VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TRAVESTI E TRANSEXUAL?

Naomi Maratea
TrisCapire
Published in
2 min readMay 30, 2018

--

Como mulher transexual e, eventualmente, palestrante, não foi uma ou duas vezes que eu ouvi a pergunta “mas qual é a diferença entre travesti e transexual?”, e sempre tive dificuldade para responder tal dúvida. Até o momento em que decidi ir atrás de fontes confiáveis e sanar essa questão de uma vez por todas.

De acordo com o Ministério da Saúde Brasileiro, travestis não querem ser identificadas como “mulheres travestis” e sim se consideram uma identidade à parte; uma identidade não-binária.

Afirma Keila Simpson, diretora geral da ANTRA (associação nacional de travestis e transexuais) e escritora, em publicação do Ministério da Saúde, que travestis “rompem com o muro entre masculino e feminino”, entretanto, ainda reivindicam o seu viver dentro do universo feminino, ao passo que, uma pessoa transexual foi assinalada com um gênero ao nascer (seja masculino seja feminino) e se identifica com o gênero oposto, mantendo-se na esfera binária de gêneros.

Em suma, enquanto uma mulher transexual é uma mulher normal que tem “transexual” como uma das muitas características que a define, a travesti possui uma identidade feminina, mas não é a de “mulher”, e sim travesti; apenas travesti.

Referências:

SIMPSON, Keila. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Transexualidade E Travestilidade na Saúde. Brasília — DF. 2015. Pg. 9.

--

--

Naomi Maratea
TrisCapire

Voluntária e Ativista dos direitos LGBT. Advogada. Eterna estudante e escritora nas horas vagas.