

Febeapá — edição de 1º de abril de 2016
Mas é tudo verdade.
Com os acontecimentos se precipitando em ritmo alucinogênico, o Festival de Besteiras que Assolam o País precisou fazer uma edição extra para dar conta de tantos desdobramentos no campo político-cultural-comuno-golpista. O Brasil e a Odebrecht não decepcionaram.
Lembre-se de que este é o país onde a Presidente não tem muita ideia do que está fazendo, metade da comissão que quer processá-la por crime de responsabilidade é formada por gente processada ou condenada em variados tipos penais, um ex-presidente vira presidente de facto para salvar sua candidatura a presidente em 2018, os três personagens na linha sucessória em caso de impeachment estão sendo processados ou investigados por corrupção, um membro do Poder Judiciário é a liderança nacional, uma única construtora financiou/financia praticamente todos os membros do Executivo e do Legislativo do país, a maior revista semanal de informação publica uma matéria de capa desmentida antes de ir às bancas, e o vice-provável-futuro-presidente espera aprovar um programa de austeridade com a ajuda de um Congresso Nacional (60% respondendo a processos judiciais e administrativos) que passou o último ano e meio aprovando gastos exorbitantes só porque não ia com a cara da chefe do Executivo.
Joga pedra na Geni
No sábado 19, o ator/produtor Cláudio Botelho resolveu usar a música de Chico Buarque (como em “escrita por Chico Buarque”), claramente pró-governo, para atacar o governo. O público do musical jogou pedra na Geni e Chico jogou água fria no improviso atravessado de Botelho:
Público não gostou quando Claudio (na foto) mencionou indiretamente a presidente Dilma e o ex-presidente Lula Foto…zh.clicrbs.com.br
Botelho reclamou:
O sábio e bem-sucedido diretor de musicais poderia se solidarizar com Donald Trump, que também teve problemas com censores sem-vergonhas como Neil Young e o R.E.M. Onde, senhoras e senhores e não-identificados-por-nenhum-pronome-de-tratamento, foi parar a liberdade de expressão no mundo livre? Cadê o direito autoral no capitalismo moderno?
No fim, o espírito de Páscoa contagiou Botelho, que pediu desculpas a Chico.
Outro contaminado pelo feriado foi Lobão, que teve uma epifania ao assistir Gilberto Gil e Caetano Veloso no programa Altas Horas. Ou pode ser o grande sucesso que tem experimentado no papel de arauto da direita:
Divulgação A apresentação que o carioca Lobão faria no dia 11 de março em Fortaleza foi cancelada nesta sexta-feira, 26…www.opovo.com.br
Procura por ingressos para o show de Lobão em Novo Hamburgo, nesta quarta-feira, foi baixa Foto: Rui Mendes / Divulga…zh.clicrbs.com.br
O fato é que ele parece ter se espelhado na estratégia de Lula para ganhar as eleições presidenciais de 2002. No domingo de Páscoa, nasceu o Lobinho Paz e Amor. O cantor e compositor divulgou uma carta aberta em que pede “humildemente o perdão de vocês, Caetano, Gil e Chico”. Em certos momentos, a carta parece psicografada pelo próprio Gil:
Quem sabe, nesse momento sombrio esteja, justamente a nossa brecha cósmica de mudanças de paradigmas nefastos tão profundamente enraizados em nossas almas, em nosso imaginário e principalmente, em nossa forma de agir.
— Lobão
Ou não.
Dois pra lá, dois pra cá
Mal deixamos a semana que não acabou, os protestos continuaram na segunda 21. Em Brasília, por meio de jogo de luzes, os manifestantes exigiram que Lula fosse levado para o Congresso Nacional.


Na terça 22, Ricardo Noblat lembra em seu blog que o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello já foi um dia a favor da divulgação de escutas de autoridades:
De brinde, o seu link recorda-nos dos bons tempos em que o presidente Fernando Henrique Cardoso aprontava das suas e ficava por isso mesmo:


Enquanto isso, em Brasília, as pessoas de bem se encontram para confraternizar…


Brasília - Preocupado em não obter os 172 votos necessários para derrubar o impeachment da presidente Dilma Rousseff na…odia.ig.com.br


