Episódio #4 — O Fiat Mobi é o carro do mundo pós-pandemia?
No episódio de hoje, vamos falar sobre o Fiat Mobi. Projetado para ser um subcompacto barato, mas lançado como um carro inteligente, a verdade é que o Mobi nunca chegou a ser o sucesso que a Fiat esperava. Mas agora, com a crise que resultará da pandemia de covid-19, isso pode mudar. Segundo especialistas e executivos, há estudos que apontam que carros de entrada poderão ser vistos como opção ao transporte público, estigmatizado como ambiente de contágio. Além disso, a categoria do Fiat de entrada tende a sofrer menos aumentos e poderá se manter uma opção viável em meio ao cenário de recessão. Será que chegou a vez do Mobi?
Se você está considerando comprar um carro nos próximos tempos, o Fiat pode entrar na sua lista e este episódio vai ajudar você a saber se ele é uma boa escolha. Qual o preço? Quanto custa o seguro? Qual o valor da manutenção? E quanto vou gastar com combustível no mês? Um breve comparativo com o Renault Kwid irá esclarecer se o Mobi tem chances de, após a pandemia, ser o que nunca foi — e, assim, ajudar a Fiat se destacar no mundo pós-coronavírus. Ainda tem react com o facelift do Fiat Toro e, por fim, a história do surgimento da Fiat, falando agora sobre o começo do fim de era de Giovanni Agnelli à beira da Segunda Guerra Mundial.
➡️ Clique aqui e acompanhe o Três e Meio!
Onde ouvir
O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, SoundCloud, PocketCasts e outras plataformas (via Anchor). Clique aqui e assine o podcast.
Se preferir, escute por aqui:
Contato
✉️ Escreva para tresemeiopodcast@gmail.com
@ Siga o @tresemeiopodcast no Instagram e no Facebook
🎙 Apareça no próximo episódio! Grave aqui uma mensagem de áudio
Destaques do episódio
- 03:00 — Mundo pós-pandemia e Fiat Mobi: ele tem o que precisa para surfar nessa onda?
- 36:53 — React: facelift da Fiat Toro.
- 41:31 — Qual a história da Fiat? Parte 4: Segunda Guerra Mundial (I).
Extras do episódio
Matérias e referências
- Participe do sorteio da miniatura da Fiat!
- "O futuro incerto do Fiat Mobi", publicado no Jornal do Carro.
- Para os reacts, foi utilizado o post a seguir, do Instagram da revista Quatro Rodas:
- Para quem quer conhecer mais da história da Fiat, é interessante dar uma olhada no livro Nos bastidores da Fiat: a ousadia de uma tradição que se reinventou e venceu a crise, de Jennifer Clark, publicado pela Editora Saraiva. A obra também traz bastidores da fusão com a Chrysler.
- A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
- As vinhetas são o som do motor do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (❤️), gravado pelo canal Automann-TV no YouTube.
Ficha técnica do Fiat Mobi
Versões, preços e equipamentos de série
- Fiat Mobi Easy 1.0 Fire Flex 4P — R$ 35.990,00. Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras, brake light, chave desmodrômica, chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração, check quadro de instrumentos (Welcome Moving), cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, console central parcial com porta-copos, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), espelho no para-sol lados motorista e passageiro, faróis com máscara negra, follow me home, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), grade dianteira texturizada, kit HSD (High Safety Drive) com airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, motor Fire 1.0 EVO 8V Flex, painel (moldura) e maçanetas na cor preta, para-choques na cor do veículo, porta-malas com tapete em carpete, quadro de instrumentos com iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor), retrovisores externos com comando interno mecânico, revestimento interno em todas as colunas, rodas de aço estampado 5.0 x 13 polegadas com calotas integrais + pneus verdes 165/70 R13 com baixa resistência a rolagem, tampa traseira do porta malas em vidro estrutural de alta resistência na cor preta, tomada 12V e válvula antirrefluxo de combustível.
- Fiat Mobi Like 1.0 Fire Flex 4P — R$ 42.690,00. Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras, brake light, chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração, check quadro de instrumentos (Welcome Moving), cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, computador de bordo (distância, consumo médio,consumo instantâneo, autonomia), console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro), direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), espelho no para-sol lados motorista e passageiro, faróis com máscara negra, follow me home, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), grade dianteira texturizada, kit HSD (High Safety Drive) com airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, painel (moldura) e maçanetas na cor preta, para-choques na cor do veículo, porta-malas com tapete em carpete, quadro de instrumentos com conta giros, iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marchas, hodômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor), retrovisores externos com comando interno mecânico, revestimento externo nas colunas B e C das portas, revestimento interno das soleiras nas portas dianteiras, revestimento interno em todas as colunas, rodas de aço estampado 5x5 14 polegadas com calotas integrais + pneus verdes com baixa resistência a rolagem 175/65 R14, tampa traseira do porta malas em vidro estrutural de alta resistência na cor preta, tomada 12V, vidros elétricos dianteiros (one touch e anti-esmagamento) e travas elétricas nas 4 portas e válvula antirrefluxo de combustível.
Motor
- Fire EVO 1.0 Flex 8V.
- Cilindrada total: 999,1.
- Torque máximo: 9,5 (gasolina)/9,9 (etanol) kgfm a 3.850 rpm.
- Potência máxima: 73(G)/75(E) cv a 6.250 rpm.
Dimensões e medidas
- Tanque de combustível: 47 litros.
- Altura do solo: 15,6 cm.
- Largura: 1,63 m.
- Comprimento: 3,56 m.
- Altura: 1,50 m.
- Entre-eixos: 2,30 m.
Sobre o podcast
O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Episódios de 35 minutos semana sim, semana não.