Invista! Não tenha Medo!

Estude, seja curioso, adquira confiança e invista!

Mileide Signorini
Trocando ideias
3 min readMay 28, 2019

--

Estou em uma viagem de estudos na Europa e como atualmente meu interesse pelo tema finanças e suas vertentes estão mais ativas eu sempre que posso e vejo abertura da outra parte para conversar sobre esse assunto assim o faço, e entre minhas conversas “descobri” que não é exclusividade do Brasileiro não possuir conhecimento sobre finanças pessoais, e outras formas de investimento, conversei com Japoneses, Italianos, Espanhóis e outras nacionalidades e fiquei espantada com a falta de disseminação do tema nos países deles, e/ou a falta de interesse em entender mais sobre o assunto.
Sei claro que essas conversas informais não são se quer uma amostra viável para um estudo sério da minha parte, essa introdução é apenas um simples exemplo para o tema que vem a seguir.

Sem entrar no mérito cultural, político ou social, mas de uma forma geral o que eu consegui absorver do perfil dos meus colegas estrangeiros que não são investidores é que eles possuem uma característica (principal) em comum de você amigo(a) que ainda não começou a investir: o medo.

Medo do desconhecido? Sim, mas que pode facilmente tornar-se conhecido se você investir primeiro seu tempo em educação e autoconhecimento, para depois investir seu dinheiro de diferentes formas que você saberá definir.

Vocês ainda lembram do Mito da Caverna de Platão? (okay eu sei no que você está pensando rs), mas é um exemplo Universal que define perfeitamente o Medo do Novo, você que está no fundo da caverna só vendo as sombras e imaginando o que seria de fato aquelas imagens, é como a pessoa que só ouve falar de investimento, e só consegue imaginar o quão difícil é essa tal de renda fixa e variável, pra essas pessoas é um tabu falar sobre dinheiro e quando avistam aquela pessoa que se libertou do medo e voltou para a caverna cheia de novidades porque estudou, abriu uma conta em uma corretora (por exemplo) e hoje possui uma carteira de investimento diversificada, há um espanto, um olhar desconfiado e talvez um pensamento que esse tipo de “coisa” não é pra você.

Não se deixe paralisar e se fechar para o novo, você pode sim estudar aos poucos e verá que os receios vão embora, pois, se tornará mais consciente das suas próprias finanças, e saberá direcionar melhor as suas escolhas e de como o dinheiro pode melhor lhe auxiliar nessa jornada da vida.

Comece com um bom livro, posso citar meus favoritos do Gustavo Cerbasi, como Casais Inteligentes enriquecem juntos, e Adeus Aposentadoria (editora Sextante), ou talvez assistindo aos vídeos do Me Poupe da Nathalia Arcuri (https://www.youtube.com/channel/UC8mDF5mWNGE-Kpfcvnn0bUg), encontre a linguagem que lhe interessa, trace uma estratégia de estudo, e é só começar!

Boa caminhada, não desejo sorte, pois, como diria o Professor Mario Sérgio Cortella; “a Sorte segue os corajosos!”, então, coragem!

A título de curiosidade, há um projeto de implantação de educação financeira nas escolas que deverá entrar em vigor até 2020 no Brasil, talvez nossa próxima geração seja mais protagonista no campo das finanças, ou apenas tenham mais conciência de consumo, não sabemos o impacto, mas certamente será positivo!

Abraços,
Escrito por: Mileide S Signorini, notas sobre finanças e percepções gerais sobre o tema.

#Trocando-ideias #Encontrosricos #educaçãofinanceira

Co-edição: Felipe Oliveira

--

--

Mileide Signorini
Trocando ideias

Questionadora, Educadora Financeira, produtora de conteúdo no Trocando ideias, cristã, ouvinte de podcasts e amante de bons livros e trocas saudáveis! ;)