveis que vão muito além do produto adquirido. São em lugares como a Coletiza em que estes fatores ficam perceptíveis mesmo se a intenção não for adquirir um produto, mas algum serviço. Além dos expositores das lojas, ainda existe um espaço destinado a exposições de arte e talks/workshops que podem ser reservados por pessoas de fora. A coletividade é o mantra: para todos evoluírem juntos, compartilhando, colaborando.

Talk na Coletiza | Fonte: Make Mag

As marcas constantes no espaço, Outif4You, da Pati e Oslo Design, da Cláudia, compõem o ambiente com araras de roupas e móveis — ambos produzidos localmente. Existe ainda outros segmentos disponíveis na experiência: curadoria de marcas infantis, livraria, floricultura, roupa masculina e decoração. Cabe ainda uma vitrine sensorial e o ar de indústria do ambiente, com os tijolinhos a mostra e ferraria na construção.

Lançamento de “Viva o Fim” | Fonte: Instagram (@coletiza)

Na última quarta-feira (07), no lançamento de “Viva o Fim” de André Carvalhal — na community store — houve um questionamento sobre o futuro da moda, e se o e-commerce anularia as lojas físicas. A resposta dele foi que, em lugares como esse, é que se percebe a importância das lojas físicas, do contato e da experiência. O quanto mais e mais as marcas com propósito, conteúdo e transparência, unidas, tem força para mudar o mercado. Será que as lojas colaborativas serão os shopping centers do futuro?

Fontes:

https://mcities.com.br/curitiba/network/coletiza/

http://evenmore.com.br/antiga-fabrica-abriga-coletiza-novo-hub-em-curitiba/

https://www.makemag.com.br/lifestyle/coletiza-community-store-de-curitiba/

https://www.gazetadopovo.com.br/reinaldo-bessa/negocios/rua-saldanha-marinho-ganha-espaco-colaborativo-vizinho-bar-alternativo-que-faz-sucesso/

--

--