Stellantis confirma chegada dos novos Fiat Argo e Jeep Renegade; saiba quando será

Jacob Paes
Três e meio
Published in
5 min readJun 13, 2024
Fiat Panda chega ainda este ano na Europa e dará origem ao novo Fiat Argo. Jeep Renegade vai demorar mais. (Divulgação)

Nesta quinta-feira (13), a Stellantis, dona das marcas Fiat e Jeep, fez uma apresentação a investidores em sua sede em Detroit, nos Estados Unidos. Entre os destaques, esteve a confirmação de duas importantes novidades para o Brasil: as novas gerações do Fiat Argo e do Jeep Renegade.

Confira a seguir alguns dos destaques do que foi apresentado.

Entre os conceitos divulgados pela Fiat no início do ano, está o que antecipa o novo Panda — ele será a base do novo Fiat Argo. (Divulgação)

Fiat e Brasil quase apagados

A apresentação feita pelo grupo deu pouco destaque à Fiat, apesar de ser a marca número um em volume de vendas da Stellantis em todo o mundo. No contexto europeu, a empresa preferiu destacar a Peugeot em favor da italiana, pelo fato de a marca francesa estar liderando a eletrificação dentro do grupo e ter veículos no segmento C, em alta na Europa.

A expressiva liderança da Fiat no Brasil, maior mercado da marca italiana no mundo, também poderia ter sido destacado, mas não foi. Segundo a Stellantis, a região da América do Sul corresponde a apenas 10% da margem operacional do grupo. Em seu lugar, a empresa preferiu destacar o mercado do Oriente Médio e África, no qual a Stellantis vem investindo nos últimos anos e tem contribuição similar ao do nosso.

Ram 700 e Rampage, derivadas das Fiat Strada e Toro, respectivamente, foram os maiores destaques do Brasil no Investor’s Day da Stellantis. (Stellantis)

Ainda assim, o grupo confirmou três novos modelos para a Fiat na Europa durante o período de 2024 a 2026, todos com a plataforma Smart Car — a mesma do novo Citroën C3.

Essa plataforma é a aposta do grupo para fazer modelos baratos "com atitude SUV", já que utiliza componentes simplificados. Além dos Citroën, também deu origem ao Opel Frontera, um rebadge do C3 Aircross.

No caso da Fiat, apenas um dos novos modelos chegará ao Brasil no ciclo atual, ou seja, até 2026. Trata-se da nova geração do Fiat Argo, que será lançada em 2026 — informação corroborada pelo Autos Segredos.

Plataforma Smart Car dará origem a pelo menos três novos Fiat, seguindo estratégia semelhante à da Citroën. (Stellantis)

O que sabemos do novo Fiat Argo e seus derivados?

Ao que tudo indica, o carro será uma versão da nova geração do Fiat Panda, cuja revelação está marcada para ocorrer na Itália no próximo dia 11/07, devendo chegar às lojas na Europa até o fim deste ano. Saiba mais sobre ele ouvindo o episódio 71:

Os demais modelos da Fiat, que serão lançados em 2025 e 2026 na Europa, devem chegar ao Brasil na sequência, ou seja, 2027 e 2028, respectivamente. É provável que esses carros sejam as novas gerações de Pulse e Fastback, como já adiantou Olivier François, CEO global da marca.

Fiat Fastback vai abandonar plataforma MLA para se tornar global na Smart Car. (Divulgação)

Jeep Renegade de volta à mesa

Mais uma vez, a Jeep foi a protagonista da apresentação entre as marcas do grupo. A marca de SUVs tem planos de crescer globalmente nos próximos anos, passando do 1 milhão de unidades vendidas em 2023 para 1,5 milhão em 2027. Desse volume, a maior parte (1 milhão) seria na América do Norte.

Para isso, a Jeep vai aumentar a produção em todos os continentes em que atua, além de iniciar uma ofensiva de novos lançamentos. O Jeep Wagoneer S puxará a fila: é o primeiro veículo global 100% elétrico da marca. Ele será o Jeep mais rápido da história, um SUV grande rival dos Tesla, e chegará aos Estados Unidos ainda neste ano.

Entre os novos D-SUVs da Jeep, o Wagoneer S terá posicionamento de luxo, enquanto o Recon será off-road e um novo modelo inédito será generalista. (Divulgação)

No ano que vem, a Jeep lançará o Recon, primeiro SUV 100% elétrico com selo Trail Rated da marca, ou seja, um produto que mistura o DNA do Wrangler à eletrificação. Será um dos três novos modelos que a Jeep terá em adição aos dez já disponíveis hoje. O terceiro será um novo SUV médio-grande, que deve ocupar o espaço deixado pelo Jeep Cherokee — mais acessível e generalista do que o Wagoneer S e o Recon, portanto.

O que mais chamou atenção, porém, foi que a marca confimou uma nova geração do Jeep Renegade, até então alvo de muita especulação. Alguns jornalistas haviam cravado que o modelo não continuaria existindo, mas não será o caso.

Stellantis se orgulha de ter 60% do portfólio sendo "reskins" (termo mais bonito para rebadge) ou derivados. (Stellantis)

Novo Renegade ou Avenger?

O novo Renegade está previsto para 2027, e a meta é que ele seja um SUV menor para os padrões americanos, mas 100% elétrico e com versão de entrada abaixo dos 25 mil dólares.

Ainda não está claro se o Renegade também será produzido no Brasil, tendo em vista que o Avenger será lançado no nosso mercado, mas é provável que ambos os modelos convivam por aqui, já que o Avenger é menor que o atual Renegade.

Além disso, o Avenger está previsto para 2026, enquanto a nova geração do Renegade pode demorar ainda mais do que 2027 no Brasil. Até lá, o Avenger também terá de conviver com o Fiat Pulse, que tem praticamente o mesmo posicionamento do Jeep mais acessível na Europa.

Stellantis quer se diferenciar pela rentabilidade

Como balanço dos novos planos, o grupo destacou que se apoia na sua ampla gama de marcas para oferecer produtos adequados a diferentes gostos de acordo com cada público e mercado.

Para Carlos Tavares, CEO da companhia, essa flexibilidade, avistada também nos diferentes tipos de combustíveis que os carros do grupo oferecem, será essencial para que a Stellantis continue sendo uma empresa rentável e alcance as metas previstas para até 2030.

--

--

Jacob Paes
Três e meio

Editor de livros, graduado em Produção Editorial e estudante de Letras/Italiano. No tempo livre, curte séries, filmes, carros e, claro, livros @tresemeiopodcast