Caroline Abe
Trend-In
Published in
3 min readNov 11, 2018

--

A preocupação com a sustentabilidade tem guiado os consumidores a um novo modo de consumo, caracterizando-se como uma macrotendência de comportamento na atualidade. No segmento da indústria da têxtil, tem se pensado em como aplicar uma moda ética, serviços, processos e materiais mais sustentáveis que os convencionais. De acordo com Gomes (2018), a sustentabilidade passa a exercer grande papel na indústria da moda, deixando de ser somente instrumento de marketing.

A marca holandesa ReWrap, que iniciou seu projeto em 2010, mostra sua atuação ao apresentar produtos com design consciente. A marca utiliza como inspiração o princípio “Cradle to Cradle”, conceito que de acordo com Epea Brasil “inspira a inovação para criar um sistema produtivo circular “do berço ao berço” onde não existe o conceito de lixo, tudo é nutriente para um novo ciclo e resíduos são de fato nutrientes que circulam em ciclos contínuos. ”

A marca utiliza materiais naturais e biodegradáveis na produção de bolsas médias e grandes, capas para notebook, tablet e celular, de maneira simples mas refinada. A processo de confecção dos produtos é realizada em oficinas em Amsterdã, onde oferecem também oportunidades de trabalho para deficientes. Após o uso, o produto se transformará em composto, podendo servir de nutriente para a natureza.

Fonte: Site ReWrap

O modelo de bolsa Tree Bag, é produzido inteiramente de materiais de árvores, ou seja, totalmente biodegradável. Apesar da utilização de materiais naturais, a marca apresenta produtos super elegantes, com toque mais formal e minimalista, expresso nas formas mais geométricas, e com ótimos acabamentos. Seu interior é feito de borracha natural, possui alça e fecho de madeira. Seu exterior é constituído de fibras de coco prensadas com um pouco de resina natural, é polido com cera de abelha, e suas costuras são realizadas com fios de polpa da madeira.

Fonte: Site ReWrap

Apesar da grande atuação do Fast Fashion atualmente, nota-se um aumento gradativo de um consumo consciente por parte dos consumidores. É de extrema importância que tenhamos o conhecimento a respeito dos processos que um produto percorre até chegar nas prateleiras das lojas, para saber se este é produzido de modo ético e sustentável. Assim, a valorização dos produtores locais, de pequenas marcas, da produção Slow e de materiais locais pode aumentar o valor percebido pelo consumidor no produto final.

Referências

EPEA Brasil. Conceito “do berço ao berço”: um novo paradigma para a indústria. Disponível em: http://www.epeabrasil.com/?page_id=23 Acesso em: 28 de Out. de 2018.

ReWrap. Disponível em http://www.rewrap.eu/ Acesso em: 28 de Out. de 2018.

GOMES, Sarah. Veja 10 macrotendências que vão definir o fashion business em 2018. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/sarah-gomes/veja-10-macrotendencias-que-vao-definir-o-fashion-business-em-2018 . Acesso em: 28 de Out. de 2018.

--

--