Mentorias para pessoas em migração de Carreira

Conheça o processo que realizamos para ajudar pessoas em transição para a carreira de Product Design

Wesley Simões
Troopers-Legacy
6 min readOct 14, 2022

--

Oi, pessoal! Sou Wes e hoje sou Senior Product Designer aqui na Hotmart.

Durante o ano de 2021, o nosso time de Product Design realizou um projeto, com o objetivo de realizar mentorias de carreira para pessoas externas que estivessem migrando para a área de Design de produto.

Como a bela frase diz, "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe."

Tive a oportunidade de atuar como mentor durante o projeto e acompanhar algumas dessas pessoas. Os resultados foram incríveis e trouxeram muitos aprendizados para ambas as partes. Por isso, resolvi trazer neste artigo alguns passos do processo, que podem ajudar ainda mais pessoas!

A mentoria

É um processo onde uma pessoa com mais conhecimento prático e/ou teórico se disponibiliza para ajudar profissionalmente uma outra pessoa com menos conhecimento. Essa ajuda pode acontecer de várias formas, por reuniões, construindo projetos, estudando algum tema, trocando feedbacks e etc.

Dentro da nossa proposta, a mentoria foi dividida em 5 encontros, e ao final, a pessoa mentorada deveria “entregar” um pequeno projeto, colocando em prática todas as etapas do duplo diamante (uma metodologia de gestão de projetos e priorização). Este projeto também serviria, posteriormente, como um mini portfólio.

Após construirmos esse planejamento sobre como seria nosso modelo de mentoria, iniciamos o recrutamento de pessoas através de publicações no LinkedIn, recebemos cerca de 30 inscrições via Typeform. O objetivo do formulário era entender as preferências das pessoas interessadas e auxiliar na seleção dos participantes e conectar de forma mais específica as habilidades do mentor com as necessidades do mentorado. Para isso, perguntamos se elas preferiam fazer mentoria com designers do mesmo gênero, o horário de preferência para os encontros, além de qual “área” elas queriam se aprofundar.

Foi assim que tivemos um direcionamento para realizar a combinação entre mentor e pessoa mentorada. Cada designer entrou em contato com uma das pessoas inscritas no formulário, que foram apadrinhadas por um profissional dentro de suas preferências.

Com o match feito, demos início às mentorias que, apesar compartilharem do mesmo planejamento, poderiam ter pequenas variações de acordo com cada mentor.

Encontro 1 — O quebra gelo e primeiros passos

O primeiro encontro tinha como objetivo conhecer melhor a pessoa mentorada e criar um bom relacionamento entre a dupla, algo muito importante para o sucesso da mentoria.

Por isso, começamos com um quebra-gelo, onde nos apresentamos e falamos 3 curiosidades cada um.

Após esse momento, partimos para um bate-papo para conhecer a jornada profissional da pessoa mentorada. Precisávamos entender:

  • O que ela ansiava para a sua carreira?
  • Já havia feito algum curso ou estava começando completamente do zero?
  • Conhecia ou havia usado alguma ferramenta de prototipação?

Todas essas informações nos ajudariam no direcionamento da mentoria.

Feito o bate-papo, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Primeiro, instruímos a pessoa mentorada a pensar em problemas que ela passava com alguma aplicação (aplicativo de delivery, mobilidade, etc.) ou uma dor que ela sofria no dia a dia (onde encontrar postos de coleta seletiva, por exemplo), e que serviria para criar uma solução.

Essa pessoa tinha uma dor que gostaria de resolver?

  • Se não, conversávamos sobre possibilidades que a interessavam, para que pudéssemos definir o objetivo, mesmo que de forma macro, nesse primeiro momento.
  • Mas se a pessoa mentorada já tivesse algo em mente, falávamos sobre os próximos passos e o que esperar do segundo encontro.

Ainda nessa etapa, falamos sobre a Desk Research e os seus benefícios para o entendimento inicial de um problema. Pedimos também para que a pessoa mentorada levasse, no próximo encontro, resultados da pesquisa sobre o problema que ela pretendia resolver durante a mentoria.

Antes de fechar, falamos um pouco sobre as ferramentas que utilizamos aqui na Hotmart, como: Hotjar e Dovetail. Além de mostrar um pouco da nossa relação no dia a dia com os times de CS/CX, para o recrutamento de usuários. A ideia era trazer um pouco de contexto sobre a aplicação prática de alguns processos e ferramentas.

