Despertando!

Como iniciar o despertar para um novo estilo de vida?

Mileide Signorini
Trocando ideias
4 min readMay 28, 2019

--

Areflexão de hoje começou com esse questionamento, vou discorrer sobre qual foi meu ponto de partida para mudar meu estilo de vida relacionado primeiro a minha profissão e depois como consequência meus hábitos e como até hoje reflete em todas as minhas escolhas.

O ponto de partida para cada um com certeza é diferente, depende claro da forma que se vive e de qual forma se pretende viver, além do belo apanhado de experiências que temos ao decorrer da vida e como encaramos e compreendemos a profundidade das nossas escolhas, para mim, foi depois de uma breve internação de quase 1 mês, onde tive tempo de refletir e repensar minhas escolhas, e questionei aquele dia-a-dia de trabalho, às vezes somando mais de 40 horas semanais onde os dias passavam e não havia entendimento e criticismo para responder o porquê dessa rotina quase que alienada que eu vivia, eram raros os momentos de plena reflexão sobre o que eu estava realmente fazendo com as horas que eu tinha no dia, com a vida que eu levava e como estava ou não me planejando para o futuro.

Nessa época eu sabia que só teria respostas se eu parasse, aquele desacelerar necessário não só para entender as coisas, mais sair do automático, daquela inércia natural sabe? Do deixa levar onde dias viram anos. 🕓📅🤦‍♀️

E assim o fiz, depois de um planejamento financeiro de como poderia tirar um período sabático e reavaliar minha carreira, minhas escolhas de vida como um todo, cheguei a uma meta de valores para me manter e na sequência defini meu objetivo, um período sem trabalhar a ideia era 1 ano, e pode parecer modismo a palavra reinventar, mas era exatamente isso! Ou seja, uma fase de vida onde nos deparamos com os questionamentos que acredito que todos temos alinhados ao poder da ação de elaborar e colocar em prática o plano de ter tempo de qualidade para refletir sobre a vida e sobre a ideia (não romanceada) do propósito.

Propósito e vocação:

Mas onde isso tudo começa? Não estou aqui para falar de vitórias, não é um texto vago sobre auto-ajuda, a ideia aqui é provocar uma reflexão sobre nossas escolhas e o que eu tenho para compartilhar e utilizo como ponto de questionamento é minha experiência de vida, penso que pra mim as dúvidas começaram na minha insatisfação pelo mundo corporativo, por não ter real vocação para escritório, e atividades operacionais, ou por nunca ter parado para refletir e buscar autoconhecimento do que realmente era importante para mim, quais experiências eram mais relevantes, pois, só sabia que havia algo de errado em só trabalhar para pagar boleto.

Valorizando o autoconhecimento:

Posso dizer que no início desse processo, depois de apenas 1 mês de reflexão e investimento em meu auto conhecimento houve o despertar, primeiro sobre o que eu deveria fazer com meu tempo livre orientado a uma vocação que sempre soube existir, mas deixava em segundo plano, e comecei alinhando minha área de estudos; finanças com minha ideia de propósito; ajudar, e iniciei um projeto envolvendo mulheres onde o foco era aumentar o repertório sobre educação financeira, depois acresci estudos e leitura sobre diferentes assuntos e me vi interessada em neurociência, foi uma fase que me descobri gostando mais da vida acadêmica, morei 3 meses fora para aperfeiçoar meu inglês e posteriormente me dediquei a finalizar uma Pós Graduação, foi um ano de liberdade de escolhas que estou colhendo os frutos até hoje.
E falo com propriedade que a melhor coisa é você se conhecer melhor!

E você o que prefere?

E vamos pensar que a maioria de nós entra no mercado de trabalho pela necessidade de começar a ajudar em casa (meu caso), e às vezes nos deparamos com áreas que não estão ligadas com nossa vocação, mas que por necessidade nos dedicamos e fazemos com qualidade o que nos foi proposto, afinal somos profissionais e teoricamente essa é a vida de adulto que nos espera, mas isso não é justo conosco, pois, a conta um dia chega, o desgaste e desmotivação vêm se não nos alimentarmos de algo genuíno no caminho, investirmos tempo em projetos pessoais, sonhos, metas palpáveis que realmente nos fazem levantar da cama.

Portanto, fica aqui o desafio do momento, você está desperto para as mudanças e suas escolhas da vida, ou é mais um fã do deixa a vida me levar?
Tem sonhos, metas reais que vão te ajudar nessa caminhada da vida?📌
Se não, bora reservar um tempo para si mesmo e fazer algumas perguntas e encontrar algumas respostas? Isso é exercitar o autoconhecimento.

Bons questionamentos pra ti e boas realizações!

Abraços, Mileide da Silva Signorini

Iniciativa: Trocando ideias, uma página no Medium para compartilhar ideias e vivências exercitando a generosidade para expandir a comunicação.
https://medium.com/trocando-ideias

--

--

Mileide Signorini
Trocando ideias

Questionadora, Educadora Financeira, produtora de conteúdo no Trocando ideias, cristã, ouvinte de podcasts e amante de bons livros e trocas saudáveis! ;)