Como o Big Data pode ajudar sua operação?

Trixlog
Trixlog
Published in
3 min readFeb 6, 2019

--

Big data é o termo utilizado para designar uma grande quantidade de dados que são gerados e acumulados nas operações de uma empresa. Mas é importante ressaltar que não é a quantidade de dados que é relevante, mas sim o que você faz com eles.

Alguns estudos, nacionais e internacionais, apontam o investimento em big data como uma das maiores tendências na Logística. Esse setor se beneficia da prática pelo enorme fluxo de mercadorias e transporte, que envolvem controle de rotas, localização, utilização de recursos, tamanho e peso das cargas, dentre vários outros dados.

“Com as ferramentas adequadas, é possível transformar e limpar esses dados, gerando indicadores que apontam comportamentos mais comuns em uma frota”

Como em toda organização, o seu fluxo de operações gera inúmeros dados, que algumas vezes acabam não sendo utilizados. Com a aplicação do big data, eles ganham um novo potencial.

Desses dados, é possível deduzir várias informações que, se interpretadas corretamente, podem ajudar a otimizar suas operações. Eles podem ser analisados de modo a melhorar o processo de tomadas de decisões e o planejamento das atividades do seu setor.

Como Big Data se aplica à logística?

Na logística, o big data pode ser implementado ao cotidiano das operações para que os gerentes possam ter uma visão mais estratégica do negócio.

Um dos potenciais dessa prática é a possibilidade de identificar, por exemplo, o tempo de duração das entregas e garantir maior eficiência da frota. Isso se torna viável com a combinação de dados gerados por meio de hardwares e softwares de rastreamento. Eles fornecem pacotes de dados que possuem informações relevantes como, velocidade dos veículos nas vias, consumo de combustível, entre outros.

“Com as ferramentas adequadas, é possível transformar e limpar esses dados, gerando indicadores que apontam comportamentos mais comuns em uma frota”, explica Átila Freitas, líder de SRE (Site Reliability Engineering) na Trixlog. “A partir da integração dessas informações, é possível identificar gastos desnecessários e o desempenho dos condutores, além de antecipar algumas demandas do setor”, conclui o especialista.

Outro ponto interessante é que a mineração de dados por meio dessa técnica permite o maior compartilhamento de informações, possibilitando uma série de oportunidades de análises voltadas para a melhoria dos processos, além de garantir eficiência na comunicação com os clientes.

Nesse sentido, a aplicação do big data na logística pode ajudar a antecipar falhas, diminuir o custo, melhorar a qualidade dos serviços, o que gera uma grande vantagem competitiva.

O conhecimento gerado pela análise dessa grande quantidade de dados possibilita que você tenha uma visão mais ampla sobre as necessidades do seu negócio tornando-o capaz de resolver problemas de maneira mais eficiente e pensar em soluções inovadoras para economizar tempo e reduzir gastos.

--

--

Trixlog
Trixlog
Editor for

Cobrindo sua operação de Rotas à Gestão de Frotas. www.trixlog.com