Como Inteligência Artificial pode ser usada na Logística.

Trixlog
Trixlog
Published in
3 min readApr 9, 2019

--

É inegável que a tecnologia tem assumido papéis cada vez mais importantes no dia a dia. Nesse contexto, a inteligência artificial, ou IA, apresenta-se como uma ferramenta com inúmeras possibilidades, usada tanto na indústria, como em celulares e dispositivos domésticos.

A IA pode ser definida como sistemas que tentam ao máximo replicar, automatizar e, eventualmente, melhorar o modo de pensamento humano. Esse tipo de tecnologia tem como componente essencial o Machine Learning, ou seja, um sistema com a capacidade de entender, aprender e resolver problemas a partir de dados coletados.

Como explica Eduardo Lopes, Software Engineer na Trixlog, “o Machine Learning, trata-se, fundamentalmente de detecção de padrões. Nós humanos somos muito bons em detectar padrões audiovisuais, mas somos pouco eficientes na detecção de padrões em dados estruturados (sequências numéricas, tabelas, bancos de dados, etc)”.

Como uma IA funciona?

Dados são gerados em um determinado ambiente e coletados através de sensores ou inseridos manualmente. Uma vez reunidos, esses dados são organizados de forma coesa.

A partir de então, um sistema de machine learning processa essas informações e registra padrões de informação. Com os resultados, o sistema cria soluções e armazena essas informações para tentar prever futuros problemas, o chamado self-learning (ou auto-aprendizagem).

Por que aplicá-la à Logística?

A IA é capaz de aprender características e detectar padrões a partir da mineração dos dados, o que pode, por exemplo, nos ajudar com a previsão de possíveis erros durante uma operação. Logo, essa, além de outras consultas, não necessitam do trabalho humano, além de entregar uma informação ainda mais precisa, que evolui ao passo que o sistema processa mais e mais dados.

Dessa forma, empresas com operação logística poderão antecipar, por exemplo, problemas de manutenção, ou possíveis riscos à frota, além de prever a disponibilidade da frota de acordo com a sazonalidade da operação; ou sugerir rotas mais inteligentes para a entrega de um produto; ou até mesmo identificar o condutor ao volante e avaliar sua performance de condutibilidade, como já vimos em nossos artigos sobre Comportamento do Condutor.

O uso dessa tecnologia ajuda na otimização dos processos, redução de custos, aumento do desempenho operacional, agilizando, assim, as operações. A automação garante um maior controle de todas essas tarefas, resultando no aumento da produtividade, rapidez na execução de e, consequentemente, redução de custos.

Há muitas razões para acreditar que esse é o melhor momento para o setor logístico investir em Inteligência Artificial, uma vez que ela é tecnologia em fase de desenvolvimento acessível e que traz muitos ganhos a curto e longo prazo.

--

--

Trixlog
Trixlog
Editor for

Cobrindo sua operação de Rotas à Gestão de Frotas. www.trixlog.com