Foto: Ricardo Medeiros Vice-presidente Michel Temer discursa em evento da "Caravana da Unidade", do PMDB, em Vitória O…www.gazetaonline.com.br
Começa a ser alinhavado um acordo para livrar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da cassação, caso Temer assuma o governo. Ele…www1.folha.uol.com.br
E quem paga o pato? Certamente, não é o pessoal da FIESP…
Compartilhar O artista plástico holandês Florentijn Hofman acusa a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São…www.bbc.com
A semana marcou também a volta do senador José Serra das sombras, onde ele havia se instalado desde a divulgacão desta notícia:
A irmã da jornalista Mirian Dutra Schmidt, Margrit Dutra Schmidt, trabalha de forma irregular no gabinete do senador…noticias.uol.com.br
Como, até o momento do fechamento desta edição, tudo continua na mesma, o senador Serra percebeu que podia sair da moita sem perigo. (Em compensação, a Moita está complicada.) E ele não pára. Na segunda 21, disse que as “atuais epidemias são um reflexo do baixo investimento em saneamento e em campanhas educativas”. Palavras de um ex-ministro da Saúde que sabe bem do que fala.
MÁRIO MAGALHÃES da Folha de S.Paulo, no Rio Ao assumir o Ministério da Saúde, em 31 de março de 1998, José Serra…www1.folha.uol.com.br
Entusiasmado, já deu um passo à frente para ajudar o vice-presidente se/quando ele deixar a viceza:
José Serra negocia com Michel Temer um pacto para o novo governo. Ele deu uma entrevista sobre o assunto ao Estadão…www.oantagonista.com
Como em todo bromance, Temer se faz de difícil:
O vice-presidente da República, Michel Temer, rebateu nesta segunda-feira, em nota, afirmações do senador José Serra…www.valor.com.br
Na semana seguinte, o senador Serra ainda esteve em Portugal para a realização de um evento organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual Gilmar Mendes é sócio-fundador.
O charmoso ministro do STF é outro que não parou. Seu ato recente mais célebre foi a suspensão dos efeitos da posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil — uma decisão que deixa à mostra o brilhantismo e a coerência desta verdadeira locomotiva do Judiciário:
No dia 17 de março, Teori Zavascki solicita informações da Presidência da República e, no dia seguinte, Gilmar Mendes concede a liminar sem sequer ouvir a autoridade impetrada. O encadeamento temporal decisório contraria até mesmo a precedência do controle concentrado sobre o incidental que o Supremo sempre preconizou.
— “A incomum decisão liminar de Gilmar Mendes”, Nexo Jornal
Contudo, pode-se dizer que esta foi uma semana miserabilis para o charmoso ministro. Teve que explicar o acaso de seus encontros sociais com os líderes do partido que entrou com ação de impugnação das contas de Dilma no TSE, no qual ele vota:
Compartilhar Em meio à intensa turbulência política que tomou o país nas últimas semanas, o ministro do Supremo…www.bbc.com
Teve até político lusitano desconfiando de Serra, Temer, Aécio e Gilmar na mesma sala numa hora dessas:
BRASÍLIA - O vice-presidente da República, Michel Temer, cancelou a viagem que faria a Portugal no domingo para…oglobo.globo.com
Uma injustiça tamanha perseguição! Como é do conhecimento de todas as pessoas de bem, o ministro, escolhido pelo então presidente Fernando Henrique, é devoto cumpridor do Código de Ética da Magistratura Nacional:
Como se não bastassem tais achaques, ainda viu decisão sua de três meses após ser nomeado para o STF ser revista por colegas do próprio tribunal. Uma facada nas costas!
Bruno Poletti - 8.dez.15/Folhapress José Serra, ex-ministro de FHC investigado em ação desarquivada pelo STF Quase oito…www1.folha.uol.com.br
No Planalto, a presidente resolve adotar a tática do pré-candidato a presidente do Partido Republicano dos EUA Marco Rubio, e passa, a partir do dia 22, a repetir a mesma oração para quem quiser ouvir:
22/3/2016 às 14h25 (Atualizado em 22/3/2016 às 16h01) Presidente diz que "pedidos de renúncia mostram fragilidade sobre…noticias.r7.com
SÃO PAULO - Em entrevista a correspondentes de alguns dos mais importantes jornais do mundo, a presidente Dilma…www.valor.com.br
Seu discurso mostra a segurança de quem tem amplo apoio para governar:
O Diretório Nacional do PMDB decidiu nesta terça-feira (29), por aclamação, romper oficialmente com o governo da…g1.globo.com
23/3/2016 às 12h13 (Atualizado em 23/3/2016 às 12h37) Três secretários indicados pelo partido já colocaram os…noticias.r7.com
A saída do PRB (Partido Republicano Brasileiro) da base aliada do governo Dilma Rousseff, anunciada oficialmente…tvefamosos.uol.com.br
Quando o PRB oficializou nesta quarta-feira (16) que deixaria a base aliada do governo Dilma Rousseff, o PT não…noticias.terra.com.br
O PMDB “desembarcou”, como gosta de dizer, do governo, mas alguns ministros do partido já disseram que não vão a lugar nenhum.
Nesta semana, Lula, o ministro-ioiô, assumiu informalmente a articulação política do governo. O plano é negociar “a manutenção de cargos em troca de votos contra o impeachment”. Portanto, ninguém pode acusar o ex-presidente de falta de coerência.
Lula aproveitou as energias do feriado santo para cantar seu favoritismo sobre o juiz Moro para canonização. Em entrevista a correspondentes estrangeiros, na segunda 28, falou na terceira pessoa:
O que está por trás é destruir a imagem de Lula.
E invocou sua relação direta com o Pai:
Espero que Deus coloque Sua mão sobre a cabeça dele [Moro]… Não está longe o dia em que alguém vai ter de me pedir desculpas.
E por falar em Lula, no dia 17, o ministro do STF Teori Zavascki determinou que todas as investigações da Lava Jato envolvendo o ex-presidente subissem novamente para o STF, após questionamento da Advocacia Geral da União sobre competência de Moro. A turba das redes sociais e das ruas não tardou a confundir o ministro com o David Luiz e assassinar a língua portuguesa. Já tramava ocupar o STF e, por que não?, sequestrar o filho do ministro Teori Zavascki até obter uma decisão do papai que os agradasse? Foi o ponto alto do Brasil democrático neste fim de mês.
No Fla x Flu da política, pelo menos, surgiu mais um consenso. Tanto os coxinhas quanto os mortadelas acreditam que o PT é comunista. O ministro Milton Rondó Filho é funcionário de carreira do Itamaraty, uma guerrilha de ultraesquerda no coração de Brasília. Na quinta 17, enviou circulares para todas as embaixadas brasileiras com um grito de guerra: “Não ao Golpe! Nossa luta continua!”
O presidente do PT, Rui Falcão, já desengavetou a boina:
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, disse, neste sábado (26), em sua conta no Facebook, que…www.jb.com.br
É uma reação ao senador Aloysio Nunes, que, com a cara e a alma de torturador do DOI-Codi, proferiu frase que já entrou para o histórico anal do Congresso Nacional:
Defensor da manifestação do próximo dia 15 de março, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), ex-candidato a vice na…www.valor.com.br
Na Carta Capital, Mino Carta escancara de vez a guerra fria 2.0 que se passa sob nossos inocentes narizes. E estamos do lado dos russos, porque os americanos, sem reservas e loucos com a alta do petróleo, estão atrás do nosso!
A perspicácia do Mino Carta é certeira. Nesse vídeo postado no site da Carta Capital, ele resume brilhante artigo que…www.conversaafiada.com.br
A Inglaterra, esta grande potência anticomunista dos dias de hoje, também interessada no nosso petróleo, faz parte da conspiração:
São tempos de guerra, e aos traidores só resta o mesmo destino do camarada Trotski no México:


