

O design gráfico nas manifestações
A democracia precisa de tantos cartazes toscos?
Pode ser uma grande frase, uma ideia genial ou uma sacadinha super engraçada. Não importa o conteúdo do seu manifesto, com certeza ele irá acabar em um cartaz zoado ou em uma faixa horrenda. Pode ser feito à mão de forma caseira ou “na gráfica”. Não interessa. Parece que é obrigatório ser feio. Vai ver, caso contrário, não surte efeito de protesto. Vai saber.










Essa despreocupação com a estética, legibilidade entre outras coisas fundamentais para se conseguir transmitir com mais efetividade uma mensagem, é só mais um reflexo da ignorância com relação ao design gráfico por parte das pessoas em geral e, consequentemente, do mercado.
Eis que então, surpreendentemente, uma rede de fast food nacional, o Habib’s, resolve apoiar os protestos do dia 13 de março, expressando uma posição política arriscada e oportunista. Para isso, a cadeia de restaurantes distribuiu cerca de 150.000 cartazes de suporte à campanha contra a corrupção, reforçada pelas hashtags #fomedemudança e #todomundoseajudando.












Assinados pela PPM*, house agency da Habib’s e outras empresas do grupo, os cartazes trazem tipografia vernacular, lembrando o estilo do comércio varejista (cartaz de supermercado), cores fortes e mensagens diretas como ingredientes principais na composição das peças expostas acima.
Ao acompanhar os protestos pela TV, vi por diversas vezes esses cartazes, sendo assim, acredito que essa ação do Habib’s tenha sido bem sucedida como forma de divulgação da marca e seu posicionamento, apesar de não saber quais resultados reais tem ou terão com essa campanha.
As manifestações populares são uma boa oportunidade para os designers gráficos se expressarem.
Em 2013, a gráfica Meli-Melo Press, em São Paulo, disponibilizou seus serviços gratuitamente para imprimir cartazes de protesto de diversos designers. Veja abaixo alguns dos cartazes.














Se deseja exercitar suas habilidades como designer juntamente com suas convicções políticas, fique atento. Tem rolado alguns concursos como o “ 1º Concurso de Cartazes Político #Empurraqueelecai — Fora Cunha” realizado no final do ano passado.










Manifeste-se!
* Não consegui confirmar essa informação

