Como decidimos manter nosso time em casa até 2021

Giane Laurentino
Trinca137
Published in
2 min readJun 9, 2020

A importância da participação das pessoas nas decisões nas quais elas são impactadas

Criar uma cultura colaborativa é como construir uma colcha de retalhos. É preciso dar espaço e voz a todos, com suas diferenças e pontos de vista. E, como em um trabalho artesanal, unir elementos distintos que formam algo único.

Por isso, quando foi preciso tomar a decisão sobre por qual formato de trabalho vamos adotar no cenário atual e pós-pandemia, fomos ouvir cada uma das 60 pessoas que trabalham na Trinca. E o resultado foi uma tomada de decisão conjunta: voltamos ao trabalho presencial em quatro de janeiro de 2021. Após o início do próximo ano, iremos adotar um modelo de trabalho distribuído.

Realizamos uma pesquisa que mostrou que 86.8% das pessoas preferem se manter trabalhando de forma remota nesse momento. Mesmo entre aqueles que votaram pelo retorno a nossa sede, 13.2% das pessoas, foi apontado que não seria necessário ir todos os dias presencialmente. Essa afirmação reforçou a nossa certeza que o trabalho remoto seria a melhor opção. A pesquisa também mostrou que os principais fatores para que as pessoas prefiram o trabalho remoto são o receio de se contaminar, 82.6%, e a insegurança, 32.6%.

Para além dos números, uma pesquisa também precisa colaborar para que sejam pensadas as adaptações que faremos a partir dessa decisão. Muitas das nossas ferramentas de trabalho e Framework já favoreciam o trabalho remoto, porém acreditamos que precisamos tornar essa experiência ainda mais parte do nosso dia a dia e adaptar a cultura para o novo cenário. Cocriaremos juntos essa mudança.

--

--