E todo companheiro na luta é um companheiro, mesmo que seja o inimigo:
Do outro lado do ringue, a população está em pânico. O PT comunista do Foro de São Paulo bolivariano-marxista-hegeliano já infiltrou as escolas, os bebês, até a Igreja Católica, como denunciou o clone da americana Kim Davis, em ato heróico contra um idoso subversivo na Catedral da Sé de São Paulo, na quinta 24:
E não dá mais para pedir ajuda aos Estados Unidos:
Os militantes já entenderam toda a conspiração:
O presidente da Bolívia, Evo Morales, como se sabe, é um comunista notório:
E o PT passou os últimos 13 anos e alguns meses tramando a entrega do país ao Inimigo Vermelho:
Num momento em que os números da economia brasileira remetem a tempos sombrios de falta de crescimento e de empresas no…www.jb.com.br
Os bancos lucraram 279,9 bilhões de reais durante todo o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra 34…veja.abril.com.br
Quando deixar o governo, a esquerda terá de explicar um paradoxo: por que, tendo tido a oportunidade, não governou …medium.com
Ou como diz esta camarada da revolução:
Coelhinho da imprensa, que trazes pra mim?
Os jornalistas entraram no espírito da Semana Santa com gosto. Teve messianismo:
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, ganhou reconhecimento internacional (Foto: Nelson…epocanegocios.globo.com
E teoria da conspiração, com o embaixador italiano no papel de Judas Iscariotes:
Numa crise que já revelou tramas e enredos antes inimagináveis, nada mais parece capaz de provocar surpresa nem espanto…veja.abril.com.br
Aliás, o autor da matéria, o repórter Robson Bonin, de Veja, já provou talento para tecer tramas bíblicas outras vezes:
É função da imprensa e do jornalismo fiscalizar e criticar o trabalho dos parlamentares. E se pode criticar os…observatoriodaimprensa.com.br
O leitor mais distraído, porém, estava desculpado por confundir o feriado de Páscoa com o Dia das Bruxas, quando duas das principais semanais do país pareciam um revival da saudosa revista de filmes de terror Fangoria:


