No que Post-its podem te ajudar na vida

Esses papéis autocolantes podem ser mais importantes do que você imagina!

comentei em palestras e em quase todas as minhas redes sociais o motivo pelo qual eu amo Post-it. E nem vem me falar que isso é uma propaganda, já que eu não ganho, nem nunca ganhei, algo deles. É um lance de gostar mesmo. De ver que é um método efetivo e que funciona para mim. Talvez, pode funcionar para você também.

Caso você tenha bilhões de ideias a cada segundo, ou então está aprendendo uma língua nova, ou gosta muito de ler revistas, seja bem vindo ao post. Imagino que ele vai ser muito útil para você agora.

Carrego na bolsa uma pequena bolsinha com variados tamanhos de Post-it. Entre eles, três pequenos, um médio, um grande e vários para marcar página. Isso me ajuda na organização de muitas coisas no meu dia-a-dia.

TO DO LIST

Acho que esse é o basicão do Post-it. Principalmente se você tem um computador com tela grande — afinal, eles são colados estratégicamente na tela para você não esquecer nada. Os papéis fazem você visualizar tudo que precisa fazer naquele dia e só saem da tela quando você cumpre o proposto no adesivo.

Para mim listas de tarefas funcionam muito mais do que Post-its na tela — já que tenho muitas coisas para fazer em um dia de trabalho. Mas eu os uso para tarefas mais urgentes, que precisam ser cumpridas ao longo daquele dia.

MINDMAP (MAPA MENTAL)

Uma utilidade do Post-it que, na minha opinião, é sensacional, são os mindmaps. Basicamente, é você usar Post-its para estruturar alguma ideia que você teve. A grande maioria dos meus projetos (Compartilhe o Amor, Talkative, e outros) começaram assim. Eu coloco um Post-it grande, central, com o tema do projeto e vou ramificando como será a estrutura da ideia com outros Post-its menores.

Funciona muito bem pelo fato de eu conseguir visualizar tudo que eu pretendo fazer. Assim, criar tarefas para mim mesma e ir, aos poucos, fazendo o que estava no papel tomar forma de verdade.

Cantinho da minha casa com um pequeno mapa mental na parede.

APRENDER UM NOVO IDIOMA

Sou autodidata no Inglês. Resolvi que aprenderia o idioma, não tinha grana para pagar curso e meti a cara nos livros. Porém, um aprendizado completo é aquele em que você convive com um idioma — por isso que é bom você só falar a língua local quando vai morar em outro país.

Como eu não tinha com quem conversar e treinar palavras básicas do dia a dia (sofá, cafeteira, geladeira, arroz, etc), colei Post-its com o nome em inglês da maioria das coisas.

Assim, quando eu fosse em algum lugar da minha casa, olhava o objeto (que já sabia o nome em português) e visualizava o nome em inglês, escrito no Post-it.

LER LIVROS E REVISTAS

Outra utilidade ótima para esse produto de 1001 utilidades: lembrar do que você leu em revistas ou livros e que julga importante.

Estou comprando revistas quase que semanalmente. Por mais que o conteúdo online seja mais rápido, revistas me mostram, às vezes, um conteúdo mais completo sobre um determinado assunto. Além de, claro, mostrar um ponto de vista que pode ser diferente do meu.

Antes eu comprava revistas, lia e se encontrava algum conteúdo que eu julgava bom, guardava comigo. Sem nenhum tipo de nota ou marcação para lembrar daquilo. A revista ficava ali e eu não lembrava o motivo dela estar ali. Foi aí que eu resolvi usar Post-its para me ajudar.

Sempre que leio revistas, estou munida com adesivos para marcar a página e um marca texto. Grifo os parágrafos que são importantes (alguns até anoto no meu caderno de bolso) e marco a página com um Post-it.

Ta-dá!

Elas ficam no meu quarto, próximo à minha mesa de trabalho. Posso consultar quando quiser, já sabendo exatamente onde procurar. Assim eu não me perco e não deixo um conteúdo bacana abandonado em caixas na minha casa.


Essas são as utilidades de Post-its que funcionam para mim. Uso tudo isso diariamente e acho uma boa estratégia para lembrar de tudo e organizar as ideias. Espero que esse texto tenha te ajudado! :)


Gostou desse texto? Clique em Recommend, logo abaixo. Assim você ajuda esta história a ser encontrada por outras pessoas.