Qual personagem de desenho animado representa sua personalidade?
A expressão de uma identidade fora dos padrões tem ganhado espaço, onde as pessoas não demonstram mais medo de evidenciar o quão singulares são em relação aos padrões hoje tidos como antiquados. A quebra de estereótipos raciais, estéticos e de gênero tem sido um elemento frequente, às vezes de forma consciente outras de forma inconsciente. Entretanto, em todas as maneiras há intenção de mostrar que somos todos únicos e o quanto a diversidade é boa e importante. Este comportamento faz parte de uma macrotendência identificada pelo WGSN como “Infusão”, que ressalta a relação entre homem e máquina e como isso tem sido usado como forma de expressão (PALHÃO, 2016). Assim, a expressão da identidade é feita de várias maneiras, muitas vezes, utilizando-se da internet e das redes sociais digitais.
Entretanto, também existem outras formas menos literais de se expressar. Os personagens de filmes e desenhos animados, por exemplo, têm “tomado conta” das nossas roupas; é só sair para passear no shopping ou parques que encontramos pelo menos três pessoas usando uma peça de roupa ou acessório de algum personagem. Essa microtendência iniciou nas passarelas, exemplo disso são os desfiles da Moschino, que se inspirou nos “Looney Tunes”, “Bob esponja” e “Meninas Super Poderosas”. Agora, essa tendência tomou conta das lojas, onde compramos produtos não apenas por ser uma camiseta, sapato ou mochila, e sim, pela afeição aos personagens.
Considerando que cada personagem tem uma personalidade específica e singular, ao “vesti-lo” podemos expressar nossa identidade através de uma “personalidade” lúdica e famosa.
Dessa forma, os personagens podem transmitir nossa forma de pensar, coisas que gostamos ou até uma característica física ou comportamental que temos. Quando usamos algum objeto do Taz, por exemplo, podemos estar querendo dizer que mesmo que nossos gestos sejam meio estabanados, ou que sejamos até meio grosseiros às vezes, no fundo somos pessoas fofas e sensíveis e que queremos que os outros compreendam essa forma de ser e não nos julguem apenas pela aparência.
Ou quando alguém usa roupas com o Homem de Ferro, que poderia indicar uma pessoa inteligente que é ligada a tecnologia e, ao mesmo tempo, indicar um ser humano comum que busca força em outros aspectos da vida. Entretanto, pode-se dizer que há dois pontos de vista: o da pessoa que usa roupas de personagens para expressar sua identidade e o de quem faz a leitura de quem utiliza esse tipo de roupa. Por exemplo, quando vemos alguém com uma camiseta do Harry Potter, supomos que ela gosta do universo místico, que gosta de coisas complexas e é relacionada ao universo “nerd”.
Assim, podemos concluir que, mesmo sem saber, utilizamos ferramentas que estão na moda para nos expressar e dizer ao mundo quem somos e como pensamos.
E você? Como se expressa? Qual personagem representa sua personalidade?
REFERÊNCIA: PALHÃO, Marcela. WGSN aposta: quatro macrotendências para 2018; 27 abr. 2016. Disponível em: <http://costanzawho.com.br/business/wgsn-4-tendencias-2018/>.