No Jornal Nacional, William Bonner executou o milagre do sumiço de nomes de deputados e senadores na lista da Odebrecht (mais sobre a lista à frente), seguido do sermão de Ali Kamel:
No sábado 26, uma das sete pragas do Egito impediu que Carla Vilhena pronunciasse a palavra “Alckmin”:
MP e Corregedoria-Geral de SP vão investigar suspeita de pagamento de propina numa obra feita durante o governo do PSDB…globoplay.globo.com
Em vez de malhar o judas no sábado 26, Ricardo Noblat proclamou sua mensagem pascoal de paz na terra aos homens de boa vontade:
É uma regra de ouro pela qual o jornalista e seus colegas nos grandes veículos se guiam com devoção — como Amaury Ribeiro Junior verificou ao lançar seu A Privataria Tucana, uma investigação sobre as privatizações durante o governo FHC.
Por Jorge Furtado A privataria tucanaO ensurdecedor silêncio dos grandes jornais e programas jornalísticos sobre o…jornalggn.com.br
E tudo terminou em chocolate:
A loja de chocolates Schimmelpfeng passou a vender o ovo de Páscoa "Moroango" em homenagem a Sérgio Moro, juiz federal…extra.globo.com
Na segunda 28, Arnaldo Jabor acordou com ressaca de vinho Sangue de Boi, mas resolveu ir ao ar na rádio CBN assim mesmo:
SEGUNDA, 28/03/2016, 08:12 MATÉRIAS RELACIONADAS COMENTÁRIOS Aviso Os comentários são de responsabilidade exclusiva de…cbn.globoradio.globo.com
Pausa para o clipe da conspiração petista do Jabor:
O golpe policial-jurídico-político-midiático-telúrico-intergalático
Para alguns, trata-se de algo semelhante ao que aconteceu em outras repúblicas de banana da América Latina.
Por exemplo, como acontecera com Fernando Lugo no Paraguai, em 2012, Dilma terá somente 48 horas para apresentar a defesa:
(Análise) Decisão sobre impeachment de Dilma pode levar quase 2 meses, Maioria de comissão que analisa pedido é favor…ansabrasil.com.br
E como em Honduras, as Forças Armadas estão prontas para depor a presidente e extraditá-la à revelia do Poder Judiciário:
General esteve em Manaus durante a visita do presidente do STF (Luiz Vasconcelos/Arquivo AC) O Comandante do Exército…acritica.uol.com.br
Exato! É um golpe dado pela Polícia Federal, pela Justiça Federal, pelo Conselho Nacional de Justiça, pela Procuradoria da República, e pelo Congresso Nacional, após consulta ao Supremo Tribunal Federal, para formar uma comissão que vai debater o processo de impeachment a ser votado abertamente por maioria absoluta dos membros do Câmara dos Deputados, escolhidos pelo povo em eleição direta. Mais golpítico, impossível.
Resta saber o que motiva o pedido de impeachment, de que pouco se tem falado nos últimos meses. Conforme o próprio presidente da Câmara, para dar sinal verde ao processo, o único argumento apresentado com chances de prosperar é o das pedaladas fiscais do primeiro semestre de 2015. Tradução: o governo assinou uns decretos que descumpriam a meta estabelecida no orçamento da União. É um crime gravíssimo, jamais praticado na história desse país. Caso Dilma seja condenada, a prática das pedaladas estará finalmente purgada da nação, que conta com governadores decentes e tribunais de contas atentos, formados por profissionais do mais alto gabarito.
Política 14 de Jul de 2015 * 08:11 A Polícia Federal realiza buscas no gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas…metro1.com.br
Interrompenos nosso texto para mais uma atualização do impeachômetro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Março de 2015.
Política O ex-presidente não mostra empolgação com o impeachment e diz ver o sistema político “esgotado”.www.cartacapital.com.br
Abril de 2015.
19/4/2015 às 16h59 (Atualizado em 19/4/2015 às 19h27) Ex-presidente da República afirmou neste domingo que impeachment…noticias.r7.com
Agosto de 2015.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) publicou em uma rede social uma nota na qual afirma que a presidente…ultimosegundo.ig.com.br
Outubro de 2015.
Em palestra para empresários, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta quarta-feira que é preciso…www.valor.com.br
Dezembro de 2015.