Slides de acompanhamento do primeiro encontro

Encontro 2 — Como fazer pesquisas assertivas?

Com os dados coletados previamente (na desk research), falamos sobre pesquisa qualitativa e quantitativa, usando exemplos práticos de cases realizados em nossas carreiras. Finalizamos explicando como realizamos a compilação dos dados após uma pesquisa.

Conversamos também sobre benchmark e como podemos entender melhor outras ferramentas que podem ser utilizadas para resolver o problema, trazendo a importância do olhar para as diferentes metodologias existentes no Design.

Como preparatório para o terceiro encontro, pedimos para que a pessoa mentorada trouxesse o benchmark, algumas imagens, o compilado da pesquisa e um breve entendimento do recorte do problema que seria atacado. O objetivo era identificar padrões nas respostas para conseguíssemos chegar em uma persona que seria o centro do nosso projeto.

Após refinar o problema, daríamos início a parte da interface.

Slides de acompanhamento do segundo encontro

Encontro 3 — Como que usa isso?

No terceiro encontro, abordamos sobre o Figma, a ferramenta que utilizamos atualmente no nosso Chapter(time) de Design. Além disso, contamos um pouco sobre o nosso Design System, o COSMOS, e falamos sobre wireframes e interfaces de alta fidelidade, explicando como executar e qual o processo utilizamos normalmente.

Esse foi um encontro mais prático, pois realmente abrimos o figma e falamos sobre interface, espaçamentos, grid, etc.

Para o encontro seguinte, o desafio da pessoa mentorada era entregar uma interface mais próxima da alta fidelidade, para assim falarmos de protótipos e testes de usabilidade.

Slides de acompanhamento do terceiro encontro

Encontro 4 — Dando vida ao Wireframe

No quarto encontro foi onde as coisas tomaram vida. Partimos para a ação — nos pixels para finalizar o que seria a entrega da pessoa mentorada, exatamente para que ela pudesse fazer testes na interface que construiu.

Nessa etapa, explicamos como funcionam os testes de usabilidade moderados e não moderados. Apresentamos também o Maze, uma ferramenta que hoje utilizamos para fazer testes não moderados, onde conseguimos ver o mapa de calor, tempo de execução das tarefas cadastradas e outras funcionalidades interessantes para facilitar a análise desse tipo de teste.

Encontro 5 — Teste de Usabilidade e Despedida

No último encontro — que muitas vezes nem queremos que acabe, graças ao ao vínculo estabelecido entre mentor e mentorado — conversamos sobre os resultados do teste, o que elas descobriram, como entenderam o que os usuários disseram, além de falarmos da importância da análise de dados em design.

Na segunda metade do papo, falamos sobre portfólio, como funcionam as entrevistas e qual o processo que normalmente as empresas submetem as pessoas candidatas. Tudo isso para que elas se sentissem preparadas para o que está por vir.

Conclusão — Não é beeem um fim

É muito gratificante ver as pessoas passarem por todo o processo, desde a descoberta do problema até a entrega final do projeto, e perceber que, o vínculo entre mentor <> pessoa mentorada, resultou numa relação de colegas de trabalho, já que essa pessoa esta mais próxima de ser um designer de produto.

Participar da transformação do mercado, ajudando pessoas que queiram fazer uma mudança de carreira e contribuindo para que elas alcancem uma oportunidade de se inserir no mercado, é o que faz o dia de um designer ser mais feliz.

Imagem de uma das pessoas mentoradas que conseguiu uma oportunidade para Product Designer 1 (mas na emoção falou BD1)

Agradecimento a Yuricka Takahashi, Fabricio Paula, Luciana Lana, Felipe Aguila e Leo Braca por terem participado da concepção desse projeto FODA.

Agradecimento também as pessoas que revisaram esse texto: Laura Repolês, Camila Santana, Filipe Moura, Leticia França

Quer entender mais sobre o processo e como criamos nosso projeto de mentorias para pessoas externas? Bora trocar de ideia!

Aqui estão alguns materiais que mandamos em alguns encontros pra ajudarem as pessoas mentoreadas:

--

--

Wesley Simões
Troopers-Legacy

Escrevo sobre Experiência de Usuário no UX Collective 🇧🇷, sou Senior Product Designer na @Hotmart, moro em Beagá!