Os anos 80 estão de volta

Gabriela Fin Machado
Trend-In
Published in
2 min readJun 18, 2017

Em 2016 foi possível ver um forte retorno da identidade estética dos anos 80, tanto na moda, quanto no design gráfico. A estética é evidenciada com o retorno das roupas de praia em modelos “asa delta”, o overglam, o exagero nas cores contrastantes, na quantidade de brilho e ainda abusando da assimetria em mangas que aparecem em um ombro só com enormes volumes e babados.

Thaissa Becho (Foto: https://www.instagram.com/p/BLuT8X6hgpl/?taken-by=thaissabecho)

Além disso, esse retorno surgiu muito forte na última coleção, outono/ inverno 2017–2018, desfilada pela Yves Saint Laurent, na utilização de botas com canos altos e enrugados, que variavam do brilho total ao preto.

Desfile: Alexandre Vauthier (Foto: Vogue)
Desfile: Yves Saint Lauret (Foto: FFW)

Já no design gráfico esse retorno se mostra muito forte com a nova utilização do gradiente tanto em campanhas publicitárias, quanto em logos de grandes marcas, como Instagram, Itunes, Spotify, Globo Play e até mesmo a operadora telefônica Oi, porém de forma mais sutil e suave.

Campanha: Spotify (Foto: Design Culture)

O efeito gradiente passa uma ideia de profundidade, e aparece geralmente sendo utilizado com o flat design, como na logo do Instagram em que o branco não apresenta volumetria. A cor rosa também está muito presente, combinada com tons de laranja e amarelo, ou com tons mais frios como o violeta e o azul.

--

--