PARE DE DIZER QUE A INDÚSTRIA DA MODA É A SEGUNDA QUE MAIS POLUI O MEIO AMBIENTE

Jessica Ricardo
Trend-In
Published in
4 min readNov 11, 2019

Sites, blogs, eventos que abordam o tema de moda e sustentabilidade e até mesmo em livros é dito que “a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo”. Essa é uma informação que foi repetida tantas vezes que se tornou uma verdade absoluta, porém, não há pesquisas e nem dados que confirmem isso.

Isso se iniciou quando o Danish Fashion Institute soltou um comunicado de imprensa acidentalmente com essa informação, que começou a ser repassada por pessoas da indústria e atualmente é replicada em todos os lugares, mesmo depois do comunicado ser retirado de circulação (MODEFICA, 2017).

“Nós também não acreditamos que essa informação é precisa, mas nós estamos conscientes que ela se tornou um mal-entendido popular. No entanto, nós podemos dizer que a moda é uma das indústrias mais intensivas em recursos do mundo, tanto em termos de recursos naturais quanto em termos de recursos humanos”, disse o Danish Fashion Institute.

A moda é a 2ª (5ª, 7ª???) indústria mais poluidora do planeta (do que? Da água?) depois do petróleo (pecuária, química).
Fonte: https://ecocult.com/now-know-fashion-5th-polluting-industry-equal-livestock/

Onde a moda está na escala global de poluição?

Algumas fontes como a ECOCULT, classificam a moda como a quarta indústria mais poluente no planeta, mas isso é só em relação a emissão de carbonos.

Em 2017, a Global Fashion Agenda, fez uma parceria com o Boston Consulting Group para realizar algumas análises e divulgar o Pulse of the Fashion Industry Report, que é um mergulho profundo nas métricas de sustentabilidade da indústria da moda. Isso começou com o número de emissões de carbono, uso de produtos químicos e uso de água com base no Sustainable Apparel Coalition’s Higg Index, que fornece uma estrutura para as marcas medirem seu próprio impacto (ECOCULT, 2017).

A conclusão deles é que a indústria da moda foi responsável pela emissão de 1.715 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) em 2015, ou seja, cerca de 4,3% das emissões globais de carbono naquele ano. O que, de acordo com uma análise feita em 2011, coloca a moda, como indústria menos poluente do que:

Agricultura (19%)
Combustível e energia para edifícios residenciais (10,2%)
Transporte rodoviário (10,5%)
Turismo (8%) de acordo com uma pesquisa publicada em maio de 2018
Produção de petróleo e gás (6,4%)
Combustível e energia para edifícios comerciais (6,3%)
Pecuária e esterco (5,4%)
Solos agrícolas (5,2%)
Produção de cimento (5,0%)

Em 2018, a Quantis e a Climate Works divulgaram um relatório afirmando que roupas e sapatos juntos são responsáveis ​​por 8% das emissões globais de carbono. Isso tornaria o vestuário a quinta indústria mais poluente, igual ao turismo, adicionando os acessórios para complementar, isso elevaria o total para cerca de 9,5%. No entanto, quando a Quantis foi solicitada a fornecer uma lista completa contando como chegaram a essa conclusão — uma vez que 8% é muito superior a 5% —, eles retiraram o relatório e eventualmente, colocam de volta com o mesmo número, mas nunca forneceram os dados completos, portanto, o Climate Works teve seu nome removido do relatório. Ou seja, o relatório da Pulse of the Fashion Industry ainda é o melhor que temos (ECOCULT, 2017).

Isso não isenta a indústria da moda de ainda ser uma das mais poluentes para o meio ambiente. O curtimento do couro, por exemplo, é um processo extremamente poluente. O algodão consome muita água, terra para o seu plantio, além de pesticidas, inseticidas e herbicidas (MODEFICA, 2017). A indústria da moda é muito complexa e envolve outras indústrias nos seus processos. Isso torna quase impossível ter um comparativo completo no quesito de poluição e impactos socioambientais com outros setores.

Ativistas do Greenpeace fizeram um desfile para pressionar as empresas de moda a remover produtos químicos tóxicos de suas cadeias de suprimentos na Indonésia e combater a poluição da água. Fonte: https://www.racked.com/2017/3/15/14842476/fashion-climate-change-environment-pollution

Tendo todas essas informações e sabendo que a indústria da moda fica entre o 4° e 10° lugar no ranking de emissões de carbono, qual será a sua atitude para tornar a moda um pouco mais sustentável?

Fontes:

ECOCULT. 14 Sustainable and Ethical Fashion Myths That Need to Die. Disponível em: <https://ecocult.com/14-sustainable-ethical-fashion-myths-need-die/>.

ECOCULT. PLEASE Stop Saying Fashion is the 2nd Most Polluting Industry After Oil. Disponível em: <https://ecocult.com/now-know-fashion-5th-polluting-industry-equal-livestock/>.

MODEFICA. A Moda NÃO É a Segunda Indústria Que Mais Polui o Meio Ambiente. Disponível em: <https://www.modefica.com.br/moda-segunda-industria-poluente-sustentabilidade/#.XaoW_-hKjIV>.

RACKED. We Have No Idea How Bad Fashion Actually Is for the Environment. Disponível em: <https://www.racked.com/2017/3/15/14842476/fashion-climate-change-environment-pollution>.

--

--