Maquiagem masculina: rompendo as segmentações de gênero

Fonte: Mens Market

Com o início da era tecnológica e, consequentemente, o rápido acesso à informação, muitos assuntos que antes eram evitados começaram a ser mais amplamente discutidos, justamente pelo fato de se tratarem de questões e pontos polêmicos relacionados à sociedade conservadora.

De um modo geral, as pessoas dessa nova geração são mais “abertas” às novas possibilidades e aos ideais da contemporaneidade e estão exaustas de rotulagens e segmentações impostas historicamente aos papéis sociais de cada gênero na comunidade. Assim, a nova tendência da atualidade é quebrar esses paradigmas a fim de se promover a liberdade de gênero.

O gênero masculino sempre esteve muito ligado aos valores estabelecidos de “masculinidade” impostos aos homens. Na maioria das vezes, os homens relutaram em incorporar novas formas de se comportar e de se vestir justamente pelo receio de sua má interpretação por parte da sociedade tradicional. Entretanto, com o advento da era da informação, na qual se estima a beleza e a vaidade, os homens buscam cada vez mais por meios de aprimorar sua aparência com o propósito de melhorar a sua autoestima.

Um dos meios que vem sendo muito procurados pelo público masculino na atualidade é a maquiagem, e esse fato vem movimentando significativamente a indústria dos cosméticos voltados a esse nicho específico, a qual vem promovendo diariamente diversas pesquisas e lançamentos de produtos voltados aos homens em geral. Uma das principais justificativas abordadas pela usabilidade desses produtos se devem ao fato de corrigir, de forma discreta, imperfeições e cicatrizes marcadas na pele, a qual tanto prejudicam a autoestima das pessoas. É importante ressaltar que essa proposta não define orientação sexual, e trata-se apenas de um meio de realçar a beleza masculina e promover um aspecto saudável.

Essa nova tendência também abriu espaço para youtubers publicarem vídeos com ensinamentos e passo a passo referentes a esse tipo de maquiagem, o que vem contribuindo consideravelmente na adesão desse novo comportamento por parte da sociedade, buscando romper com valores e papéis predeterminados a cada gênero específico.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Vinicius Silverio’s story.