Minas da Trinca: um passo à frente na conquista por mais espaço*

Giane Laurentino
Trinca137
Published in
7 min readMar 9, 2021
Ilustrações que fazem parte da nossa campanha de Dia Internacional da Mulher

Sabemos que as conquistas de direitos das mulheres é histórica, vem de antes de nós e seguirá depois. Entendemos que, hoje, existem muitas vitórias para comemorar, sem esquecer que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Por isso, acreditamos na potência da união de mulheres com diferentes histórias e formações para compor a frente das Minas da Trinca, um espaço de acolhimento e escuta composto por mulheres que trabalham conosco.

Pode ser surpreendente para alguns, mas no início dos avanços tecnológicos, a grande maioria das pessoas que estavam à frente da programação eram mulheres. Os homens consideravam o software uma parte menos importante que o hardware, por isso as mulheres acabavam programando. Irmã Mary Kenneth Keller, Radia Perlman e Margaret Hamilton algumas das programadoras que se destacaram no século passado. Margaret, por exemplo, liderou a equipe do MIT que criou o “Apollo Guidance Computer”, o computador responsável por controlar e navegar a Apollo 11, em 1969. O código de Hamilton salvou a missão quando houve uma sobrecarga. Por conta do código, quando o problema começou a acontecer, o computador deixava de realizar tarefas de baixa prioridade para suportar a quantidade de dados do radar. Se o software não funcionasse, o pouso na lua não teria acontecido há quase 52 anos.

Mesmo com histórias que mostram a importância do trabalho das mulheres na tecnologia, atualmente esse mercado é majoritariamente masculino. No Brasil, o setor de Tecnologia da Informação tem uma média de 20% de cargos ocupados por mulheres, em um país onde somos 51,8% da população, segundo o IBGE. Existem muitos desafios que podem impedir as mulheres de avançar em uma carreira na área da Tecnologia, por isso acreditamos que criar um espaço de visibilidade para mulheres se faz necessário.

Compreendendo o quanto estar em um mercado predominantemente masculino pode exigir de nós mulheres, foi criada a frente Minas da Trinca. Quando o grupo surgiu, em 2018, éramos 7, hoje esse número cresceu para 22. Atualmente, esse espaço se configura como um ambiente seguro e de troca onde podemos compartilhar nossos desafios e também comemorar vitórias. O resultado não poderia ser diferente, hoje, 32% das contratações na Trinca são de mulheres, o que é um avanço se comparada a média do mercado.

Por isso, pensamos em uma ação que desse visibilidade às mulheres que atuam na Trinca, realizada durante a semana do Dia Internacional da Mulher. Todos dias iremos publicar em nosso instagram, @trinca137, ilustrações das Minas da Trinca, falando sobre em que área atuam e o que curtem fazer. Uma campanha pensada pelas áreas de Pessoas & Cultura e Marketing, onde o time é 100% feminino. Além da presença nas redes sociais, todas receberam ilustrações, um cartaz e uma ecobag, uma criação exclusiva da Luiza Allgayer, Product Designer na Trinca e Ilustradora. Sabemos que há ainda muitos espaços a conquistar, mas acreditamos que é preciso celebrar as nossas vitórias. Juntas vamos mais longe.

Pensando na pluralidade das mulheres que estão na Trinca, queremos compartilhar o que elas pensam sobre a presença das mulheres no mercado:

Eu acho muito importante a gente ocupar espaços onde, até hoje em dia, os homens predominam. Acho que quanto mais mulheres ocupam esses cargos, mais mulheres se sentem incentivadas a estudarem e trabalharem na área de tecnologia. E é legal termos um grupo de apoio só de mulheres dentro de uma empresa de tecnologia para nos sentirmos unidas em situações de vida e em coisas mais cotidianas que temos em comum.

Luiza Allgayer, Product Designer

As mulheres conquistaram seu espaço e, hoje, vejo que já tem uma posição de estima perante o setor. Especialmente elas, que tem uma boa capacidade de gerenciar multitarefas, encontram nas abordagens lean, centradas no usuário, uma boa oportunidade para exercitar seu poder de empatia e escuta para entender suas dores e necessidades, algo tão fundamental quanto o desenvolvimento do software em si.

Laís Witt Paim, Product Manager

Existe uma série de mitos nos sistemas educacionais e familiares fomentando uma cultura antiga e influenciando as escolhas profissionais femininas. Uma sociedade patriarcal que ainda domina cargos de liderança e empresas de tecnologia contribuem para isso. Mas acredito que estamos mudando e mudando super rápido! A realidade dos jovens é muito diferente e as lideranças são outras e são mais jovens. Particularmente, olhando para a minha trajetória profissional, ser mulher era mais difícil há 10 anos atrás. E eu acho isso fantástico, conquista minha e de todas as mulheres. Ainda temos uma longa jornada e estamos no caminho certo.

Letícia Kralik, Gerente de Portfólio

Trazer sua visão, vivências, habilidades e sentimentos, gerando um ambiente de acolhimento, seguro, de constante aprendizado e troca

Andressa Borba, Product Manager

Já melhorou bastante nos últimos anos a atuação das mulheres na área, mas ainda precisamos evoluir bastante. Os ambientes de tecnologia ainda são muito machistas e fechados para ouvir o que fazemos e a forma que atuamos. Temos muito o que acrescentar e contribuir.

