No rastro dos crimes: os assassinatos da novela “A Próxima Vítima”

Erick Rodrigues
Trocando de Canal
Published in
5 min readSep 26, 2022
Filomena (Aracy Balabanian) e Francesca (Tereza Rachel) — Divulgação/TV Globo

“Estão todos condenados”. Essa é a frase que acompanha a lista do horóscopo chinês enviada a cada um dos personagens assassinados em “A Próxima Vítima”, clássica novela de Silvio de Abreu que passa a fazer parte do catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (26).

Exibido originalmente em 1995, o folhetim ousa ir além do tradicional “quem matou?” e coloca outros enigmas na cabeça do telespectador, que também precisa descobrir qual a motivação para os crimes e quem seria a próxima vítima do assassino misterioso, cuja identidade só é revelada no último capítulo.

Uma festa de ano novo chinês, realizada em um iate no Guarujá, em 1968, é o elo que liga as vítimas. Tripulação e dois convidados estavam a bordo quando Gigio di Angelis (Carlos Eduardo Dolabella), marido de Francesca Ferreto (Tereza Rachel), é assassinado com três tiros. Nenhum deles vê o criminoso na hora, mas, posteriormente, um homem é identificado e condenado pelo assassinato.

Quando passam a ser perseguidas, além da lista do horóscopo chinês e da mensagem ameaçadora, algumas vítimas também percebem a presença de um Opala preto, que era dirigido pelo assassino.

Mais do que disponibilizar a novela na íntegra, o Globoplay também traz dois finais de “A Próxima Vítima”: o original e um segundo desfecho, exibido em outros países e na reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”.

Por conta da chegada desse sucesso da nossa teledramaturgia ao streaming, vamos relembrar os assassinatos da trama seguindo a trilha dos crimes.

Gigio (Carlos Eduardo Dolabella) é morto com três tiros — Reprodução/TV Globo

Gigio di Angelis

O marido de Francesca dorme sozinho na cabine do iate quando é surpreendido pelo assassino e leva três tiros. Gigio encontra forças para se arrastar até o convés e, antes de morrer, acusa o amante da esposa de ter cometido o crime. A tripulação e os dois convidados que ainda restavam da festa presenciam tudo. Um homem acaba preso, mas ainda pairam suspeitas de que Marcelo Rossi (José Wilker), que tinha um caso com Francesca, pudesse ser o responsável pela morte.

Leontina (Maria Helena Dias), Paulo (Reginaldo Faria) e Ivete (Liana Duval) — Divulgação/Reprodução/TV Globo

Leontina Mestieri

Esposa do caminhoneiro Zé Bolacha (Lima Duarte), Leontina (Maria Helena Dias) morre após cair de um cavalo e bater a cabeça em uma pedra. Apesar de aparentar um acidente, ela teve a sela sabotada pelo assassino. Leontina era secretária de Francesca na época da festa chinesa e estava no iate quando Gigio foi morto. Algum tempo depois, ela aparece com uma quantia em dinheiro que diz ter ganho na loteria.

Paulo Soares

Antes chamado Arnaldo Roncalho, Paulo Soares (Reginaldo Faria) pilotava o iate na noite do assassinato de Gigio. Depois do episódio, deixa o passado para trás, troca de identidade e vira sócio de uma empresa. Em um dia chuvoso, é atropelado pelo Opala preto do assassino enquanto tentava pegar um táxi.

Ivete Bezerra

Cozinheira da festa chinesa, Ivete (Liana Duval) sofre um atentado e, para enganar o assassino, finge ter ficado paraplégica e incapaz de falar. A mentira é descoberta e o criminoso volta a visitá-la. Na calada da noite, ele aparece na casa de Ivete e mata a vítima com uma coronhada.

Hélio (Francisco Cuoco), Josias (José Augusto Branco) e Júlia (Glória Menezes) — Reprodução/TV Globo

Hélio Ribeiro

Um dos convidados que presenciou a morte de Gigio, Hélio (Francisco Cuoco) opta pela discrição sobre os acontecimentos daquela noite. Anos depois, reencontra Francesca no aeroporto e morre envenenado depois de beber um uísque enquanto esperava o voo. Diante do fato, Irene (Viviane Pasmanter), a filha dele, começar a investigar os crimes cometidos pelo assassino misterioso.

Josias da Silva

O garçom Josias (José Augusto Branco) é surpreendido pelo assassino em uma estação de trem, empurrado nos trilhos e atropelado. Ele trabalhava na pizzaria de Ana (Susana Vieira), mas, antes disso, serviu os convidados de Gigio e Francesca na festa de ano novo chinês.

Júlia Braga

Cunhada de Hélio Ribeiro, Júlia Braga (Glória Menezes) também estava a bordo do iate como convidada. Dirigindo o Opala preto, o assassino fecha o carro de Júlia, desce do veículo e atira na vítima. Ela chega a ser socorrida, mas morre no hospital. Assim como os outros, Júlia recebeu a lista do horóscopo chinês antes de ser assassinada.

Cléber (Antônio Pitanga), Ulisses (Otávio Augusto) e Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) — Divulgação/Reprodução/TV Globo

Cléber Noronha

Assim como Josias, Cléber (Antônio Pitanga) atuou como garçom na noite do assassinato de Gigio. Depois disso, muda de vida e vira contador. Alegando pressa para fazer uma viagem, Cléber sai de casa e encontra com o assassino, que o empurra no foço do elevador.

Ulisses Carvalho

Ao contrário dos demais, Ulisses (Otávio Augusto) não estava na festa chinesa, mas conhecia a identidade do assassino. Ele morre na explosão do depósito da pizzaria da irmã, Ana, onde trabalhava. Como Ulisses sabia demais, o criminoso decidiu fazer uma queima de arquivo.

Eliseo Giardini

Marido de Filomena Ferreto (Aracy Balabanian), Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) não foi à festa de ano novo chinês, mas, da janela de um hotel, viu quem matou Gigio. Ele passou, então, a enviar cartas ameaçadoras anonimamente ao criminoso e acabou descoberto. Depois de ser atingido na cabeça, Eliseo desmaia e morre asfixiado por monóxido de carbono na garagem da mansão dos Ferreto.

Em tempo

Outros dois crimes aconteceram em “A Próxima Vítima”, mas não estavam relacionados à trama central. Andréia (Vera Gimenez), secretária do Frigorífico Ferreto, é morta pela vilã Isabela (Cláudia Ohana); e Romana (Rosamaria Murtinho) é dopada pelo amante Bruno (Alexandre Borges) e morre afogada na piscina.

--

--