Por que seu próximo produto será construído por um Squad Ágil?

Giane Laurentino
Trinca137
Published in
3 min readApr 8, 2021

Criar produtos e serviços que vão fazer parte da vida das pessoas é um desafio, num mercado onde todos os dias há uma novidade. Porém, quando você decide trilhar uma jornada até uma solução de sucesso, é preciso escolher as melhores práticas do mercado e reunir os profissionais mais competentes para a empreitada.

Foi assim que o Spotify, um dos streamings de música mais utilizados no mundo, criou o modelo de Squads, para construir o que hoje é um serviço que atende a milhares de pessoas. Considerado um modelo ágil de desenvolvimento de projetos, um Squad Ágil busca ser mais eficiente, produtivo e de simples gestão. Hoje na Trinca, adotamos esse modelo de trabalho para desenvolver produtos e serviços aos nossos clientes.

O que são Squads Ágeis na prática?

Um Squad é formado por uma equipe multidisciplinar pequena, no máximo 8 pessoas, que irá desenvolver uma solução. Os membros da equipe vem de diferentes áreas, dependendo das necessidades do projeto, e tem como objetivo principal trabalhar de forma autônoma e em sinergia.

Multidisciplinaridade e autonomia são grandes diferenciais nas entregas feitas por um Squad. Em um time com conhecimento diverso e liberdade para tomada de decisões, o desenvolvimento e a correção de possíveis erros se torna mais ágil e simples. Comunicação também é uma peça-chave na construção de soluções eficientes, por isso um time menor e que trabalha com o mesmo objetivo dá mais agilidade nas tomadas de decisão.

O que é preciso para trabalhar com squads?

A adoção de novos métodos de trabalho inovadores não garante o sucesso de um produto ou serviço. Empresas como o Spotify, que criam e põem em prática essas metodologias têm em sua base um pensamento estratégico bem fundamentado. Por isso, um modelo que propõe autonomia e agilidade precisa ter como base um plano de curto, médio e longo prazo.

Muitas vezes a implementação de um Squad Ágil pode falhar, pois não houve um planejamento estratégico anterior. Aqui na Trinca entendemos que isso é parte essencial da criação de Squad, só com um objetivo bem definido uma equipe atua de forma mais eficiente. Com objetivos definidos, é formada uma equipe com profissionais de diferentes áreas que tem como foco trabalhar no desenvolvimento e sustentação do projeto.

Quais modelos adotamos na Trinca?

A Trinca segue um modelo horizontal, portanto, autonomia é uma característica que está na nossa essência. Tendo isso como base, usamos um modelo de organização semelhante aos Spotify onde nossos times são organizados em Squads, Tribes, Chapters e Guildas. Vamos falar sobre cada um deles abaixo:

Tribe

Como explicamos anteriormente, um Squad é uma equipe pequena e multidisciplinar. Uma Tribe é um agrupamento de diversos Squads. Esse modelo funciona para Squads que estão trabalhando em um mesmo cliente. Eles se comunicam entre si, mas trabalham em partes diferentes de um mesmo produto ou serviço.

Chapter

Diferente de um Squad, o Chapter é um espaço de troca entre profissionais que atuam na mesma função, mas estão em Squads diferentes. Aqui na Trinca temos Chapters de Design, Front-end, Back-end, etc. Esses encontros normalmente são semanais e permitem a interação, troca de práticas e experiências.

Guild

As Guilds tem como principal objetivo reunir pessoas de diferentes áreas, mas que têm um assunto em comum. A intenção é a troca de conhecimento, permitindo que diferentes áreas possam interagir e colaborar juntas.

--

--