Marília Balbé, Product Manager

Estão sendo cada vez mais corajosas em enfrentar um mundo que até então era muito masculino, buscando conhecimento mesmo não sendo incentivadas a isso desde pequenas como acontece com os homens. As empresas estão cada vez mais conscientes não só da necessidade dessa inclusão mas também dos benefícios em terem times mais equilibrados.

Amanda Bortolini, Product Manager

Nós temos muito a agregar e um caminho longo a desbravar.

Isabel Graeff, Product Manager

Acho que estamos evoluindo e crescendo nessa área, mas ainda tem muita coisa para conquistar: salários melhores, mais credibilidade, confiança e protagonismo.

Laura Andrade, UX Research

TI sempre foi uma área muito masculinizada, mas as mulheres vem ganhando muito espaço nos últimos anos, apesar de ainda sentir que existe em muitas empresas diferenciação salarial pelo fato de ser mulher. Para mim é sensacional observar o crescimento de mulheres que tem começado a querer aprender a programar, se interessando pelo mundo de dados, tantas gestoras, Heads. O primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina na história da computação foi desenvolvido por uma MULHER (Ada Lovelace),tanto que seu nome foi dado a essa linguagem de programação ADA, não poderia ser diferente, né! As mulheres sempre estiveram presentes no mundo da tecnologia e sem dúvidas nenhuma contribuíram para essa evolução exponencial dos dias de hoje.

Bianca Castro, Especialista em Business Intelligence

Um espaço ainda de muita luta por respeito e pertencimento.

Camila Giacomel, Product Designer

A cada dia a mulher está conquistando mais o seu espaço nesse segmento, somos competentes e muitas vezes mais focadas nas pessoas do que apenas em ganhar dinheiro, o que nos trás uma vantagem incrível se comparado aos homens, que ainda têm muito foco em status e ganhar dinheiro. Mas isso não é apenas dentro do mercado da tecnologia, penso que devemos compartilhar com outras mulheres, dos demais mercados, que ainda possuem a presença masculina de forma predominante.

Mariana Mayer, News Business Sales

Comecei a trabalhar em empresas de tecnologia em 2013, desde então vejo um crescimento significativo de mulheres nesse segmento. Ainda somos minoria, mas fico feliz de cada vez mais perceber movimentos para incluir e desenvolver mulheres na área. Quando falamos da importância das mulheres nos grupos de trabalho, estamos falando de diversidade. A diversidade impacta positivamente em qualquer produto/serviço. Quero continuar vendo a % de mulheres na tecnologia crescendo, uma incentivando a outra, em um ambiente seguro ❤

Gabriela, Pessoas e Cultura

Acredito que estamos ganhando cada vez mais espaço na área. Na área do design é mais comum a atuação de mulheres, mas conforme escalamos essa atuação para níveis de definição de produto e tomada de decisões, é perceptível a falta de representatividade nos cargos de diretores e líderes das empresas. O que acaba gerando pequenos conflitos quando estamos exercendo nosso trabalho, desde interrupções até descrédito sobre a nossa experiência ou opinião.

Marcelle Sampaio, Product Designer

Há poucas mulheres na tecnologia, porém, tem aumentado um pouco a procura nos últimos anos, mas a predominância masculina, machismo e a dificuldade de arrumar o primeiro emprego na área acabam fazendo com que muitas meninas desistam da área, infelizmente. Medidas como encontros de meninas da área, apoio mútuo, mentoria, etc, ajudam bastante e já vi algumas meninas se mantendo na área por conta dessas medidas.

Barbara Kullmann, Desenvolvedora Full Stack

Ainda temos muito espaço para crescer na área, mas quanto mais mulheres entram mais eu vejo suporte para aquelas que estão entrando ou querem entrar.

Jessica Costa, Product Designer

A entrada e permanência das mulheres na tecnologia passa por diversos desafios, dificuldades e provações, tanto no meio familiar e instituições de ensino, quanto no próprio mercado de trabalho. Precisamos urgentemente de uma transformação cultural! A caminhada não é fácil, mas não precisa ser solitária. Com o apoio de outras mulheres nos fortalecemos e atuamos como agentes desta transformação. Juntas podemos muito mais!

Roberta Köche, Pessoas e Cultura

As mulheres são muito importantes na tecnologia, pois são tão competentes quanto os homens.

Veranice Bender, Serviços Gerais

Acredito que é um cenário que está mudando, mas ainda não está perto do ideal. Aos poucos estamos vendo mais mulheres ocupando posições em cargos dentro de empresas de tecnologia, mas segue sendo uma área bastante masculinizada. Historicamente, mulheres tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia, mas com o passar dos anos foram invisibilizadas por homens que se apropriaram de seus estudos. O lado bom é que estamos nos encaminhando para uma mudança nesse cenário e em tantos outros dentro do mercado.

Luiza Padilha , Diretora de Arte

Acredito que o mercado de tecnologia ainda é um espaço muito masculino, mas que vem se transformando em um ambiente mais diverso. Essa mudança dá oportunidade para que nós mulheres possamos conquistar ainda mais, levando outras mulheres junto.

Giane Laurentino, Community Manager

*texto escrito em parceria com Luiza Padilha

--

--