Taxistas em protesto contra o Uber no Rio de Janeiro (Tania Rêgo/Agência Brasil)

Boca no TROMBONE: 10 frases e um vídeo sobre a polêmica taxistas x Uber

Pelos próprios taxistas e porta-vozes do novo serviço, autoridades, jornalistas e até humoristas

Daniel Ramalho
Trombone Media
Published in
3 min readJul 28, 2015

--

  1. Carlos Osório, secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro: “Nossa legislação é muito clara: em nosso Estado a lei diz que o transporte individual de passageiros, sob cobrança, só pode ser realizado por táxis licenciados. Qualquer coisa diferente disso é fora da lei. Quem descumprir a lei terá o carro autuado, apreendido, rebocado e o motorista pode responder por exercício ilegal da profissão.” (entrevista a Gustavo Goulart, publicada em O Globo)
  2. Uber, em nota oficial: “Em uma cidade como o Rio de Janeiro, que tem uma população que precisa de opções de transporte e que recebe milhares de turistas de todo o mundo anualmente, a inovação é crucial para que a cidade fique cada vez mais conectada, transparente e inteligente.” (comunicado distribuído à imprensa por conta da promoção #ORIONAOPARA)
  3. Carlos José Brito, taxista: “Fora pirataria! A Globo não vale nada e ainda apoia esses piratas. Tô aqui no furduncinho.” (no Facebook)
  4. Uber Sampaio Cavalcante, taxista: “[O aplicativo] é uma concorrência desleal ao serviço de táxi. O Uber aqui não gosta do Uber. (entrevista a Glauco Araújo, do G1)
  5. Ibrahim Cesar, empreendedor voltado para a tecnologia: "Uber está para a economia colaborativa assim como orgia está para a virgindade. (…) A discussão não é tão simples nem tão maniqueísta como a maioria está se propondo."(em texto publicado aqui no Medium)
  6. Natalício Bezerra, presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de SP : “Pobre tem que se conformar que ele é pobre. Ele só toma [táxi] quando a mulher vai dar a luz, ou ele quebrou a perna… O pobre não vai querer ter o que o rico tem.” (entrevista à TV Folha)
  7. Lane Kasselman, porta-voz do Uber: Os protestos não são uma surpresa, porque é comum que uma indústria queira impedir a concorrência. Mas, quando os políticos vêm o impacto positivo gerado pelo serviço, eles nos apoiam para mudar as leis. “(entrevista a Rafael Barifouse da BBC Brasil)
  8. Marco Leal, fotógrafo: “Quantas vezes não fiquei na pista porque era corrida curta ou o taxista não queria subir ladeira. Aceita que dói menos. O Uber veio para ficar. É irreversível!(no Facebook)
Video do “Porta dos Fundos” tem mais de 5 milhões de visualizações no YouTube

9. Flavia Durante, jornalista, DJ, music freak, drag lover: “Você é esquerda Uber ou esquerda 99 Taxis?” (no Twitter @flaviadurante)

10. Gustavo de Almeida, jornalista: “A rigor, os taxistas que agem violentamente contra o Uber, promovem piquetes, engarrafamentos, bloqueios, não são tão diferentes assim dos caras que amarram pivetes em poste ou criam milícias na Zona Oeste — ou não? Em todos os casos, a 'justificativa' é a ausência da ação do Estado sendo substituída pela iniciativa do cidadão. A 'auto-defesa comunitária', como você viu em 'Tropa de Elite 2'” (em texto publicado aqui no Medium)

Qual a sua opinião sobre essa polêmica?
Escreva uma resposta para nós

Siga o Trombone: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

--

--

Daniel Ramalho
Trombone Media

Fotojornalista e pesquisador em fotografia, coleções, imagens, narrativas, documentação e memória social