Fiat antecipa novos Panda, Fastback e Strada em carros-conceito elétricos
Aqui está o futuro da Fiat.
Olivier François, CEO global da marca, divulgou hoje (25) uma prévia de uma série de conceitos que nortearão o futuro global da marca.
Com linhas inspiradas na icônica fábrica de Lingotto, em Turim, cinco modelos foram divulgados: um city car, uma picape, um fastback, um SUV e um crossover aventureiro.
Os conceitos darão origem a modelos que serão revelados de 2024 a 2027, todos sendo membros da família Panda. Eles usarão plataformas da Stellantis, o que os permitirá ter tanto versões a combustão quanto híbridas e elétricas.
Além disso, a marca promete que seus carros terão interior com a filosofia "menos é mais" e materiais sustentáveis. Também serão modulares e com linhas ovais.
Strada, Pulse, Fastback: os carros-conceito que vão inspirar os substitutos dos Fiat de hoje
O city car foi chamado de “mega Panda”, por ser maior que o modelo atual. A marca promete soluções inovadoras, como um cabo de recarga mais prático, posição de dirigir elevada e design robusto.
A picape imaginada agora antecipa novas Strada e Toro, e a Fiat promete apostar em replicar o sucesso que elas fazem no Brasil também na Europa, como veículos de lazer, mas funcionais.
Citando o Fiat Fastback como exemplo de sucesso no Brasil, a marca também revelou um conceito com formas de SUV cupê. E, com ele, pela primeira vez a Fiat deu um indício concreto do futuro do Tipo, dizendo que a família de médios será substituída pelo próximo Fastback.
Há, ainda, um conceito aventureiro, chamado de “Camper”. Esse carro parece ser uma versão um pouco maior do Panda e foi descrito como “feito para a cidade, mas com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança”. Poderia ser a nova geração do Pulse.
Mas foi mostrado ainda um SUV, chamado de “giga Panda”, que também seria capaz de ocupar o espaço do SUV nacional menor da marca. A Fiat promete ser um carro familiar, versátil, espaçoso e robusto.
Quando serão lançados?
Segundo François, a Fiat é uma marca global, mas entrará em uma nova fase a partir deste ano. "O próximo passo é fazer a transição de produtos locais para uma oferta global, capaz de atender os clientes de todo o mundo”, disse o executivo.
Os conceitos podem ser mostrados ao vivo nos próximos meses, mas a versão final de produção do novo Panda será revelada apenas em 11 de julho, quando a Fiat completa 125 anos.
E você, gostou do que vem por aí no futuro da Fiat?