3 principais indicadores de desempenho para o transporte e entrega de carga.
Medir o sucesso das operações logísticas é parte fundamental para garantir o crescimento e evolução contínua de qualquer organização. Para isso, são utilizados indicadores que auxiliam os gestores a se alinharem como os seus colaboradores.
Os indicadores de desempenho são métricas que quantificam e tornam mais palpáveis os objetivos de uma organização. Também chamados de KPI, do inglês Key Performance Indicators, eles funcionam como um norte para o qual a companhia deve focar seus trabalhos a fim alcançar metas.
Uma das funções importantes da utilização de KPIs é ajudar os colaboradores a entenderem seu papel nos projetos de uma equipe e, assim, garantir o sucesso de todas as operações.
Muitas vezes, existe uma dificuldade para decidir quais indicadores são os mais importantes para cada operação. Isso acontece principalmente quando não há uma meta previamente definida. Nesse aspecto, uma boa solução é a utilização de métodos como o OKR.
A seguir, apresentaremos alguns indicadores que podem ser úteis em operações de entregas:
1. Indicador de Entregas
Um bom ponto de partida para a sua operação é usar métricas relacionadas a entregas. Nesse aspecto, podem ser acompanhados os percentuais de entregas realizadas dentro do prazo, atrasadas e até mesmo entregas com não conformidades (com avarias, rejeitadas pelo cliente, etc.)
Para isso, você precisará coletar todos os dados de entregas de um determinado período. A partir de então, essas informações serão separadas e analisadas. Com o resultado, será possível medir, por exemplo, a quantidade de entregas que apresentaram ou não algum problema.
Com essas métricas em mãos, o próximo passo é identificar a causa dos problemas e tentar resolvê-los.
2. Indicador de Tempo de Trânsito
Com esse KPI é possível identificar o tempo médio que os seus condutores permanecem em trânsito com as mercadorias.
Uma maneira fácil de acompanhar essa métrica é registrar e contabilizar o tempo de saída da mercadoria até o ponto final de entrega. A partir dela, será possível identificar possíveis pontos de melhoria e economia, aumentando a eficiência das operações.
3. Indicador de Satisfação dos Clientes.
Medir o KPI de satisfação dos clientes pode ser tanto uma forma de melhorar o relacionamento entre a companhia e seus parceiros, como uma maneira de analisar a qualidade do trabalho da sua equipe em geral.
Para isso, é possível verificar dados relacionados a reclamações e também utilizar pesquisas de satisfação com seus clientes. Utilizando NPS (Net Promoter Score) e CSAT (Customer Satisfaction Score), por exemplo, torna-se possível medir a satisfação do cliente no relacionamento com a sua operação de entrega.
Baseando-se nesses indicadores, é possível metrificar um objetivo e avaliar sua evolução até que ele seja alcançado. Além disso, mesmo após alcançado, o indicador continua ajudando a companhia a se manter em seus novos marcos.
Trabalhar com indicadores no setor logístico é algo imprescindível para quem deseja o sucesso da organização. Essa análise, é uma etapa fundamental para otimizar sua operação e ajudar seus colaboradores a trabalharem de maneira mais eficiente.
Embora pareça uma tarefa complicada que costuma envolver muitos dados, a tecnologia pode ser sua aliada. Existem softwares, por exemplo, que podem coletar informações e fazer análises automáticas com o máximo de precisão.