A vida pelo filtro do Instagram

Quantas vezes você já se pegou pensando “que merda, eu aqui, nessa mesa, de frente pro computador, quando podia estar nessa mesma praia que esse fulaninho postou”, ou então “eu poderia estar, neste momento, ganhando dinheiro vivendo de fotografia e viajando o mundo”? Seja sincero na resposta!

Ou então, você ficou ali, imaginando qual câmera, que momento perfeito, tudo certo, lindos e ricos, vida fácil.

Murad Osmann e a esposa, Nataly Osmann são um grande exemplo de imagens que nos despertam sentimentos que nos fazem sentir o pior que podemos ser: inveja, tristeza, ansiedade, desânimo, aquela pontinha de depressão. Eles são o casal da foto acima, que roda o mundo fazendo fotos para você curtir.

O ponto é que nem tudo é o que parece, até porque a vida do Murad não é tão ruim assim, e isso dá pra ver em um perfil que ele mantém no Instagram (https://www.instagram.com/followmetraveller), onde mostra o que há além das fotos em que “é levado a conhecer o mundo”.

Dias atrás, ele lançou o primeiro vídeo em um canal no Youtube para mostrar um pouco do que há por trás na produção das boas fotos. Uma boa câmera, o medo de ser roubado, uma cena produzida (e provalmente muita propininha pra galera colaborar), várias tentativas, a busca pelo melhor ângulo, tudo isso em um minuto e cinquenta e sete segundos de vídeo:

Se você olha com um pouco de atenção você chega a conclusão que sim, é uma delícia, ele vive de foto e vídeo, ele viaja o mundo, mas não é tão simples. Não é um celular na mão e uma ideia na cabeça. É um trabalho, que exige tempo e dedicação. Não é pra qualquer um. E você aí, sentado na frente do computador, não é um bosta como você pensa. Seu talento poder ser outro apenas.

Talvez falte enxergar uma oportunidade

Murad é engenheito civil e Nataly jornalista. Ele decidiu investir na carreira de fotografia e, em 2011, abriu uma produtora.

Em uma entrevista para o The Daily Mail, uns anos atrás, quando ainda eram namorados, Murad disse que a primeira foto da série viral “Follow Me” aconteceu acidentalmente. Ele estava tirando fotos em Barcelona, quando ela resolveu puxar ele pela mão. Murad disse que continuaria fazendo fotos mesmo sendo puxado. E deu no que deu.

O perfil oficial com as fotos dele sendo “puxado pro mundo” é este: https://www.instagram.com/muradosmann.