Yë — Design Feito à mão

Camila Chaim Nass
Trend-In
Published in
4 min readOct 31, 2017

A Yë é uma marca curitibana de acessórios que trabalha com a pegada slowfashion. Uma artista visual e um designer de produtos, Juliana Erig e Enzo Yassuda, se juntaram criando peças únicas, artesanais, cheias de personalidade e com muita qualidade. As peças de madeira e couro chamaram atenção até do estilista Ronaldo Fraga.

Bolsa Yume — Primeiro modelo da marca [fonte: instagram]

A Marca

O nome vem das iniciais dos sobrenomes Yassuda e Erig, e também representa a criatividade e habilidade que cada um deles representa. A marca nasceu em 2014 do desejo dos dois de levar a sério a produção de bolsas a partir da madeira. A matéria-prima desde sempre vêm de refugos de madeira e couro que iriam para o lixo. As sobras fazem com que cada peça produzida artesanalmente seja única.

Eles começaram produzindo suspensórios de couro e depois que deu certo fizeram o primeiro modelo de bolsa, a Yume.

O que chamou a atenção de Ronaldo Fraga foram essas características reunidas: o trabalho artesanal, a reutilização de materiais, a consciência por trás da identidade e a proposta sustentável das suas criações.

Bolsinha de Coração e Yöso — da parceria com Ronaldo Fraga [fonte: site Yë]

A Bolsinha de Coração, foi uma das três primeiras bolsas da parceria, que fizeram sua aparição no desfile da coleção de Inverno 2016, do estilista mineiro. Atualmente, com 3 linhas em parceria, a marca ganhou força e aparece entre os acessórios mais falados das passarelas brasileiras.

Upcycling

A dupla, que mesmo com esse golpe de sorte, também trabalha com a tendência do momento. A valorização do material que seria descartado é o conceito maior do Upcycling, que ressignifica algo que não tem mais valor. O produto final resulta em uma criação moderna, de baixo custo e antenada com a tendência da sustentabilidade.

Os autores William McDonough e Michael Braungart em 2002, no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things, afirmam que o objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis, reduzindo o consumo de novas matérias-­primas durante a criação de novos produtos e o consumo de energia, a poluição do ar e da água e as emissões de gases de efeito estufa, resultantes dos processos industriais da reciclagem. Isto torna a prática ainda mais positiva, do ponto de vista ecológico, do que a própria reciclagem.[zupi.com.br]

Bolsa Adelaide | Bolsa Guilhermina | Porta Passaporte [fonte: site Yë]

Economia Circular

Além dos benefícios implícitos do upcycling, o processo é o que mais fica próximo da economia circular, são novas formas de ver a produção e consumo que vem sendo praticados principalmente juntos com a visão do lowsumerism e do slowfashion.

A economia circular diminui a produção de matéria prima, o custo da extração e faz com que um produto novo chegue ao mercado sem que o meio ambiente pague o preço por isso.

Gráfico explicativo upcycling

Lowsumerism

O exato contrário de consumismo, que é o consumo desenfreado que vivemos é o que faz o lowsumerism estar em alta.

Marcas como a Yë, nos fazem pensar sobre os nossos objetos de desejo. Onde você consome um produto com um valor agregado alto, que continua te dando satisfação pessoal, de uma empresa bacana que produz poucas peças, de maneira única, artesanal, resignificando o "lixo".

Dessa forma, consumir moda, pode sim, ser consciente e prazeroso. Pois o consumo da moda está mudando, aos poucos vai se conectando a um modo de vida mais sustentável.

acesse

--

--