Compartilhar O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta sexta-feira, em Lisboa, o uso do impeachment como…www.bbc.com
Janeiro de 2016.
Ex-presidente, que em dezembro defendeu processo contra a petista, agora volta a questionar viabilidade da medidabit.ly
Dia 19 de março.
São Paulo — A crise política que está desestabilizando o país tem uma saída: o afastamento de Dilma Rousseff da presid…exame.abril.com.br
Única ideia fixa do ex-presidente:
Maravilhas curativas
Falando em remédio amargo, o Senado aprovou, na terça 22, projeto de lei que autoriza a produção e venda da fosfoetanolamina, princípio ativo da “pílula do câncer”. Com a palavra, um dos especialistas na área, o senador Ivo Cassol (PP-RR):
De fato, algumas etapas que deveriam ter precedido sua distribuição aos pacientes oncológicos não foram cumpridas. No entanto, o Estado brasileiro não pode ignorar o fato de estarmos diante de uma das mais relevantes descobertas médicas dos últimos anos.
De fato. A declaração do douto senador foi amparada pelas últimas análises:
Não foram animadores os primeiros resultados de testes independentes feitos com a chamada " pílula do câncer…www1.folha.uol.com.br
Além de cientista tarimbado, o senador Cassol especializou-se em licitações públicas:
O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta quarta-feira (3) para data ainda indefinida o julgamento de um novo…g1.globo.com
Outro grande político-cientista é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que prometeu exame pré-natal para dengue, zika, chikungunya e quiçá todos os mais de 30 vírus que o aedes aegypti carrega:
Prova, assim, que é um homem à frente do seu tempo:
O diagnóstico de zika ainda é muito limitado devido à ausência de métodos padronizados, afirmou o pesquisador Pedro da…g1.globo.com
Novo escrete canarinho
O equivalente nacional a ataque terrorista foi o vazamento de uma lista com nomes de políticos, valores de contribuições e codinomes encontrados em posse de diretor da Odebrecht pela Polícia Federal faz um mês. Como as investigações sobre a legalidade desses repasses envolvem gente com foro privilegiado, tratou-se de pôr a lista em sigilo novamente para que nenhum marciano ou jornalista da Globo tenha acesso aos nomes que ali estão. Quanto ao resto dos mortais, pudemos vislumbrar nos documentos as recomendações da Odebrecht para a mais nova seleção brasileira, a substituir a de Dunga.
No ataque: Nervosinho (Eduardo Paes-RJ), Avião (Manuela D’Ávila-RS), Carangue(i)jo (Eduardo Cunha-RJ), Bruto (Raul Jungmann-PE), e Atleta (Renan Calheiros-AL)
Na defesa: Candomblé (Edvaldo Brito-BA), Passivo (Jaques Wagner-BA), Viagra (Jarbas Vasconcelos Filho-PE), Colorido (Fábio Branco-RN), e Grego (Jorge Picciani-RJ).
No gol: Goleiro (Paulo Magalhães-BA).
No banco: Escritor (José Sarney-MA), Roberval (Mario Kertesz-BA), Proximus (Sergio Cabral-RJ), Caseiro (Marconi Perilo-GO), Comuna (Daniel Almeida-BA), Drácula (Humberto Costa-PE), Ela (Vanessa Grazziotin-AM), Múmia (Randolfe Rodrigues-AP), Tuca (Arthur Maia-BA), Lindinho (Lindbergh Farias-RJ), e Ovo (Raimundo Colombo-SC).
O técnico é Cacique (Romero Jucá-RR) e o preparador físico é Boiadeiro (Silval Barbosa-MT).
Ah, mas e o Aécio?
O senador e presidente do PSDB fez o que sabe fazer melhor: virou meme.
E o povo se solidarizou.
Espere! Deixamos o melhor para o final. And it’s all true.
O assíduo senador Zezé Perrella, de reputação ilibada e que, assim como Lula, não tem muito patrimônio em seu nome, resolveu emprestar seu brilho à causa da Polícia Federal, pela moralidade, pela nação cruzeirense e pela ordem no país.


Com esta imagem inspiradora, fechamos o mês de março na esperança de que o Brasil respeite o feriado e pegue mais leve em abril.


Até mês que vem.
Esta série é inspirada no Febeapá, crônicas de Stanislaw Ponte Preta (pseudônimo do escritor Sérgio Porto) sobre os absurdos da política durante os primeiros anos do (último) regime militar. A coletânea desses textos foi relançada em versão caprichada da Companhia das Letras, com prefácio de Sérgio Augusto.









