Eco-condução: uma solução sustentável para sua frota.
No primeiro artigo da série sobre sustentabilidade, apresentamos algumas formas de diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Entre as alternativas, estão o uso de biocombustíveis, o planejamento de rotas e a manutenção adequada dos veículos.
Para além dessas alternativas, recomenda-se a prática da eco-condução. Basicamente, ela caracteriza-se como uma forma de direção consciente, onde são adotados comportamentos mais sustentáveis na condução de um veículo.
A eco-condução, além de representar uma redução na emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, proporciona uma economia considerável em gastos com combustível. Isso acontece porque a forma de dirigir está intimamente ligada ao consumo energético do veículo.
Dentre algumas técnicas de dirigibilidade que podem ajudar a manter as operações de transporte ainda mais sustentáveis temos:
Não deixe o tanque na reserva
Embora não seja um aspecto muito abordado, trafegar com o tanque na reserva pode trazer prejuízos para os veículos e para o meio ambiente.
Essa prática aumenta o risco dos bicos injetores ficarem entupidos pelos resíduos que se acumulam no fundo do tanque. Além disso, quanto maior a quantidade de ar dentro do tanque, maior espaço para a gasolina evaporar, prejudicando o motor e liberando Benzeno, que é um gás ainda mais poluente e perigoso que o Dióxido de Carbono (CO2).
Evite arrancadas
Acelerar ou frenar bruscamente aumenta consideravelmente o impacto do veículo sobre a natureza. Para acelerar, o veículo queima mais combustível e, ao frenar constantemente, as peças do carro acabam se desgastando mais rapidamente, o que consequentemente também aumenta o consumo de energia.
Desse modo, práticas de direção defensiva são grandes aliadas à sustentabilidade e também à segurança nas estradas.
Atenção à faixa de RPM
Todo veículo têm uma condição ideal para trabalhar, seja em marcha lenta, em velocidades médias ou altas. Por isso, fique atento à troca de marcha e às rotações do motor. É importante sempre conduzir o veículo dentro da “faixa verde” de rotação, pois assim menos combustível é consumido.
Use o ar-condicionado com cautela
O uso do ar-condicionado também eleva o consumo de combustível, por isso, procure utilizá-lo de forma consciente. Apesar de ser um grande alívio em climas mais quentes, o ar-condicionado pode potencializar a emissão de gás carbônico na atmosfera.
O uso constante desse equipamento aumenta, em média, 20% o consumo de gasolina. Dessa forma, é importante usá-lo somente em situações onde é indispensável.
A prática da eco-condução representa a adoção de hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros. Ela possibilita que você possa aproveitar ao máximo as capacidades dos veículos, além de otimizar os consumos e reduzir a poluição. Essas são vantagens não só para o meio ambiente mas também para o seu bolso e a segurança nas estradas.