

Inspiração não vem
Tem que buscar.
Designers, assistentes/diretores de arte, redatores, diretores de criação, enfim, qualquer profissional que esteja relacionado com a produção de conteúdo é automaticamente catalogado com o rótulo de “criativo”.
Se tiver algum abacaxi que você não sabe (ou não quer) descascar, basta empurrar pra galerinha de criação que eles dão um jeito, afinal, são criativos.
O que isso quer dizer?
A noção popularmente conhecida de ser uma pessoa criativa é de um indivíduo iluminado, que vê as coisas de forma naturalmente diferente, um gênio espontâneo, o rei das “sacadinhas” e blá blá blá.
Isso tudo parece lindo quando vemos aquele monte de coxinhas sorrindo e segurando leões dourados numa cidade francesa, mas isso não reflete a realidade nem o trabalho envolvido.
Essa associação mágica de inspiração como um dom divino ou algo que se nasce com ou não, minimiza o esforço e importância do profissional.


“Inspiration is for amateurs; the rest of us just show up and get to work”
Chuck Close
A inspiração vem de tudo que você estuda, vive, experimenta e compreende.
Você pode olhar 20 blogs de referências todos os dias, babar pelas obras dos artistas mais cults do momento, entretanto, se você não entende como tudo isso funciona, não irá te servir de nada. Sendo assim, uma pessoa pode ser inspirada a criar uma coisa porém sem conhecimento e instrução, não conseguirá replicar os resultados do que à inspirou inicialmente.
Tudo o que fazemos e criamos está relacionado com outras coisas que já vimos e assimilamos na nossa vida. Quantos mais abertos e curiosos estivermos, mais conseguimos compreender e aproveitar. Sendo assim, a inovação, a descoberta e o insight surgem do processamento dessas informações e das formas como as mesmas são transformadas ou reorganizadas.
Portanto, vá além da estética, da referência visual, da simples emulação. A busca da inspiração deve ser constante e não se resumir a buscas no Behance, Pinterest ou Dribbble a cada nova solicitação de job.
Sei que no mundo real, essas coisas precisam de um tempo que nem sempre é fornecido, entretanto, quanto mais interiorizar os mecanismos para estimular sua criatividade, mais rapidamente irá encontrar a danada da inspiração.
Assine nossa newsletter e receba as atualizações no seu e-mail.
Clique aqui.
Posts relacionados:

