Desenvolva a cadência no time
O valor da melhoria contínua e da busca pela perfeição no longo prazo
Se há um inimigo maior da produtividade, este é um ímpeto por começar e não terminar. A transformação digital e as disrupções aceleradas por ela pressionam por respostas rápidas, porém o valor efetivo só vem no longo prazo.
É isto, nobre colegas de jornada. Não há atalhos para resultados consistentes e o único caminho real para avançar é a cadência. Fazer algo de forma regular, sem buscando a melhoria, por um longo intervalo de tempo.
A melhoria contínua é um conceito central no Lean, que devemos praticar a cada ciclo de execução e medição. Outro princípio do pensamento Lean, de igual importância, é da busca pela perfeição.
Combinar o conceito de melhoria contínua com o princípio da busca pela perfeição pode transformar a cultura da sua organização, reforçando a cadência de execução — a sucessão regular de entregas.
E por que isto é importante? Em boa parte das empresas temos neste momento uma avalanche de investimentos em tecnologia, com a busca incessante por mais profissionais, especialmente desenvolvedores, para implementar iniciativas digitais.
No entanto, este maior volume de frentes de trabalho não necessariamente se transforma em resultados para as empresas. De acordo com a Mckinsey, 70% das iniciativas digitais falham. Sim, este é um número: sete a cada dez empresas falham sem seus programas de transformação.
De acordo com a Mckinsey, há cinco motivos principais que explicam o insucesso das organizações: falha na definição dos objetivos da transformação, falta de entendimento claro do racional financeiro das iniciativas digitais, negligência dos ecossistemas, foco apenas nos concorrentes tradicionais, dificuldades em equilibrar o negócio atual e as novas fontes de receita.
Dessa forma, fica evidente que a condução de um processo de transformação exige um alinhamento constante e a revisão contínua do progresso, o que pode ser traduzido como cadência. A cadência nos ciclos de planejamento, execução, verificação e ação é o que assegura que o programa estará caminhando para o lugar certo, no melhor ritmo possível.
O pior que pode acontecer é você caminhar muito rápido para o lado errado. A correção de rota será cada vez mais custosa à medida que a identificação dos problemas é tardia.
Sendo assim, desenvolver a cadência no time se torna fundamental para a obtenção de resultados positivos na transformação digital.
Dentre as práticas recomendadas está a definição de objetivos claros e mensuráveis para as iniciativas digitais, algo que pode ser aplicado tanto para uma frente em participar, assim como para o portfólio de iniciativas e atividades do dia a dia.
Enquanto o business case deve ser a prática de referências para as iniciativas digitais, os frameworks de gestão de TI devem ser utilizados no dia a dia, como já tratado em outros artigos no Blog da Tríade.
Por fim, a capacidade de visualizar e trabalhar os sinais vitais da operação também é relevante para a correção de rota. E acredite…que correções serão mais comuns do que você pode imaginar. Os erros devem ser detalhados para que tenham valor dentro dos ciclos de melhoria contínua.
Como última recomendação: busque ter o painel de acompanhamento de sua transformação sempre atualizado, para que você tenha certeza do rumo de sua transformação. A tal cultura de decisões baseadas de dados não se sustenta se a prática de analisar os dados não se consolidar na organização.
Boa jornada de transformação. Mantenha a cadência!