Apoiando a Inovação e o Empreendedorismo em Pernambuco

Fundo Criatec 2, principal fundo de inovação e empreendedorismo em operação no Brasil, realizou evento para interagir com empreendedores pernambucanos.

Haim Mesel
Triaxis Capital
5 min readApr 22, 2016

--

No último dia 31 de março, o Fundo Criatec 2 com apoio da Triaxis Capital, da Bozano Investimento, do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), realizou o evento Criatec 2: capital empreendedor apoiando a inovação em Pernambuco.

O evento do Fundo Criatec 2 em Pernambuco ocorreu de forma integrada com a Mangue.bit — 1ª Conferência Pernambucana de Startups e Empreendedorismo. A a Mangue.bit aconteceu no expediente da tarde do mesmo dia e ofereceu ao público uma programação voltada à análise de cases regionais e nacionais. A Conferência também focou na troca de experiências, networking e debate de caminhos para inovação e captação de investimentos com a participação de empresas de expressão nacional como Buscapé, Google e Viva Real.

O evento aconteceu no auditório do JCPM Trade Center, na cidade de Recife, e contou com a presença de um grande público entre empreendedores, pessoas ligadas à academia e representantes de agências de fomento, que lotaram os 230 lugares do auditório. Todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir várias palestras com conteúdo de interesse para o ecossistema de empreendedorismo e inovação do estado.

Plateia presente ao evento. Fonte: https://www.flickr.com/photos/hiroxmiyakawa

Além dos representantes do BNDES, do BNB e dos cogestores do Fundo, Bozano Investimentos e Triaxis Capital, também estavam presentes no evento executivos do BDMG (Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais), Badesul e alguns dos gestores regionais do Criatec 2.

Equipe do Fundo presente ao evento

O Criatec Day, como o evento é conhecido, iniciou-se com uma breve abertura de Fernando Wagner, da Bozano Investimentos, seguindo-se das palestras do BNB, do BNDES, do Fundo Criatec 2 e, por fim, do Painel Interativo com Empreendedores.

Na abertura, Fernando Wagner explicou que o Criatec Day Pernambuco faz parte de uma série de eventos que o Fundo Criatec 2 vem organizando em algumas das principais capitais do País. O objetivo é aproximar os empreendedores e startups do Fundo e das linhas de crédito de incentivo à inovação oferecidas pelos bancos de desenvolvimento que são quotistas do Criatec 2.

Abertura de Fernando Wagner. Fonte: https://www.flickr.com/photos/hiroxmiyakawa

Na sequência, Alberto Alves, do BNB, apresentou a linha de crédito FNE Inovação, o Cartão FNE MPE, entre outras linhas de crédito que o Banco do Nordeste oferece para seus clientes.

Já Eduardo Gaspar, também do BNB, apresentou o projeto do Hub de Inovação do Banco do Nordeste que será um espaço com ambiente físico e virtual para apoio à inovação externa ao Banco. O Hub atuará no estímulo, incubação e aceleração de empresas de perfil inovador, cujos produtos ou serviços possam representar soluções para o problema do desenvolvimento regional.

Apresentação de Alberto Alves do BNB. Fonte: https://www.flickr.com/photos/hiroxmiyakawa

Depois, Carlos Augusto Carneiro, Gerente da Área de Capital Empreendedor do BNDES fez uma apresentação sobre a atuação do Banco, focando nas formas de apoio à inovação e ao empreendedorismo. Destacou os mecanismos de fomento à inovação, atuação do BNDES em renda variável e a participação do Banco em fundos de investimento como, por exemplo, os fundos da série Criatec.

Mecanismos de Financiamento à Inovação do BNDES

Carlos Augusto ressaltou ainda alguns resultados atingidos pelos fundos de investimento dos quais o BNDES participa, tais como: indicadores ligados à inovação, número de patentes registradas, produtos novos lançados, além de indicadores sociais, como número de empregos e impostos gerados pelas empresas investidas por estes fundos.

Após um breve coffee break, Fernando Wagner fez uma apresentação sobre o Fundo Criatec 2, mostrando sua estrutura de gestão, a equipe envolvida com o fundo, a metodologia de análise de oportunidades de investimento e o modelo de agregação de valor utilizado pelo Criatec 2 em suas empresas investidas.

Em seguida, Fernando complementou sua palestra com várias dicas para empreendedores que estejam buscando investimento para aumentar suas chances de sucesso no contato com investidores.

Apresentação de Fernando Wagner, da Bozano Investimentos. Fonte: https://www.flickr.com/photos/hiroxmiyakawa

Outro momento do evento foi o anúncio, por parte dos gestores do Criatec 2, de que o fundo está em fase final de due diligence e prestes a investir na In Forma, empresa pernambucana sediada em Recife e especializada no desenvolvimento de softwares e serviços de TI para gestão de ativos físicos, com atuação principal no setor elétrico.

Por fim, o público pôde participar de um painel interativo com representantes dos gestores do fundo, eu (Triaxis Capital) e Fernando Wagner (Bozano Investimentos), e das empresas investidas pelo Criatec 2 em Pernambuco.

Painel com investidores e empreendedores

A plateia interagiu bastante com os participantes do painel e tirou dúvidas sobre o processo de submissão de propostas para o Fundo Criatec 2, bem como, sobre como é ser investido por um Fundo.

Plateia interagindo com participantes do painel. Fonte: https://www.flickr.com/photos/hiroxmiyakawa

O evento foi concluído com sucesso. Sua realização foi importante, pois ajudou na integração ainda maior do fundo e de seus quotistas com o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Pernambuco, que é reconhecido como um dos mais ativos do país.

Para saber mais sobre o Fundo Criatec 2 e a programação dos eventos da série Criatec Day, basta acessar o link: http://www.criatec2.com.br

--

--

Haim Mesel
Triaxis Capital

Investidor e Empreendedor | Co-fundador da Triaxis Capital