Episódio #11 — O designer brasileiro que imaginou o Fiat de 2050

Três e meio
Três e meio
Published in
3 min readAug 25, 2020
O Fiat Panda de 2050, imaginado pelo estudante brasileiro de Design Vítor Da Matta, foi avaliado por Giorgetto Giugiaro, que o consagrou como um dos vencedores de um concurso do IAAD. (Foto: Vítor Da Matta Borges)

No novo episódio, o Três e Meio recebe o designer Vítor Da Matta, responsável por imaginar o Fiat Panda do ano 2050. Estudante do curso de Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, Vítor nos conta como foi o processo de criação do carro conceito, desde a imaginação do mundo no qual ele estaria inserido, até as inspirações no Centoventi e no Mio, passando pela sensação única de ser avaliado por mestres do design automotivo italiano, como Giorgetto Giugiaro. Tem também a parte 4 da história recente da Fiat — depois de conhecer Gianni Agnelli, o herdeiro da empresa, vamos mergulhar na sua vida após a Segunda Guerra Mundial e descobrir como o playboy italiano se tornou um dos maiores líderes da história da Fiat.

Onde ouvir

O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, PocketCasts e outras plataformas (via Anchor). Clique aqui e assine o podcast.

Se preferir, dê play aqui:

Contato

✉️ Escreva para tresemeiopodcast@gmail.com
@ Siga o @tresemeiopodcast no Instagram e no Facebook
🎙 Apareça no próximo episódio! Grave uma mensagem de áudio

Destaques do episódio

  • 01:44 — Comentários recebidos sobre o episódio anterior.
  • 03:45 — Entrevista com Vítor Da Matta, o designer brasileiro que imaginou o Fiat Panda do futuro!
  • 50:50 — Qual a história recente da Fiat? — Parte IV: Gianni Agnelli assume a Fiat após o período de playboy.

Extras do episódio

Matérias e referências:

  • Ajude o Vítor a estudar em Turim, na Itália! Clique aqui e participe da vaquinha virtual até 03/09/2020!
  • Confira aqui todos os detalhes do Panda de 2050 e, a seguir, algumas imagens do carro (e do cenário) imaginado pelo Vítor:
O ritmo frenético das cidades de 2050 foi o pontapé para iniciar os trabalhos e pensar no Fiat Panda do futuro, segundo Vítor. (Foto: Vítor Da Matta Borges)
Com base nos valores vistos no Panda original, desenhado por Giorgetto Giugiaro e lançado há 40 anos, Vítor pensou o carro do futuro. (Foto: Vítor Da Matta Borges)
Elétrico, autônomo e simples, para gerar momentos de tranquilidade e diversão em meio à rotina frenética: poderia ser o Fiat Panda de 1980, mas é o Panda do Vítor. (Foto: Vítor Da Matta Borges)
O interior é modular, tal como o Panda original e o Fiat Centoventi. Tudo inspirado pela pergunta: "o que há de novo no passado?", digna do filme "De Volta para o Futuro". (Foto: Vítor Da Matta Borges)
  • Os detalhes do concurso promovido pelo Instituto D'Arte Applicata e Design (IAAD) podem ser vistos aqui.
  • Ficou curioso para saber mais sobre o Fiat Panda? Olha o post no Instagram do Três e Meio:
  • A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
  • As vinhetas são o som do motor do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (❤️), gravado pelo canal Automann-TV no YouTube.

Sobre o podcast

O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Episódios semana sim, semana não.

--

--

Três e meio
Três e meio

O podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat.