Troopers Life — Navegando pelas Trilhas da Carreira DevOps

Troopers Legacy
Troopers-Legacy
Published in
7 min readNov 29, 2023

Histórias de transformação que estão construindo verdadeiros legados de conhecimento. É sobre isso que falamos aqui no Troopers Life.

Nesta primeira entrevista, conversamos com o Trooper Flávio Washington, DevOps Engineer.

Ele está completando 5 anos de Hotmart e viveu muitas e diferentes fases junto ao time de DevOps. Perguntamos a ele sobre como é trabalhar nessa área, suas motivações para escolher a atuação com tecnologia, o que lhe causa orgulho e muito mais!

Desejamos que a leitura a seguir te inspire, impulsionando a transformação em você, na sua carreira e no mundo a sua volta.

Boa leitura.

Oi, eu sou o Flávio 😄

Sou Analista de Sistemas e atualmente trabalho como DevOps Engineering na Hotmart. Nossa função no time de DevOps é automatizar tudo, apoiar o deployment das aplicações junto aos times de desenvolvimento, manter nossa plataforma segura e resiliente na nuvem. Nas horas vagas gosto de me aventurar na cozinha e jogar videogame.

Na imagem, temos o Flávio, um homem branco de cabelos curto, castanho escuro, segurando o foguinho que representa a logo da Hotmart, nas mão. Ao fundo está o escritório da Hotmart com algumas luzes e uma parede decorada também com o logo da empresa.
Flávio segurando a logo da Hotmart (foguinho) e posando para a famosa foto anual corporativa.

Hoje compartilho com vocês sobre o que tenho vivido como DevOps Engineer e, também, um pouco da história do time de DevOps da Hotmart. Bora lá então?

Como você escolheu a carreira em Tecnologia?💻

Desde a infância sempre fui apaixonado por tecnologia, ficava fascinado com os filmes de ficção científica e quando fui apresentado ao mundo dos games, foi paixão à primeira vista. Meu contato com os computadores começou ainda na minha adolescência quando eu comecei um daqueles famosos cursinhos de computador que existiam na época. E foi nesse curso que ocorreu a grande mudança de rumo na minha vida que, de fato, já estava predestinada à carreira de tecnologia.

O que mais me impactou no início do meu curso na faculdade foi a minha dificuldade com algoritmos. Não conseguia entender nada que rolava nas aulas, eu não tinha nenhuma referência anterior com programação de computadores. E aí veio meu primeiro desafio na carreira, a principal matéria da faculdade (programação 01), tirei 3 na prova. Lembro que muitos alunos desistiram do curso antes mesmo de começar a segunda parte do primeiro período.

Fiquei muito chateado, mas longe de pensar em desistir. Fui pra casa e comecei a estudar, refazer os exercícios, mas sem nenhum sucesso. Quebrava a cabeça por horas e nada de entender a lógica. Mas depois de muita insistência e perseverança, de forma sublime, consegui entender a lógica por trás daquelas questões.

Depois disso, foi só sucesso. Consegui me recuperar na faculdade e passei a ter um desempenho ótimo em algoritmos, conseguindo até ajudar aos colegas com dificuldades, me tornando monitor da matéria na faculdade.

Na imagem está o Flávio, um homem branco, de cabelos curtos e castanho escuro, em pé a frente de uma fonte em um grande jardim, com uma mochila nas costas.
Flávio em visita ao monumento 11/09 NYC — Julho/2022

Como foi o seu início da carreira no mercado de trabalho?👨‍💻

Depois do primeiro ano na faculdade, consegui um estágio em uma empresa de tecnologia. Atuando nela, aprendi o trio da moda da época: PHP, Apache e MySQL. Como já tinha muita afinidade com o Linux, também fui o responsável por manter a infraestrutura, firewall e ajudar os outros desenvolvedores a fazer deploy das aplicações no ambiente de teste.

Depois disso, segui firme passando por diversos desafios na carreira, vários bons momentos, muito aprendizado… Fazendo um breve resumo, foram diversos desafios e áreas, como desenvolvimento, infraestrutura, redes e segurança. Depois de alguns anos, comecei a passar pelo momento mais difícil da minha carreira. Estava trabalhando em algo que não estava mais me fazendo feliz, pensando em até mesmo em deixar pra trás anos de experiência em tecnologia e me reinventar em uma nova carreira.

Mas ainda com esperança de me encontrar, comecei a pesquisar o mercado, ver o que as empresas de ponta estavam utilizando e comecei a estudar. omeçaram aparecer as primeiras oportunidades para participar de processos seletivos, até que um amigo ficou sabendo da minha procura por um novo desafio e me indicou na Hotmart. E foi aí que começou a grande revolução da minha carreira, trabalhar na Hotmart no time de DevOps.

A história com a Hotmart 🔥

Quando iniciei, fiquei impressionado com o nível de conhecimento alto das pessoas no time, as tecnologias utilizadas e etc… Senti muito medo, achei que não ia ser capaz de atuar. Mas com um apoio extraordinário do meu time e muita vontade de aprender, consegui me desenvolver e ajudar nas atividades.

No momento que estou escrevendo esse texto, faltam poucos dias para eu completar 5 anos de Hotmart e, embora já tenha passado por diversos desafios, eles não se encerraram. Trabalhar na Hotmart é aprender algo novo todos os dias. , Se a pessoa estiver disposta e aberta terá um grande campo de oportunidades a ser cultivado.

Desde o dia que me tornei oficialmente Trooper (forma carinhosa e super geek, que a Hotmart chama os seus colaboradores), 05/11/2018, tivemos muitas mudanças, tanto na empresa em si como no time, um crescimento absurdo que nunca tinha visto antes. Quando cheguei aqui acho que éramos pouco mais de 300 Troopers, hoje já somos mais de 1500.

Na imagem temos várias pessoas no escritório da Hotmart, felizes com os braços para cima, rindo e posando para a foto. Ao fundo da parede, temos a logo da Hotmart iluminada.
Foto tirada em 2023, durante um evento interno da Hotmart, no escritório de Belo Horizonte — MG

A área de DevOps 🌐

Falando um pouco do time de DevOps: durante esse período, passamos por diversos momentos. O que nos tornou o que somos hoje, um time forte, grande e com muita maturidade. O dia a dia como DevOps na Hotmart exige muita dedicação e colaboração. Como somos o time que é guardião da infraestrutura na nuvem e o sistema da Hotmart está quase 100% na AWS, somos bastante acionados, principalmente pelos times de desenvolvimento e segurança.

Na imagem temos três homens brancos, de cabelos curtos e escuros. Posando próximos a uma placa da empresa AWS, parceira da Hotmart.
Fábio Vianna, Adriano Ribeiro e Flávio em visita a AWS Reinforce — Boston julho/2022.

Em 2019, em meio a diversos desafios que tivemos, a Hotmart iria passar a fazer uma nova forma de transações financeiras as quais exigia uma certificação de mercado. Começamos então o projeto para nossa primeira certificação PCI. Tínhamos pouca experiência e conhecimento no assunto e um prazo curtíssimo, mas muita vontade e disposição de fazer acontecer. Houve a parceria com uma consultoria especializada no tema e, também, a liderança do Felipe Silvestre, o Silver, nosso VP de Technologia. Dividimos as tarefas e fomos executando 1 a 1 até conseguirmos em tempo recorde, cumprir os requisitos para o nosso objetivo.

“Foi nesse momento que entendi o que era trabalhar na Hotmart: um time dedicado, unido e sem medo de desafios, e um gestor (Felipe Silvestre — Silver), que nos blindou de tudo e nos deixou focados na entrega.”

Em 2019 a Hotmart já estava bem à frente no mercado no uso de tecnologias, mas isso nunca foi um fato para nos deixar na zona de conforto. Uma das grandes lições que aprendi na Hotmart foi que quanto mais automatizamos os processos, mais diminuímos a interação humana e consequentemente as falhas. Com isso, também conseguimos entender melhor o ciclo de vida das aplicações, dos processos e aplicar muitas melhorias.

Nossas principais tecnologias eram os ECS, onde estavam praticamente todas as nossas aplicações; Github, onde até hoje estão os nossos repositórios e o Jenkins que era o nosso CI/CD. Logo que o Kubernetes se tornou estável na AWS por meio do EKS, vimos que isso poderia trazer bastante inovação e ganho para o nosso ambiente. Seria um processo grande e difícil de migrar nossas aplicações para esse novo orquestrador de containers, mas nem questionamos. Nos reunimos, discutimos soluções e montamos um projeto de migração do ECS para o EKS. Seguimos e tivemos um grande sucesso dentro do que propomos como solução de deployment de aplicações.

Alguns anos depois, o Github lançou o Github Actions: uma ferramenta de CI/CD integrada com o Github onde já estavam todos os nossos repositórios. Mas a princípio tinha um problema: não queríamos expor nossas credenciais num ambiente externo. Foi então que o Github lançou o Runtime do Github Actions. Hoje já temos bastante maturidade no uso da mesma, todos nossos IACs rodam lá e atualmente estamos trabalhando no processo de migração das nossas aplicações do Drone para o Github Actions.

Um outro marco importante é que, em 2018, tínhamos 2 contas na AWS, uma de staging e uma de produção. Hoje, final de 2023, temos 32 contas, apenas na ORG da Hotmart.

E dentro de todo esse processo de mudanças e desafios, como eu havia desenvolvido um background em segurança e redes, e a Hotmart ainda não tinha um time de segurança estabelecido, tive a oportunidade de atuar também na área de segurança, tanto na parte de infraestrutura física como firewall e VPN.

Um caminho longo, mas com muito mais a frente! 🏃

Estamos no final de 2023 e os desafios continuam a todo vapor! Constantemente estamos analisando nossos processos, aplicando melhorias, estudando e buscando inovações. Hoje já são 5 anos nessa empresa global de tecnologia, líder na Creator Economy. Talvez para muitos, esse seria o momento de respirar novos ares e procurar novos desafios, mas aqui na Hotmart eu me sinto cada dia mais motivado! Estamos em constante crescimento e isso nos faz estar sempre evoluindo na carreira e com muita vontade de seguir em frente.

“Os desafios muitas vezes não são fáceis, mas as pessoas, o ambiente e a cultura da Hotmart nos dão a segurança de que teremos apoio para evoluirmos e alcançar os nossos objetivos.”

Na imagem temos a mão de alguém segurando um smartphone que está com o site oficial da comunidade Hot Hackers aberto.
Acesse o site oficial da Hot Hackers e fique por dentro de tudo que acontece no universo Tech da Hotmart.

Quer conhecer mais sobre os times de tecnologia da Hotmart?

Acompanhe a nossa comunidade de tecnologia através do site Hot Hackers. Por lá você se inscreve em nossa newsletter mensal, nos eventos, acompanha o Podcast de tecnologia Pod&Dev, e não perde nenhuma novidade!

Não perca nenhuma edição do Troopers Life! Para se candidatar às vagas, acesse nossa página de Jobs.

Até a próxima! 🖖

--

--

Troopers Legacy
Troopers-Legacy

Experiências construídas com autonomia (de verdade), liberdade e muito amor, que vão inspirar a sua carreira.