O que temos de resolver para a criação do Metaverso

Alessandro Milagres
Tríade Digital
Published in
3 min readDec 9, 2021

Como surgiu a ideia de multiverso, como físico acadêmico sempre fui curioso sobre as ideias de onde viemos e para onde vamos, seguindo teorias de alguns cientistas renomados que estudaram a teoria quântica, passando pelo Big Bang e outras teorias e “experimentos” determinaram que o universo observável, tem aproximadamente 14 bilhões de anos. Isso e o tempo que teoricamente a luz gasta para chegar até a Terra no mais confins do universo, imaginando que ele continua em expansão abrindo assim possibilidades infinitas de “existência” que não conseguimos enxergar e a possibilidade de múltiplos universos denominado de multiverso.

Usando isso como base a Marvel começou a criar histórias paralelas de seus personagens nesses universos paralelos e com os jogos criamos universos específicos para cada jogo (GTA, The Sims, MOBOX, Lol, etc) criando inclusive comunidades com personagens ou avatares que nos representam nos games, como falado no artigo: Metaverso e o futuro das interações humanas que pdevera ser o futura forma de interação digital da humanidade, e criamos o conceito parcialmente correlacionado de multiverso.

Comparativamente O metaverso presume a existência de outras versões de mundo, mais além da nossa, e o multiverso afirma que existem infinitas temporalidades infinitamente se atualizando no mesmo fragmento de mundo.

Após essa viagem teórica e fantasiosa podemos falar dos pontos que temos de resolver, para criar o multiverso e os desafios para navegar nesses universos com a mesma identidade, teremos obviamente de criar um único avatar, o Facebook agora renomeando de meta (Por que será?) quer pegar essa fatia e ser a entrada única para esses mundos, fazendo uma comparação simples, eles querem criar o padrão de “plug and play” em que nosso avatar navegue em todos esses mundos. Claro será necessário e fundamental para conectar os multiversos que irão existir, e mover-se de um conjunto de mundos virtuais independentes, além de resolver essa ubiquidade de acesso e identidade, teremos que ter alguns progressos em outras três áreas: realismo imersivo, interoperabilidade e escalabilidade. Para cada área, o status atual e os desenvolvimentos necessários para alcançar um Multiverso funcional são descritos abaixo. Fatores que apoiam a formação de vários universos virtuais viáveis, como o interesse institucional e popular e melhorias contínuas no desempenho do hardware, e fatores que restringem a realização deste objetivo, incluindo limites em métodos computacionais, colaboração não realizada entre as partes interessadas e desenvolvedores do mundo virtual, também devem ser considerados.

Esses ramos de estudos terão de evoluir rapidamente e serão sem sombra de dúvida os próximos desafios para os profissionais de tecnologia e teremos de superar para conseguir criar esse universo paralelo, vocês estão preparados?

--

--

Alessandro Milagres
Tríade Digital

Formado em Matemática e Física pela UFMG, Mestre em Sistemas distribuídos pela UFMG. Louco por tecnologia e pai do Jorge.