Metaverso e o futuro das interações humanas

Alessandro Milagres
Tríade Digital
Published in
3 min readDec 1, 2021

Apôs ler o brilhante artigo do amigo Reinaldo Sima “Nada será como antes. A transformação digital no contexto do Metaverso” e analisando a transformação ocorrida por decorrência da Pandemia na sociedade, todos mudamos de hábitos e maneira de relacionar, não importando o nosso ramo de negócio / gênero / classe social / idade entre outros, eu sei que muitos devem estar perguntando sobre Metaverso e qual a relação disso com as nossas vidas com esse mundo novo que está surgindo.

A galerinha mais antenada sabe bem o conceito de Metaverso mas vamos a sua definição:

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.”

Fontes: Wikipedia

Então vem a pergunta qual relação disso com o nós de tecnologia e com o resto dos negócios?

A relação e tão direta que talvez fique difícil de explicar, durante muito tempo a TI foi separada em dois grandes grupos ITS e APPs onde ITS e (Área que cuida da Infraestrutura) e APPs (Área que cuida dos desenvolvimentos dos aplicativos e software) nos últimos anos os dois times tomaram rumos divergentes ITS um caminho mais tradicional de projetos escopo bem definido e etapas de entregas ciclo de início e fim lembrando nosso modelo cascata / water flow. Por outro lado, lá no APPs fomos para um caminho do design think, Agil com engenharia de valor, MVP, baseado em Scrum XP etc. Criamos dois mundos distintos que na verdade nunca foram distintos, embora os perfis técnicos sejam diferentes, mas o resultado e sempre o mesmo, entregar ao cliente uma experiência única e disruptiva. E foi assim na última década, acabamos criando uma atmosfera que a área de Infraestrutura e coisa de old-school e os aplicativos são algo novo e disruptivo que geram valor. Embora todos os indícios que isso era uma grande falácia estavam na nossa cara, pois temos a estrutura de Infra e Sistemas integrados e vendidos como serviços a uns 10 anos e falamos de DEVOPS* a algum tempo também.

* A palavra “DevOps” é a combinação dos termos “desenvolvimento” e “operações”. No entanto, ela representa um conjunto de ideias e práticas que ultrapassam o significado desses dois termos. O DevOps inclui segurança, maneiras colaborativas de trabalhar, análise de dados e muitas outras práticas e conceitos.

Mundos virtuais conectados ao mundo físico e real

Então apareceu a pandemia, que da noite para o dia tivemos de levar tudo para o virtual, reuniões, acompanhamento, diversão, relacionamentos, tudo. Ainda não refletimos que um dia estávamos todos trabalhando em escritório, pegando carro / ônibus / metro e indo para o ambiente de trabalho, teatro, cinema, shows, barzinho e um dia tudo mudou.

O objetivo tecnológico e de investimento desta proposta é conectar a realidade física com a realidade virtual, criando um espaço digital onde todos possamos convergir e realizar atividades que impactam tanto o mundo virtual do nosso avatar quanto o mundo real e físico.

No Metaverso encontraremos um novo ecossistema onde haverá ambientes de negócios, aprendizagem, lazer e entretenimento este sentido, pode ser exemplificado como um usuário pode estar em um shopping Metaverse comprando uma bolsa Louis Vuitton para usar com seu avatar, enquanto ele pode ir à loja da Taco Bell fazer um pedido de comida que é entregue em sua casa física por Uber Eats; enquanto participa de uma reunião com a equipe de um projeto e ao final do dia assistir a um show online dos Rolling Stones no centro de entretenimento Spotify. Desta forma, os ambientes virtuais e reais são interligados para fornecer uma experiência completa e complementar ao usuário.

Ainda é muito cedo para saber se será 1 único Metaverso no qual todos podemos trocar mundos (aplicações, marcas, empresas) que exigiriam alguma codificação, estrutura, ordem e controle para seu correto funcionamento ou serão vários Metaversos esse deve ser o caminho, multiversos conectados eu espero.

E você está pronto para o Metaverso ou Multiversos….

--

--

Alessandro Milagres
Tríade Digital

Formado em Matemática e Física pela UFMG, Mestre em Sistemas distribuídos pela UFMG. Louco por tecnologia e pai do Jorge.