Femtocell solução ou dor de cabeça?

Nova empreitada das operadoras Brasileiras ,talvez não seja tão boa assim.


Caro leitor nossa cobertura móvel é um lixo certo? Somos reféns de tarifas altas e pouco retorno certo? porém ,contudo,todavia ,nossas operadoras estão preparando mais uma empreitada ,conheça agora a solução ou talvez mais um problema…

O Nome dessa solução é o Femtocell , que nada mais é do que pequenas estações de rádio-base intermediaria ,agindo como uma pequena antena de celular que é posicionada entre os aparelhos celulares e as centrais de comutação e controle.

Na prática você teria esse aparelho posicionado em algum ambiente ,aonde o sinal se tornaria mais “forte” ,e através de um link banda larga o sinal seria mandado para um Gateway da operadora e acessar a rede de telefonia.

Antes que você pense — nossa que ideia inovadora ,como não tinham pensado nisso antes? Na verdade pensaram , a ideia de Femtocell no mundo não é nenhuma novidade , os EUA ja o utilizam desde meados de 2007 , Mas graças a nossa Anatel (motherfuck) o Femtocell no brasil só foi permitido a partir de 04/11/2013, por questões burocráticas entre as operadoras e a própria Anatel.

Especificações :

  • Amplia a areá de cobertura (interna)
  • Solução ideal para regiões de difícil acesso
  • Conectam -se á rede da operadora através da conexão (banda larga) do ambiente do usuário(ADSL,Cabo,etc)

Principais Características:

  • Cobertura de 50 á 200 metros
  • Potência inferior á 1w
  • Mesma faixa de frequência das operadoras de celular.
  • Tecnologia : CDMA , GSM ,3G
  • Pré configurado (os clientes não acessam as configurações)
  • Upgrade e gerenciamento realizado pela operadora

Algumas dúvidas já estão sendo lançadas ,por exemplo a questão do Femtocell acabar compartilhando o sinal com vizinhos ,ou pessoas sem a devida permissão,esquema muito parecido com as redes Wi-fi , então já estuda-se a possibilidade de haver um gerenciamento para limitar acesso á alguns dispositivos credenciados na “rede” , etc.

Nos países que o aparelho está presente a maioria das operadoras o utiliza, por exemplo nos EUA somente a T-Mobile não adere . No Brasil as operadoras que mais estão interessadas em oferecer Femtocells são a Tim e a Vivo que estão já realizando investimentos para oferecer aos clientes.

Mas nem tudo é maravilhoso ,como tudo hoje que é lançado corre risco de ter vulnerabilidades , o Femtocell não iria passar ileso né?

Um grupo chamado ISECpartners (https://www.isecpartners.com/blog/2013/august/femtocell-presentation-slides-videos-and-app.aspx) descobriu uma vulnerabilidade do aparelho , aonde poderíamos interceptar os dados para colocar um grampo.

O modelo usado pelo grupo no teste foi o da Verizon.

Lembrado que o grupo realizou esse procedimento com o conhecimento da operadora ,que logo providenciou um patch de correção ao erro , mas através dessa revelação ficou claro que esse aparelho pode ser interceptado e o risco de grampo é grande. Essa vulnerabilidade deixou que o atacante pudesse ter acesso as chamadas telefônicas a todas as mensagens de SMS e MMS trocadas ,etc.Para o atacante realizar o golpe era necessário que um malware (construido para android) tivesse operando no dispositivo.

E a ironia é a seguinte ,nos EUA já se estuda a possibilidade de abandonar o Femtocell justamente pelas vulnerabilidades que começam a emergir. Enquanto que aqui no Brasil o uso irá começar hahahahaha.


Até mais pessoal!!

WRP