12 gírias e expressões do vocabulário Hip Hop

Leonardo Ozório
Trilha Hip Hop
Published in
3 min readJun 7, 2017
Mano Brown e Emicida: representantes nacionais notórios da Old School e New School, respectivamente.

Como os demais movimentos culturais existentes, o Hip Hop tem suas peculiaridades. O vocabulário, por exemplo, é uma delas. Isso é, expressões que, em sua maioria, apropriam-se da língua inglesa — cultivando desta forma suas raízes jamaicanas e estadunidenses –, gerando significados.

Por isso, separamos 12 gírias frequentemente utilizadas pelos rappers, DJs, grafiteiros, b-boys e todos aqueles que constituem o Hip Hop, bem como seus respectivos significados. O curioso é que muitas delas transcendem este campo. Você, por exemplo, por mais distante que esteja em relação a qualquer uma das quatro vertentes, com toda a certeza já se apropriou de alguma delas em seu cotidiano.

Cabeça: se você já foi considerado(a) por alguém uma pessoa cabeça, é porque o definem como alguém esclarecido(a) ou consciente diante de algum fato, conceito ou ideia.

Sample: trata-se de um “recorte” ou apropriação de um trecho de determinada composição musical, utilizada como base para outras produções. Isso é muito característico no campo do rap. No single Gold Digger, do rapper norte-americano Kayne West, por exemplo, podemos perceber trechos de I Got A Woman, letra do falecido Ray Charles.

Boy: no cenário Hip Hop, a palavra não se resume a menino — tradução da palavra para o português –, mas a um sujeito pertencente à classe alta ou, até mesmo, média. Seria um sinônimo do popularmente conhecido “filhinho de papai”.

Embaçado: não se trata da melhor situação, digamos… geralmente, o termo é utilizado para se referir a um contexto difícil, complicado ou também chato.

Flow: não foge muito do significado do dicionário, que nos traz palavras como fluência e cadência. Seria, portanto, o ritmo dos versos e rimas entoadas pelos rappers.

Chegado: você é muito próximo de alguém ou algo? Então bingo!

Crocodilagem: por mais que sugira associação com aquele réptil, esqueça! O termo é designado ao ato de traição. “Tá de crocodilagem comigo, cara?!

New School/Old School: ainda que relativamente novo, o Hip Hop tem o costume de conservar suas origens nos anos 60, impulsionado nas décadas seguintes. Para ele, designa o termo Old School, ou seja, a velha escola do Hip Hop. New School, por sua vez, é atribuído aos grupos contemporâneos e recentemente formados.

Mil grau: eis um termo que ganhou muito espaço nos tempos modernos, mas você sabe o que ele realmente significa? Podemos dizer que trata-se de uma afirmação feita pelos rappers quando acreditam, apoiam, valorizam ou simpatizam com determinada atitude.

Quebrada: “depois passa lá na minha quebrada, morô?!”. Identificou? De qualquer forma, explicamos: é a denominação à casa ou localidade de alguém. Mole esse, né?! Vamos ao próximo:

Crew: presente na denominação de um dos grupos de rap mais notórios da atualidade, o Cone Crew Diretoria, significa gangue. E aí, estava por dentro dessa?

Dois palito: outra expressão que frequentemente abrange o campo do rap. Significa ser rápido ou ágil na execução de algo. “Tá legal, vai lá. Mas assim, é dois palito, viu?!”

--

--