Acidentes com Motocicletas: como a gestão de segurança ajuda a evitá-los.
Por ser um meio de transporte de baixo custo e bastante eficiente, as motocicletas têm sido cada vez mais utilizadas como alternativas para representantes de vendas e entregas de produtos. Além disso, a possibilidade de deslocamento rápido em meio a um trânsito caótico torna esse tipo veículo ainda mais atrativo.
Apesar das inúmeras vantagens, conduzir motocicletas é uma tarefa arriscada. Devido à natureza desse tipo de transporte, motociclistas são os condutores que estão mais vulneráveis a acidentes fatais.
Por que adotar práticas de segurança para motociclistas?
Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 40% dos acidentes de trânsito fatais, entre janeiro e julho de 2019, envolveram motociclistas. Dentre as principais causas para essa quantidade de óbitos estão a imprudência e o descaso com equipamentos de proteção individual.
Além da utilização do capacete, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não especifica quais roupas os motociclistas devem usar. No entanto, alguns itens, ainda que não obrigatórios por lei, são essenciais para prevenir danos maiores. Capacetes, luvas, sapatos fechados, jaquetas são alguns exemplos de equipamentos que podem aumentar a segurança do condutor.
Como garantir uma gestão de segurança eficiente?
Ao analisar a gestão de segurança no trânsito em diversos países, os pesquisadores Eleonora Papadimitriou e George Yannis (1), observaram que os piores indicadores nesse quesito eram referentes às boas práticas de condução.
Esses indicadores estão diretamente ligados com as taxas de mortalidade e fatalidades nas estradas. Identificar formas de melhorá-los é uma tarefa de vários níveis.
Calcular custos, identificar deficiências no processo, identificar comportamentos que apresentam risco, são indiretamente formas de melhorar a performance em segurança, pois geram insumo para o planejamento estratégico.
Ainda de acordo com Papadimitriou e Yannis, a existência de um orçamento dedicado, a adoção de programas de segurança, avaliações sistemáticas dos seus resultados, e análise detalhada do comportamento dos condutores são os fatores que mais contribuem para a diminuição dos acidentes de trânsito.
Para facilitar todo esse processo, o uso de tecnologias pode trazer grandes vantagens, possibilitando monitorar desde informações sobre a jornada dos condutores até a utilização dos equipamentos de segurança.
Uma recente solução criada pela Trixlog busca incentivar a utilização dos equipamentos de segurança. Ela consiste em combinar equipamentos com tecnologia Bluetooth um aplicativo instalado no smartphone do condutor.
A aplicação reconhece, através do Bluetooth, quando o motociclista está usando ou não os equipamentos de segurança, como capacete ou jaqueta, ao longo de sua jornada. Essas informações ficam armazenadas no TRIX, a plataforma de gestão desenvolvida pela Trixlog juntamente com todas as outras informações sobre o condutor.
A partir delas, os supervisores podem verificar de forma descomplicada se seus colaboradores estão usando equipamentos de forma adequada. Uma solução simples, mas que promete um maior controle nos quesitos de segurança do condutor.
Ficou curioso para saber mais sobre esse produto? Você pode encontrar mais detalhes sobre nossas soluções acessando nosso site, ou se preferir, marca uma visita guiada com um dos nossos especialistas.
Quer ler mais sobre Comportamentos de Condução? Confira o nosso artigo Comportamentos perigosos: conheça os riscos causados pelo seu motorista.
Fonte:
- Is road safety management linked to road safety performance? Eleonora Papadimitriou & George Yannis.